Como sabemos plantas são de diferentes tipos e estão em diferentes lugares do planeta, e muita dessas plantas servem para uma grande quantidade de remédios, para diversas doenças.
Sendo um dos maiores e mais biodiversos grupos de seres vivos na terra, as plantas verdes fornecem uma parte substancial do oxigênio molecular e são a base dos alimentos da maioria dos ecossistemas, especialmente dos terrestres.
Então o demonstre veio mostrar nesse poste uma lista recheada de “plantas para jardim”, que podem ajudar as pessoas em seus problemas de saúde chegando até a curar algumas doenças que as pessoas enfrentam.
Plantas para jardins são de grande relevância, onde podem ser bem diferenciadas e com uma boa combinação de cores, que deixam as pessoas encantadas com a sua belezura em jardins que podem ser nas casas, em empresas e outros lugares diversos.
As plantas para jardim são de tamanha importância para deixar lugares muitos bonitos, sendo que os jardins são essenciais em qualquer lugar que seja, e esses jardins precisam está belos.
Assim, no entanto para esses jardins ficarem belos, precisa de uma boa escolha de plantas, para fazer uma linda decoração. E esta lista mostra boas e lindas plantas.
A margarida é uma das plantas mais conhecidas, singela porém vistosa, lembra a simplicidade do campo. Suas flores são pequenas, reunidas em capítulos grandes, que podem ser simples ou dobrados, com pétalas brancas e centro amarelo.
A folhagem é macia e verde escura, e evidencia, pelo contraste, as flores sustentadas por longos pedúnculos. Devem ser cultivadas em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares. Tolerante ao frio. Multiplica-se através da divisão das touceiras
Devido à sua rusticidade é muito utilizada em jardins públicos. Presta-se à composição de maciços e bordaduras a pleno sol. Utilizada também como flor de corte.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
A dália é uma planta herbácea e florífera, que sofreu grande melhoramento e muitos cruzamentos, possibilitando a disponibilização de um grande número de variedades, com portes diferentes, e principalmente com capítulos florais de cores e formas muito variadas, simples ou dobrados.
Suas folhas são compostas e podem se verdes ou arroxeadas. Produz raízes tuberosas com grandes reservas, que podem ser guardadas no inverno para replantio na primavera.
Podem compor belos maciços e bordaduras no jardim, conferindo-lhes certa sofisticação. A floração ocorre no verão.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
O tagetes é nativo do México, onde é muito importante na decoração do “Dia dos Mortos”, uma festa muito popular, motivo pelo qual é chamada de “Flor-dos-mortos”. As folhas desta planta são compostas, de coloração verde escura, produzindo contraste acentuado com as flores.
As flores, reunidas em capítulos dobrados, são de coloração amarelo a alaranjado, em diferentes tonalidades e apresentam cheiro forte característico. Utilizada também como flor-de-corte. O florescimento ocorre na primavera e verão.
De folhagem densa e floração abundante, é uma planta ótima para compor maciços e bordaduras no jardim, isolado ou com outras flores e folhagens.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
O gladíolo é desde muito tempo cultivado pelos povos antigos e a origem do nome, significa espada, gládios do latim. Suas flores estão disponíveis em uma grande variedade de formas, tamanhos, cores e combinações, incluindo as de cor branca, verde, creme, amarela, laranja, salmão, cor-de-rosa, vermelha, lilás e azul, entre outras. O gladíolo apresenta cormos, parecido com bulbos e tubérculos.
O cormo partido ao meio apresenta uma batata compacta, sem camadas. Nos jardins formam belos maciços cobertos de grandes flores com tons variados que se destacam. Eles devem ser cuidadosamente destacados no outonos, reunidos em sacos plásticos e estocados em local fresco ou em geladeira, até o plantio na primavera para florescer no verão.
É muito utilizada como flor-de-corte. Exige solo argilo-arenoso, sem encharcamento, e gosta de pleno sol. Se reproduzem por bulbilhos, que produz à volta do cormo principal.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
A onze-horas é uma das raras plantas suculentas que tem ciclo de vida anual, embora alguma variedades sejam capazes de perenizar por mais de um ano. É também umas das floríferas anuais mais apreciadas no mundo todo, pelo seu fácil cultivo e abundante floração.
Seus ramos são prostrados, macios, ramificados e suculentos, muitas vezes avermelhados. As folhas são engrossadas, cilíndricas, verdes, suculentas e dispostas alternadamente. As flores terminais são muito grandes e vistosas, podem ser simples ou dobradas e de diversas cores e mesclas, como o róseo, o branco, o laranja, o amarelo, o vermelho, o púrpura, etc. Elas se abrem pela manhã e se fecham à tarde, mas apenas em dias ensolarados. A floração ocorre nos meses mais quentes.
