Harvest Moon DS – Análise Completa

Harvest Moon DS é em tempo de Farmville, Hay Day, Happy Acres e outros inúmeros jogos sobre fazenda que temos hoje, alguns são esquecidos, infelizmente. Hoje, a análise é sobre um dos mais divertidos jogos de fazenda da franquia Nintendo: o Harverst Moon DS.

História do jogo

O jogo foi lançado no Japão no dia 22 de Março de 2005 pela Natsume, mas apenas teve seu lançamento nos Estados Unidos no dia 13 de Setembro de 2006 e a versão Europeia do jogo foi lançada no dia 13 de Abril de 2007.

Créditos: Marlevolous Interactive - Harvest Moon DS
Créditos: Marlevolous Interactive – Harvest Moon DS

Propriamente intitulado, Harvest Moon DS foi lançado para o portátil Nintendo DS, porém, não é o primeiro jogo da franquia, houve alguns títulos anteriores para outros consoles, como o Harvest Moon que foi lançado para Super Nintendo e até mesmo uma Versão para Nintendo 64, intitulado Harvest Moon 64 (Criativo, não?).

A história dentro do jogo se passa em Forget-Me-Not-Valley, algum tempo depois de Harvest Moon: A Wonderful Life (Game Cube/PS2).
No Jogo a Harvest Goddess (Deusa da Colheita) foi petrificada e mandada para outro mundo pela Witch Princess (Princesa Feiticeira) por um feitiço errado, e cabe ao jogador resgatá-la.

Em Harvest Moon: DS, o jogador tem que resgatar os Harvest Sprites (Espíritos da Colheita) do outro mundo fazendo várias tarefas. Quando o jogador recuperar os 60 sprites (São 101 no total, mas apenas 60 são necessários.), a Deusa retornará, mas o jogo continua.

Modos de Jogo

No jogo há o modo história como “Quest” principal, mas além disso, existem muitas outras coisas a se fazer como: Fazer sua fazenda crescer, participar de festivais com seus animais, Minerar em minas secretas, montar sua casa, cozinhar e até mesmo se casar.

Créditos: Marlevolous Interactive - Harvest Moon DS
Créditos: Marlevolous Interactive – Harvest Moon DS

Existem 101 Harvest Sprites dentro do jogo, que são parecidos com Duendes, e lhe ajudam em diversas coisas durante o jogo, alguns, até cuidam da sua fazenda por algum dinheiro Semanal. coletar os Harvest Sprites é uma tarefa divertida, até por que, podem estar em qualquer lugar, desde um no laguinho ao lado de sua casa até um que se esconde em uma caixa de laranja.

Personagens

Os personagens merecem um certo destaque nesse game, porque cada um tem uma personalidade própria pois cada um exige uma certa peripécia para poder ter alguma relação com ele, simplificando, você pode dar presentes aos personagens desse game e você pensa que vão aceitar de bom grado? Nem sempre!

Pois alguns personagens gostam mais de uma coisa do que de outras e também odeia algumas, formando um tipo de personalidade, por exemplo, a personagem Célia, que ajuda sua mãe adotiva Vesta na fazenda onde seu personagem irá comprar Sementes.

Célia gosta muito de diamantes que você só irá achar em altos níveis da mina que você irá abrir mais para frente do jogo, se chegar com um diamante para ela, Célia vai amar, mas se você chegar lá com Black Grass… É melhor não chegar lá com isso.

Créditos: Marlevolous Interactive - Harvest Moon DS
Créditos: Marlevolous Interactive – Harvest Moon DS

Esses presentes geram um tipo de pontuação e quando você atinge uma certa pontuação, o personagem vai começar a gostar de você até chegar um ponto em que vocês poderão se casar e até ter um filho.

Curiosidades

Dentro do game, você pode controlar um menino, apenas, por isso, foi lançado o jogo Harvest Moon DS: Cute onde você pode controlar um personagem feminino e ao invés de conquistar as garotas do game, os garotos serão o alvo, mas a história é exatamente a mesma.


Agora sobre o tempo dentro do game: Quando chove, você não precisará regar suas plantas, pois já estarão molhadas e quando há uma ventania muito forte, você corre risco de perder algumas construções de sua fazenda como seu celeiro ou seu galinheiro.

Créditos: Marlevolous Interactive - Harvest Moon DS
Créditos: Marlevolous Interactive – Harvest Moon DS


O jogo parece que faz uma previsão sobre o futuro, pois dentro de sua casa há um telefone, e nesse telefone você pode ligar para lugares e encomendar serviços.

Até mesmo comprar comida, sem precisar sair de casa, sem contar que tem um tipo de Polishop dos Harvest Sprites, é um canal onde há anúncios de coisas como moveis, panelas dentre outros, e isso, lhe permite expandir sua casa, pura tecnologia em 2005!

Prós e contras

Prós:

Jogo inovador para época e também foi considerado como o melhor jogo da franquia Harvest Moon.

Dá para passar muito tempo jogando e tem milhares de outras coisas a se fazer, o que faz até você esquecer um pouco o objetivo de libertar a Harvest Goddess.

Jogo muito interativo, utiliza muito bem a Touch Screen do Nintendo DS, pode ser usado até para ordenhar as vacas!

Contras:

Quando você acaba o Game, o que demora para acontecer, mas um dia acontece, a fita fica inútil por não ter um modo de jogo online.

Quando você planta muitas coisas, fica um saco para regar, pois o regador contém cargas e quando a água acaba, e é com frequência, tem que ficar enchendo no laguinho.
O jogo não tem ação e nem grandes vilões.

Experiência própria

Minha experiência jogando Harvest Moon DS tem dois lados: Tem um lado que eu me amarrei muito, pois eu amo jogos desse tipo, onde você consegue ter uma vida ali dentro de algo tão pequeno.

Tem um lado que eu tenho muita frustração, eu nunca consegui me casar com a Célia que foi a menina que eu mais achei bonitinha no game, aí acabei escolhendo outra e casei. Tirando isso, o jogo me tirou muitas horas que eu passei muito feliz e satisfeito por jogar.

Quem produziu o Harvest Moon DS?

Marlevolous Interactive

Quando o Harvest Moon DS foi lançado?

17 de março de 2005

Em quais plataformas posso jogar o Harvest Moon DS?

Nintendo DS

Essa foi mais uma analise completa, para ver mais analises como essa acesse nosso site clicando aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20