Efeito Cutout – Capítulo 21

Esse capítulo sobre efeito Cutout vai parecer complicado no começo, mas calma vai vai pegar os truques.

Neste capítulo vamos precisar usar um programa essencial que mostramos no capitulo 15 o programa é Adobe Photoshop. Se você ainda não o instalou, baixe e instale-o.

No passado, ficávamos impressionados com as fotos perfeitas dos artistas nas revistas, mas tudo bem. Afinal, sabemos que esta é uma versão criada por profissionais e suas ferramentas.

Tudo sobre Efeito Cutout

Cutout é um jeito de processamento de imagens que pode distinguir um ou mais itens em uma foto como se ele entrasse ou saísse da mesma foto. Um bom método é selecionar objetos e transformar todos os outros objetos em preto e branco ou melhor dizendo ele fica com tons de cinza.

Na fotografia chamamos de “Efeito Cutout”, ou simplesmente “Cutout”, em que parte da foto é a preto e branco e a outra parte a cores.

Se já utiliza a Internet há mais de uma semana, deve ter visto fotos com este efeito. Fotos com esse efeito podem ser vistas em todos os lugares.

Efeito Cutout
Efeito Cutout

Este é um efeito muito interessante e popular, embora seu nome não seja muito conhecido por motivos que muito Apps de celular ficam mostrando a opção de deixar a foto preta e branca.

Muitas pessoas acabam não usando o efeito Cutout, quando essas mesma pessoas veem um profissional fazendo isso acham incrível.

Mas nem tem ideia que é quase o mesmo que fazer no celular a diferença é o lugar que você quer destacar na foto e isso por enquanto não se faz no celular.

Neste capítulo, vamos aprender como fazer uma foto com esse tipo de efeito. como por exemplo essa imagem abaixo:

Efeito Cutout
Efeito Cutout

1- Para fazer um Efeito Cutout desse, primeiramente você:

  • Tira a foto do que você quiser, e coloca a imagem toda em preto e branco em saturação;
  • Agora você adiciona a foto novamente e dessa vez você vai em recortar a imagem e recorta a parte que você quer que fique colorida;
  • Agora você coloca a parte recortada que tem cor em cima da parte que esta a foto em preto e branco e pronto.

Se você entendeu mais ou menos com essa explicação básica parabéns, você é bom. E se não conseguiu calma é muito fácil quando pega o jeito.

2- Agora uma explicação mais calma para fazer o Efeito Cutout:

  • Abra o Photoshop e selecione a imagem que você quer editar;
  • Clique em Ctrl + J para aparecer uma segunda camada;
  • Na parte da segunda camada voce seleciona ela e vai em “imagem” depois vai em “ajustes” e em seguida “preto e branco” ;
  • Use a borracha para selecionar a parte que você quer deixar colorida.

Perguntas frequentes

Posso fazer efeito cutout no celular?

Sim, pode, mas sugiro usar um pc ou notebook para poder dar um zoom a mais na foto e conseguir deixar bem detalhada a sua imagem, claro só preciso de todo esse esforço se for para algo profissional.

Só o adobe photoshop pode fazer o Efeito Cutout?

Não, a maioria dos apps ou programas você pode fazer esse efeito, basta seguir a primeira dica que deixei no começo. – Deixei ela marcada como número 1

O efeito cutout é muito antigo?

Muito pelo contrario, se voce fizer uma edição muito bem feita, sem duvida nenhuma vai fica incrível.
Mas claro que se voce apenas fazer uma imagem simples, não vai passar disso “simples” para uma edição, são os pequenos detalhes que fazem a diferença.

Por que as pessoas usam esse efeito cutout?

Primeiro porque a parte preta e branca esconde os defeitos do lugar ou do rosto e segundo porque dar foco a outra coisa na imagem e claro no total a imagem fica mais bonita.

Agora que você já sabe como fazer o Efeito Cutout, vamos para o próximo capitulo que é sobre Macrofotografia. A macrofotografia se trata da fotografia de objetos, detalhes, animais e outros. veja mais no próximo capítulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20