É adequada a formação de maciços, bordaduras e grupos irregulares, assim como adapta-se muito bem ao plantio em vasos, jardineiras e cestas suspensas. É perfeita para acrescentar cor a jardins de pedras, e pode ser planta em espaços bem pequenos como entre as pedras do caminho ou em estreitos nichos em um muro rochoso. Pode também servir como forração, revestindo taludes, mas não suporta o pisoteio. Atrai abelhas.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
A hortênsia é a flor símbolo do município de Gramado, conhecida cidade da serra gaúcha. É um arbusto muito florífero e rústico. Produz inflorescências em forma de buquês, compostas de muitas flores, que podem ter a cor azul, lilás, rósea, vermelha e branca conforme a variedade e o pH do substrato. Solos mais ácidos produzem flores mais azuis, enquanto que os mais alcalinos resultam em flores mais róseas.
Ocorrem ainda variedades de flores de bordas arredondadas, estreladas, recortadas e triangulares. As folhas são de coloração verde-clara, coriáceas e com bordas denteadas. Requer poda anual, no final do inverno para um intenso florescimento na primavera e verão. Aprecia o frio, sendo indicada para regiões de altitude e de clima mais ameno. Multiplica-se por estacas.
A hortênsia presta-se para o plantio em bordaduras, maciços, renques, cercas-viva e isolada em vasos. Devem ser cultivadas a pleno sol em solos bem adubados e ricos em matéria orgânica, regados periodicamente.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
O antúrio é uma planta tradicional no paisagismo. Fez parte de uma moda antiga e teve o brilho completamente renovado recentemente com o lançamento de novas cultivares. Utilizada há muito tempo em vasos para decorar interiores, hoje em dia pode compor maciços e bordaduras em jardins externos também.
O melhoramento genético proporcionou diversas variedades, com portes diferentes e flores de coloração vermelha, rosa, salmão, chocolate, verde e branca. Exigente quanto à umidade, deve ser plantada sempre à meia-sombra, em substratos ricos em matéria orgânica, como a fibra de côco misturado com terra vegetal, com regas freqüentes e adubação adequada para florescer. Apesar destes cuidados, é uma planta rústica e de baixa manutenção.
É um curinga para os cantinhos menos iluminados do jardim, onde outras flores jamais iriam prosperar.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
A rosa é a principal flor de corte comercial no mundo. Musa inspiradora de todas as artes, desde a pintura até a poesia, a rosa possui muitos significados em nossa cultura. Arbustiva e muito exigente em fertilidade e manejo a roseira aprecia o clima ameno.
Suas flores originalmente são simples, mas com o melhoramento genético obtivemos milhares de variedades dobradas e de diversas cores e combinações. As hastes são longas e verdes, e apresentam acúleos (espinhos) e folhas pinadas, dividas em lóbulos de margens serrilhadas.
Além de flor de corte pode ser cultivada em vasos, isolada ou em grupos no jardim, formando charmosos maciços.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
O buquê-de-noiva é um arbusto decíduo e gracioso, de beleza delicada e romântica. Seus ramos são longos, ramificados e curvados e apresentam folhas de coloração verde-escura, pequenas, lanceoladas e com bordos serrilhados. As flores são rosas em miniatura, e podem ser simples ou dobradas, sempre brancas, reunidas em pequenos buquês. A floração ocorre na primavera e início do verão.
A variedade de flores dobradas “lanceata” é a mais cultivada. Devido aos ramos longos, pode ser conduzido como trepadeira sobre treliças e outros suportes pequenos, desde que adequadamente tutorado e amarrado. O buquê-de-noiva é interessante em jardins de estilo europeu, como o francês, o inglês e o mediterrâneo.
Ganha destaque especial quando plantado isolado ou pequenos grupos, inserido em um cenário romântico, mas também é adequado para a formação de cercas vivas e renques em grupos.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
Muito citada na literatura, esta flor tem um significado especial; representando o homem nos romances, enquanto a mulher é representada pela rosa. Antiquíssima, tem flores dobradas com as bordas recortadas, disponível nas cores branca, rosa, vermelha e amarela, com diversas tonalidades e mesclas. Tem grande importância como flor de corte, mas há muitas variedades para o jardim.
Pode compor belos maciços e bordaduras. Como outras plantas melhoradas, o cravo tem um uma versão perene e uma anual. Devem ser cultivados a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil composto de terra de jardim e terra vegetal, drenável. Exige ainda regas regulares. Multiplica-se por estacas (cravos perenes) e sementes (cravos anuais).
