AD&D / ADnD RPG

O Advanced Dungeons and Dragons, ou simplesmente ADnD RPG, foi a mais longeva edição do consagrado e primeiro RPG, e contou com uma gama gigante de cenários cultuados até hoje.

adnd rpg

AD&D / ADnD RPG

Depois de 1977, quando a TSR decidiu dividir o Dungeons and Dragons em jogos com sistemas diferentes e voltados para públicos diferentes, um para os novatos e outro para os veteranos ou que queriam mais regras, surgiu um novo nome: Advanced Dungeons and Dragons, ou o Dungeons and Dragons avançado.

História do AD&D / ADnD RPG

A mais longeva edição de Dungeons and Dragons, de 1977 a 1999 (22 anos) superou seu sistema irmão gêmeo e voltado para novos jogadores ou quem não procurava regras complexas. O Advanced Dungeons and Dragons teve sua primeira edição lançada em 1977, e logo depois, vários módulos foram sendo lançados.

As caixas, conhecidas como box settings, possuíam aventuras, sistemas, suplementos. e durante seu apogeu, eram muitas as publicações.

Em 1989, uma segunda edição do AD&D foi lançada, com revisão de regras, e os cenários foram revisados e ampliados, enquanto a contraparte D&D tinha, em 1991, um lançamento de um compêndio de regras, o Rules Cyclopedia, que trazia tudo o que os jogadores precisavam,e além, regras para adaptar seus personagens de D&D para AD&D.

Enquanto no lado do D&D as caixas iam sendo lançadas, mas não com a mesma velocidade do AD&D, seu irmão avançado conquistava mais e mais fãs, e a lista de publicações, desde RPGs de videogame, livros de literatura, suplementos e cenários de RPG, foi crescendo exponencialmente.

O crescimento da linha e das publicações era visto como sucesso para os fãs, mas para a Tactical Studies Rules Inc. (ou TSR), com crises internas, separações e fragmentações, e finalmente, a falência em 1997, quase levou também para o fundo do poço a linha Dungeons and Dragons / Advanced Dungeons and Dragons. Por sorte, a empresa foi comprada pela Wizards of The Coast, que manteve a linha D&D/AD&D até 1999, e em 2000 lançava uma nova edição do jogo, agora unido, chamado Dungeons and Dragons 3ª Edição.

AD&D / ADnD RPG hoje

O Advanced Dungeons and Dragons foi relançado em edições de luxo, com capa e conteúdos originais em uma encadernação primorosa e capa dura entre 2012 e 2013, onde todos aguardavam a 5ª edição do Dungeons and Dragons. As edições antigas também foram relançadas. Esse material pode ser encontrado ainda em lojas especializadas estrangeiras.

Como jogar e Jogabilidade do AD&D / ADnD RPG

Antes de começar, pedimos para ver nosso artigo de Como jogar RPG de Mesa, para se preparar para jogar este famoso RPG. Como toda edição de D&D, o AD&D possui 3 livros básicos.

Sobre jogabilidade, as regras de sucesso eram um pouco diferentes das edições mais recentes, onde era possível fazer testes de perícias no qual o menor resultado no d20 era melhor, enquanto nas jogadas de ataque, quanto maior o resultado, melhor. Nessa edição, os números alvos eram medidos por um indicador chamado THAC0 (To Hit Armor Class Zero) onde cada personagem, dependendo do seu papel, tinha um indicador de THAC0.

AD&D / ADnD no Brasil

A primeira empresa a trazer o AD&D para o Brasil foi a Ediouro, mas esta editora passou pouco tempo com a franquia, pois logo depois ela foi licenciada para a Devir, que publicou os livros até seguir o fluxo da Wizards e também deixar o AD&D de lado para se concentrar na 3ª Edição do D&D.

Fim do texto – AD&D / ADnD RPG

Obrigado por ler até aqui. Espero ter gostado do nosso artigo sobre AD&D / ADnD RPG. Veja mais nesse link.

O que é Dungeons u0026amp; Dragons?

u003cstrongu003eDungeonsu003c/strongu003e u0026amp; u003cstrongu003eDragonsu003c/strongu003e (comumente abreviado como u003cstrongu003eDu0026amp;Du003c/strongu003e ou DnD) é um jogo de interpretação (role-playing game, ou RPG) bem estruturado e cooperativo (normalmente não há vencedores), no qual, cada jogador controla, tipicamente, um único personagem.

O que é ADu0026amp;D?

O Advanced Dungeons u0026amp; Dragons (abreviado como u003cstrongu003eADu0026amp;Du003c/strongu003e) foi publicado como um conjunto de três livros de regras, compilados por Gary Gygax, entre 1977 e 1979, com suplementos sendo lançados ao longo dos dez anos seguintes.

O que é preciso para jogar Dungeons and Dragons?

Compre os livros. Para conseguir u003cstrongu003ejogar Dungeons and Dragonsu003c/strongu003e, também conhecido como u003cstrongu003eDu0026amp;Du003c/strongu003e ou DnD, você precisará conhecer as regras. Se não conseguir encontrar uma loja para comprar tais livros, pesquise em sebos virtuais ou no amazon.com. Leia profundamente os livros para descobrir todas as regras.

Comments (4)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20