Planta Ixora

A ixora chinesa é uma planta arbustiva adequada para jardins tropicais. Seu caule tem textura lenhosa, ramos e se ergue em pé, até 2 metros de altura.

As folhas são simples, verde-escuras, coriáceas e muito brilhantes. Conforme a planta cresce, os galhos se inclinam levemente, fazendo com que a aparência da planta fique mais descascada.

A inflorescência cresce no topo da umbela, com muitos botões alongados, que gradualmente se abrem em flores em forma de estrela de quatro pontas. As flores podem ser laranja, rosa, vermelhas ou amarelas.

Existem também variedades anãs, menores e mais compactas, podendo até ser utilizadas como forro, inclusive em vasos e babadores.

Curiosidades – Ixora

Tem muito sol na sua casa? Você tem certeza? As roupas vão secar no varal em algumas horas e o jeans ficará esfarrapado para ficar de pé? Mesmo que sejam poucos minutos, você precisa proteger e usar óculos escuros para cuidar das plantas? O seu jardim está destinado a ter apenas cactos e cactos? Sua cidade é tão quente, só existem duas estações: verão e inferno?

Veja, se você disser “sim” para a maioria das perguntas, esteja preparado para ficar satisfeito com ixora-rei (também conhecido como ixora-africana).

Ixora

Uma variedade quente que pode ser mantida sob forte luz do sol o dia todo para embelezar as bordas das paredes, varandas e canteiros. Essa variedade é muito maior do que a ixora comum e tem flores vermelhas impressionantes.

Existem muitas variedades de ixora e muitos híbridos, a maioria dos quais vem da Ásia. Entre eles, mencionamos Ixora coccinea L.’Compacta ‘. Também conhecida como ixora japonesa, era originária da Malásia e produzia flores creme, rosa e vermelha com as pétalas mais afiadas e altura máxima de 0,80 m.

Detalhes sobre a planta Ixora

A ixora chinesa é uma planta maravilhosa, um ramo de pequenas flores aparecem durante todo o ano, mas principalmente na primavera e no verão.

Planta ixora

No jardim, pode ser plantada individualmente, em grupos irregulares ou em filas. Suas flores pequenas e brilhantes são ricas em néctar e atraem beija-flores e borboletas.

Ixora chinensis Lam. A altura pode chegar a 2,0 metros, e suas folhas coriáceas são verdes escuras. As pétalas de sua flor são um pouco maiores que a anterior, mas não muitas, e a inflorescência tem forma de guarda-chuva, ou seja, a flor é inserida no caule na mesma altura, semelhante a um guarda-sol. Devido ao seu grande tamanho, pode ser utilizado em grandes lotes.

Tem muito sol, solo fértil, alto teor de matéria orgânica e boa drenagem. pH = 5, mais ácido, muito adequado para o seu crescimento. Portanto, não devemos plantar mudas próximo ao novo muro de concreto caiado, pois contém cal, que pode danificá-lo.

Ixora

Ao plantar, prepare a cova, adicione areia no fundo para garantir uma boa drenagem e use fertilizantes animais bem curtidos, composto orgânico e turfa (o pH mais baixo) para evitar o húmus da terra. Remova as mudas do recipiente sem danificar as raízes e as plantas, adicione composto e pressione o solo perto da raiz.

Informações extras

Devemos usar pelo menos esterco de vaca curtido e composto orgânico e fertilizante NPK granular fórmula 4-14-8 (cerca de 150 gramas por muda) para fertilizar pelo menos quatro vezes por ano.

Coloque em um balde e misture bem, e espalhe ao redor das mudas sem tocar no tronco. Não se esqueça de regar. Para mudas colocadas em vasos com outras plantas, use fertilizante granulado dissolvido em água da seguinte maneira:

Despeje 1 colher de sopa de fertilizante em uma garrafa PET de 2 litros, adicione um pouco de água e agite bem. Encha a garrafa com água.

Planta ixora

Regue o solo de todo o vaso, aplique fertilizante em todas as plantas e tome cuidado para não tocar nas folhas. Para fazer mudas de ixora-rei (ou ixora-africana), corte os galhos de 10 cm a 15 cm na primavera, escolha o galho mais saudável e a espessura do lápis.

Inserir no substrato das mudas misturado com húmus na mesma quantidade e manter em local levemente sombreado até que apareçam as primeiras folhas novas, neste momento as mudas podem ser transferidas aos poucos para um ambiente ensolarado

Inserir no substrato das mudas misturado com húmus na mesma quantidade e manter em local levemente sombreado até que apareçam as primeiras folhas novas, neste momento as mudas podem ser transferidas aos poucos para um ambiente ensolarado.

Perguntas frequentes

Qual o nome científico da planta Ixora?

Ixora chinensis

Com geralmente é chamada essa planta vermelha?

Geralmente é mais conhecida por esses nomes: Ixora-chinesa, Alfinete-gigante, Ixora-vermelha, Ixória-chinesa

De que família essa planta pertence?

Rubiaceae

Como fazer a muda da Mini-ixora?

Para produzir mini-ixora, um método de corte é usado. Retire 12 cm de estacas do substrato da planta e retire as folhas inferiores, deixando pelo menos três botões. Coloque-o em uma bandeja contendo areia de construção úmida e cubra-o com plástico transparente e, em seguida, coloque-o sob condições de cultivo protegidas.

Esperamos que tenha gostado de conhecer melhor essa planta incrivel, para saber mais sobre o mundo dos jardins, clique aqui e fique por dentro de tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20