É uma planta bela.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
O amor-perfeito é a rainha dos jardins no inverno com uma beleza delicada que encanta a todos. As variedades atuais são resultantes do cruzamento de V. tricolor, V. lutea e V. altaica.
Suas flores são grandes, muito vistosas tem o aspecto de “carinha”. As cores e combinações são muitas e variam de amarelo, azul, roxo, branco, rosa, marrom e negra como na variedade da foto. Apresenta ramagem verde-escura, macia e frágil. A floração inicia-se no inverno e permanece durante a primavera. Deve ser cultivada sempre a pleno sol, em solos ricos em matéria orgânica regados frequentemente.
É muito versátil, podendo ser plantada em vasos e jardins, formando maciços e bordaduras, muito belos e coloridos.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
O amamélis é um arbusto perenifólio originário do oriente e conhecido por sua folhagem e florescimento decorativos. Ele apresenta caule ereto e ramificado, com ramagem bem aberta, pouco densa. As folhas são ovaladas, alternas, pubescentes, curto pecioladas, com nervuras bem marcadas e podem ser verdes ou bronzeadas, de acordo com a variedade.
As inflorescências surgem na primavera e são caracterizadas por pequenos grupos de flores com pétalas estreitas, como fitas, e um pouco recurvadas. Estes pequenos e vistosos conjuntos têm o aspecto de uma aranha, e podem ser de coloração rósea, branca, ou vermelha. Ele não necessita podas, mas pode-se podá-lo para renovar a folhagem e obter uma forma mais compacta. Também pode ser conduzido como arvoreta, com caule único.
De aspecto informal e gracioso, o amamélis é uma boa escolha para os jardins serranos.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
Esta trepadeira, apesar de ser perene, pode ser utilizada como anual. É rústica e apresenta caule volúvel de crescimento rápido. Suas flores são amarelas, com o centro preto, muito ornamentais, porém há variedades de flores de coloração branca, rósea, vermelha, creme e laranja e uma variedade de flores completamente amarela.
Suas folhas são pecioladas sagitadas, com alguns recortes pouco profundos. No paisagismo, é bastante utilizada para cobrir rapidamente cercas, treliças e pergolados, assim como esconder estruturas e objetos indesejados.
Devido ao potencial invasivo é considerada planta daninha em determinadas situações.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
O alho-social é uma planta herbácea, bulbosa, entouceirada e florífera, originária da África do Sul e amplamente utilizada em jardins por suas qualidades ornamentais e baixa manutenção. Suas folhas tem forma longa e afilada, como fitas. Elas são carnosas, com um forte aroma de alho e cor verde-escura, na forma típica. As inflorescências são do tipo umbela e surgem o ano todo, mas principalmente nos meses quentes. Elas despontam em pedúnculos altos, bem acima da folhagem, com um pequeno buquê de flores estreladas, tubulares, docemente perfumadas e de cor lilás, rosa ou branca. Os frutos que se seguem são cápsulas triângulares.
Elas se abrem naturalmente quando maduras, liberando sementes pretas. Ocorrem ainda uma cultivar de folhas variegadas de creme, a “Silver Lace”, e uma cultivar com folhas variegadas de rosa e branco, a “Tricolor”. O alho-social é presença constante em jardins planejados, pois é uma planta bastante versátil, fácil de cuidar e de extrema beleza e efeito. Esta planta de aspecto delicado e elegante pode compor maciços ou bordaduras sob sol pleno. Seu crescimento é moderado, o que faz com que seja um tanto dispendioso montar um amplo maciço já com efeito cheio, bem entouceirado. No entanto, com o tempo isso se torna uma qualidade visto que a planta não é agressiva, resultando em baixíssima manutenção.
É incrível como é fácil encaixá-la a diversos estilos de jardim, em situações distintas. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras. Suas flores são muito duráveis após o corte, e podem ser utilizadas em arranjos florais.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
Com forte perfume de mel, o álisso é uma planta magnífica para agradar as crianças e ensinar-lhes sobre a natureza.
É espetacular também em maciços e bordaduras no jardim, conferindo-lhe um ar campestre e perfume adorável. Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares. Tolerante ao frio e às geadas. Necessita reforma anual. Multiplica-se por sementes
Produz inflorescências com muitas flores pequenas que podem ser de coloração branca, rosa, alaranjada ou roxa. Pode ser plantada em jardineiras com outras flores ou isolada, de forma que fica um pouco pendente, linda.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
A tungue é um árvore decídua, monóica, frondosa e muito florífera, oriunda da Ásia, onde ela é cultivada há milênios pelo óleo extraído de seus frutos. O nome popular Tungue, deriva do chinês Tung e significa coração, uma alusão ao formato das folhas. Sua copa é esparsa e arredondada, com formato de guarda-chuva, e tronco simples ou múltiplo, de casca fina e acinzentada. Seu porte é médio, geralmente com 6 metros de altura, e raramente ultrapassando 12 metros. Os galhos são robustos, ramificados e se feridos, evidenciam a seiva leitosa. As folhas são alternas, cordiformes, verde-escuras, glabras, com veios bem marcados e sustentadas por longos pecíolos avermelhados.
