Zarabatana – Brincadeira Indígena

0
2126
Zarabatana - Brincadeira Indígena 2

De um brinquedo clássico a uma verdadeira arma de guerra, a Zarabatana é um utensílio dos índios que sobreviveu as eras, e até hoje continua sendo muito bem utilizado para ambos os propósitos mencionados acima. Mas vamos deixar esse aspecto bélico de lado, e nos concentrarmos na brincadeira com a Zarabatana.

Confira adiante como preparar uma Zarabatana.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Transformando a Zarabatana numa brincadeira

Usar a Zarabatana como um brinquedo é muito simples. Sua variedade de tamanhos e materiais podem tanto levar para os modelos mais populares – pequenos e práticos – até as grandes versões utilizadas pelos índios em suas caçadas. Veja como fazer.

Zarabatana

Público alvo: as crianças e principalmente adolescentes que gostam de se divertir e ter fôlego para correr durante toda a brincadeira.

Idade: crianças à partir de 10 anos de idade. Adolescentes de 16 anos também podem se aproveitar muito bem do jogo.

Recursos: a brincadeira é realizada com o brinquedo que dá nome a ela, a zarabatana. Ela é composta por canudos de talos de mamoeiro, mamona ou até mesmo por finos bambus para soprá-los.

Objetivo: feita com a zarabatana, o objetivo é que os participantes atinjam uma pessoa ou um objeto apenas usando o brinquedo. Para isso, basta soprar esse canudo e apontar para o alvo.

Passo a passo

  1. A brincadeira da zarabatana não tem regras ou uma forma a qual deve ser seguida.
  2. Pode ser realizada com várias pessoas, ou até mesmo sozinho.
  3. Para isso basta a pessoa mirar no seu alvo, assoprar a zarabatana para que consiga atingi-lo.
  4. Toda a brincadeira pode ser feita como uma competição entre outras pessoas.

Um detalhe importante: tenha cuidado ao brincar com a Zarabatana! Por mais divertido que seja, deve-se usar materiais que não machuquem seus participantes. Papel amassado em bolinhas é uma boa sugestão, e não incentive o uso de pedrinhas e materiais mais duros – um projétil desses vindos de uma zarabatana podem machucar as crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here