Hortênsia é o símbolo de Gramado (a famosa cidade da Serra Gaúcha). Este é um arbusto muito floral e rústico. Produz inflorescências na forma de buquês compostos por muitas flores, que podem ser azuis, lilases, rosas, vermelhas e brancas dependendo do tipo de substrato e do pH.
Solos altamente ácidos produzirão mais flores azuis, enquanto solos mais alcalinos produzirão mais flores rosa.Há também flores com bordas recortadas e arredondadas em forma de estrela e triangulares.
As folhas são verdes claras, coriáceas, com bordas recortadas. A poda anual é necessária no final do inverno para florescer na primavera e no verão. Aprecia o frio e pode ser usado em áreas de planalto e áreas de clima ameno. É multiplicado pela aposta.
A hortênsia é um arbusto semilenhoso, com cerca de 1 a 2,5 metros de altura, com folhas grandes e brilhantes. Apresenta alteração na cor das flores, que é afetada pela acidez e pelo teor de alumínio do solo.
Como o solo brasileiro é naturalmente acidificado, o azul é a cor mais usada nas hortênsias cultivadas e cultivadas em nosso país.
Esta espécie é amplamente plantada em vasos de flores usados para decorar varandas e até mesmo vender. Mas também ganhou espaço na pérgula e outros espaços. Por exemplo, em canteiros de flores, é usado para embelezar casas, lojas, praças e até jardins de parques.
Embora as hortênsias aceitem a maioria dos tipos de solo, alguns requerem tratamento adequado, como fertilizantes, composto orgânico e irrigação. O desenvolvimento ideal ocorre em solo fértil, com boa irrigação, mas com boa drenagem e alto teor de matéria orgânica.
Como a hortênsia é originalmente um clima ameno, ela não cresce bem em um clima quente e seco. No entanto, devido à tecnologia de melhoramento genético, existem muitas espécies em países com climas tropicais, temperados e subtropicais.
A escolha ideal para começar a cultivar hortênsias é conseguir mudas prontas em viveiros, floriculturas, jardineiras ou por meio de amigos que trabalham com eles e sempre trocam mudas com você. Essas mudas estão formadas e prontas para serem plantadas.
Como mencionado anteriormente, a planta se adapta bem em locais com temperaturas moderadas, mas também pode ser mantida em estufa por meio de irrigação.
Devido ao calor dessas estufas, é necessário dar mais atenção à irrigação, que deve ser realizada com maior frequência para facilitar as condições climáticas ideais para o bom crescimento das plantas.
Para as plantas crescerem, você precisará de um lugar onde possa receber luz do sol pela manhã e um lugar onde você precise sombrear à tarde.
É importante saber que a poda só deve ser feita quando necessário. As plantas jovens não precisam ser podadas e suas plantas podem não florescer na próxima primavera, se necessário.
No entanto, se suas hortênsias estiverem maduras e grandes, certifique-se de podá-las na época certa do ano de acordo com a variedade que você está cultivando.
A hortênsia deve ser reproduzida por meio de estacas que podem ser extraídas da mãe ao longo do ano, embora a melhor época seja após a floração.
Essas estacas podem ser herbáceas (brotos laterais aparecendo ao longo dos ramos), desde que tenham cerca de 8 cm de comprimento e 4 a 6 folíolos. Ou use madeira semi-dura e ramos que contenham pelo menos dois botões laterais.
Um está localizado abaixo da base para o desenvolvimento e formação da raiz e o outro é para a base. Demora cerca de 40 dias para as mudas criarem raízes.
O azul é a hortênsia (um símbolo da hortênsia macrophylla), que é fácil de cultivar, rápida e fácil de produzir comercialmente.
A hortênsia é rústica e pode se adaptar a diferentes tipos de solo, mas o vigoroso desenvolvimento de suas plantas montanhosas ainda a destaca, flores muito utilizadas para decorar diversos ambientes.
O comércio de flores se concentra mais em vasos de flores para decorar varandas, pérgulas, quartos, escritórios e outros espaços.
Plantar na cama também pode embelezar jardins de casas, locais comerciais e locais públicos. No entanto, tendo em vista o potencial de vendas estabelecido no mercado, surgiu a tendência de utilizar hortênsias como flores de corte.
Após a floração, apare os ramos floridos drasticamente. Corte-a 10 cm do chão para que a planta emita novos botões e grandes cachos de flores. Se quiser obter mais botões e cachos, recomenda-se uma poda mais alta (30 cm do solo).
A irrigação deve ser alocada adequadamente, quatro a seis vezes por dia na produção comercial em vasos, e uma alocação reduzida na produção reduzida. Embora sejam fáceis de controlar, as pragas e doenças ainda precisam ser monitoradas.
Cerca de sete meses após o plantio, as hortênsias começam a florescer. No entanto, cada variedade tem um período diferente entre o início do cultivo e o momento da colheita das flores.
Ela é muito conhecida por esses nome: Hidrângea, Hortência, Rosa-do-japão e claro o nome Hortênsia também.
Hydrangeaceae
Hydrangea macrophylla
Esperemos que gostou de conhecer essa planta linda, para saber mais sobre Jardins clique aqui e não perca nada.
Um espaço falando sobre Jardim
Deixe uma resposta