Nas árvores jovens as folhas podem ser maiores e muitas vezes trilobadas. No outono as folhas adquirem tons de amarelo creme, antes de cair. A floração ocorre em setembro, quando a árvore já está totalmente desprovida de folhas, despontando inflorescências terminais, crescidas nos ramos do último ano. As flores são grandes, com pétalas de cor pêssego e centro com tom mais intenso, divergindo em raios na direção das extremidades, em um interessante degradeé. A polinização depende de abelhas. Os frutos amadurecem no outono e são do tipo drupa, redondos ou piriformes, contendo de 1 a 15 sementes.
É ideal para jardins de estilo tropical em locais com inverno frio, como nas regiões serranas do sul e sudeste do Brasil.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
O lilás é um arbusto lenhoso e decíduo, cultivado no mundo todo por suas flores bonitas e muito perfumadas. Seu porte é grande, alcançando de 3 a 7 metros de altura, sendo considerado por vezes uma arvoreta. O caule é ramificado, com casca marrom-acinzentada e lisa nos exemplares jovens ou sulcada e descamante nos mais velhos. Das raízes de exemplares adultos podem surgir brotações à distância, formando pequenos bosques ao longo de muitos anos.
As folhas são simples, opostas, ovais a cordiformes e de cor verde. As inflorescências surgem na primavera e são do tipo panícula, muito vistosas, com numerosas flores de fragrância única, de cor lilás ou branca, de acordo com a variedade. O fruto é seco e do tipo cápsula, com duas sementes aladas.
É usada apenas para ornamentar parques ou fazendas.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
O mulungu é uma árvore largamente utilizada no paisagismo urbano. Suas folhas são compostas, trifolioladas com folíolos glabros, de coloração verde levemente acinzentado. As flores são vermelhas na superfície e rosadas na face inferior. É considerada uma florífera decídua, isto é, perde as folhas durante a floração.
Os frutos são do tipo legume (vagem). Não é uma árvore muito alta atingindo de 6 a 10 metros de altura. Com espessura de cerca de 50 cm, seu tronco é tortuoso e bonito, além de útil: sua madeira tem muitas aplicações. A floração ocorre de setembro a dezembro. É a árvore símbolo da Argentina.
Uma ótima árvore ornamental para arborização urbana.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
O jasmim-manga é uma árvore encantadora, seu aspecto exótico e suas flores perfumadas envolvem a todos. Seus caule e ramos são bastante robustos e apresentam uma seiva leitosa e tóxica se ingerida. As folhas são grandes, largas e brilhantes e caem no outono-inverno.
A floração inicia-se no fim do inverno e permanece pela primavera, com a sucessiva formação de flores de diversas cores e nuances entre o branco, o amarelo, o rosa, o salmão e o vinho. Está disponível no mercado uma forma variegada da planta. Devem ser cultivadas à pleno sol, em solo fértil, leve e bem drenado. Não é tolerante ao frio e às geadas. Pode ser cultivada isolada ou em grupos, em amplos espaços, preferencialmente longe de dormitórios devido ao forte perfume. Multiplica-se por estaquia.
É uma planta que serve para vários remédios.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
De porte médio, a alpínia é uma planta que combina muito bem com paisagens tropicais. Produz inflorescências belíssimas, com flores pequenas de coloração branca e brácteas vermelhas ou róseas, em hastes eretas.
Assim como outros gengibres, esta planta aprecia solos ricos em matéria orgânica e irrigados regularmente. Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra. Multiplica-se por mudas que se formam nas brácteas ou por divisão das touceiras, tomando o cuidado de deixar uma boa parte de rizoma e folhas com cada muda. Não é resistente ao frio.
As folhas são ornamentais também. Muito rústica, esta planta também é utilizada como flor de corte.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
Então estamos chegando ao film de mais uma lista de conteúdos, e nesse poste trabalhamos com “plantas para jardim”. Assim se você achou esse poste legal, e conhece alguém que está precisando ler isso, compartilhe com elas e também se possível em suas redes sociais, para que as pessoas possam desfrutar de mais conteúdos.
Um espaço falando sobre Jardim
Deixe uma resposta