Novamente a Nintendo inovou, o joystick do Nintendo 64 aproveitou a ideia de utilização da Alavanca Analógica e lançou “moda” com o Botão Z que funciona como uma espécie de gatilho e o Rumble Pak que é um acessório que fez o joystick vibrar de acordo com os acontecimentos do jogo.
Seus acessórios foram focados no console, sendo os mais relevantes o Controller Pack, um cartão de memória para salvar o andamento do jogo. O Expansion Pack, uma espécie de cartão de memória RAM que possibilitava o uso de um modo gráfico em alta resolução em alguns jogos. O Wide Boy 64, que era um adaptador que permitia usar os cartuchos do GBC e GBA e ainda um cabo S-Video Cable oferece uma imagem de melhor qualidade do que os cabos RCA.
Em relação aos jogos, a Nintendo obviamente manteve suas séries clássicas: Super Mario, Donkey Kong, Mario Kart, Star Fox, The Legend of Zelda, porém alterando o gameplay do 2D para 3D. Além do lançamento de outros jogos como: Golden Eye 007, Super Smash Bros, Pokémon Stadium, Resident Evil 2, Banjo Kazooie, Star Wars, Perfect Dark e tantos outros.
Na geral, em termos de vendas mundiais, o Nintendo 64 conseguiu ser o segundo console mais vendido de sua geração, vendendo um total de 32 milhões de unidades, enquanto o primeiro colocado, o Playstation 1 da SONY, vendeu 102 milhões de unidades e o terceiro colocado, o Sega Saturn que vendeu 8 milhões de unidades.
A Nintendo manteve-se competitiva, porém, o lançamento do PS1 da SONY, trouxe grandes mudanças para a indústria dos videogames e tendências para os jogos eletrônicos. Os jogos para Computadores ganharam força e com o avanço contínuo da tecnologia, muitas outras novidades estavam por acontecer.