Bastion é um game de interpretação de papéis, repleto de ação e aventura para Windows, Mac e Linux desenvolvido pela Supergiant Games. Com uma jogabilidade muito divertida, o jogo segue a história de “The Kid” ou “O Garoto”, e ainda “A Criança”, em sua jornada por um mundo devastado e em ruínas.
Apesar de parecer simplista, o enrego do game é bem atrativo. Fique conosco e saiba mais!
Bastion RPG
Em 2011, o jogo vendeu mais de 500.000 cópias, 200 mil das quais foram para a Xbox Live Arcade. Bastion foi amplamente elogiado pelos críticos, principalmente por sua história, direção de arte, narração e música.
Quando a profundidade da jogabilidade, as opiniões foram mais divergentes, contudo, a variedade de opções no sistema de combate foi muito bem recebida e elogiada. O game ganhou diversos prêmios desde seu lançamento, incluindo vários de melhor jogo para download e melhor música.
Tudo isso só prova que esse um jogo muito atrativo e com vários pontos positivos. Saiba mais a seguir!
Bastion RPG: o mundo do jogo
A história do game tem lugar nos resquícios da grande cidade de Caelondia, onde o garoto, personagem principal de Bastion, desempenha suas ações.
Basicamente, o mundo do jogo é um cenário em ruínas, as quais são o resultado de uma grande Calamidade. O Garoto acorda já dentro deste cenário, em um mundo em pedaços onde tudo foi destruído e a maior parte da população pereceu.
A história do game, embora seus gráficos bem coloridos, é pesada e difícil, Pode-se perceber que ela vai sendo contada como se já tivesse acontecido. Não são fornecidos detalhes sobre o grande cataclismo ou calamidade do mundo, porém fica bem claro que um grande evento destruiu tudo o que era de bom naquele mundo.
Assim ele precisa ir em busca do que o game chama de “cores”, para ativar o Bastion (bastião), uma relíquia que é a última esperança de salvação para seu mundo em ruínas.
O game tem muitos níveis com tipos diferentes de ambiente, incluindo cidades, florestas e pântanos. Um cenário bem diversificado, assim como as aventuras vivenciadas no jogo.
Sendo um jogo de Role-playing, ou seja, de interpretação de papéis, a história é muito importante e sempre será apresentada ao jogador ao longo de sua jornada pelo mundo em calamidade de Bastion.
Rucks, o narrador, é o responsável por narrar as histórias e fatos ao Garoto, e consequentemente ao jogador. Há uma grande variedade de inimigos in game, a maioria deles com nomes criativos e pequenas histórias que contam a sua origem. Vale a pena ler!
Fique atento ao narrador, além de fornecer informações necessárias sobre a trama do game, ele também faz comentários úteis sobre os seu desempenho e até mesmo sobre o uso das armas nas batalhas.
Esses comentários vão permitir que você conheça o mundo do jogo e melhor seu desempenho in game!
Bastion RPG: ficha técnica
Em março de 2013, na convenção de jogos PAX East, foi informado por Greg Kasavin, diretor criativo do game, que Bastion havia vendido mais de 1,7 milhões de cópias em todas as plataformas.
Entre todos os aspectos da apresentação, a história foi o menos elogiado, contudo alguns críticos como o Noble gostaram, dizendo que “só fica melhor quanto mais você mergulhar nele”.
Confira a ficha técnica do game a seguir:
- Desenvolvedora: Supergiant Games;
- Publicadora: Warner Bros. Interactive Entertainment;
- Designer: Amir Rao;
- Escritores: Greg Kasavin;
- Artista: Jen Zee;
- Compositores: Darren Korb;
- Plataforma: PS3, PS4, Microsoft Windows, Mac OS X, Xbox 360, (XBLA), iOS, Google Chrome, Linux, OnLive;
- Gênero: RPG, interpretação de papeis.
- Modo de jogo: um jogador.
O game levou dois anos para ser finalizado e foi feito por por uma equipe de sete pessoas divididas entre São José (nos Estados Unidos) e Nova Iorque. A equipe estreou o jogo na Penny Arcade Expo de setembro 2010, e desde o início Bastion já foi indicado para vários prêmios!
O jogo fez muito sucesso e foi convertido para várias plataformas. Em 2012 foi lançada uma versão para iPad.
Bastion RPG: personagens
Esse é tipico RPG eletrônico de interpretações de papéis, onde o jogador vai viver o personagem Garoto e percorrer sua jornada em busca das Cores que ativam o Bastion.
Contudo, a jogabilidade do game não é a usual da maioria dos RPGs e o jogador precisará aprender a como jogá-lo para ter um bom desempenho.
A história dele é contada por Rucks, o narrador do jogo. O protagonista é um menino solitário que sai em exploração das ruínas de um mundo devastado, enfrentando diversos inimigos em seu caminho até a última esperança de seu povo.
Ao controlar o personagem, o jogador deverá movê-lo por através de diferentes ambientes de fantasia com temas de combate com inimigos de vários tipos em cada um dos ambientes do game.
Sempre que completa um nível o jogador recebe um item chamado de Núcleo ou Caco, enquanto o narrador prossegue narrando todas as suas ações e tarefas seguintes.
Os comentários do narrador costumam ser bem ardilosos e os efeitos visuais do game foram descritos, na ocasião de seu lançamento, como impressionantes.
Fique sempre alerta, pois os inimigos que irá encontrar ao longo do caminho possuem diversos padrões de ataque, exigindo sempre um bom nível de habilidade para não ser morto com facilidade pelos oponentes.
Finalmente, ao chegar ao Bastion, o jogador na pele do Garoto pode usar as diferentes peças de Cores para construir estruturas que vão melhorar suas habilidades e eficiência em combate.
Com as Cores o personagem consegue, entre outras coisas, comprar novas armas, fazer upgrades e receber recompensas por determinados desafios que estão à sua disposição. Portanto, foco nas Cores!
E um bônus, nessa etapa do game o jogador pode usar o Skyways, uma forma de meio de transporte que permite ao personagem acessar novos cenários mais avançados em sua jornada, e também para fases bônus que premiam o jogador com itens e evoluções do personagem.
Bastion RPG: jogabilidade
De um modo geral o game tem uma jogabilidade bem livre. O mapa é visto de forma isométrica, de cima. Contudo, não é possível girar a câmera, o que pode incomodar alguns jogadores.
É importante lembrar que Bastion é um jogo de ação de interpretação de personagens com uma estrutura de níveis, portanto, passar fases e completar batalhas em diferentes cenários é o objetivo do jogador.
Existem um certo número de ataques especiais que o jogador pode usar em cada fase, mas eles são limitados, por isso, use com sabedoria e estratégia. Os ataques especiais são representados por itens pretos que podem ser encontrados nos níveis ou deixados caídos por inimigos.
Para andar pelos cenários não há complicação. Enquanto o personagem se move o mapa vai se formando e mostrando o caminho que ele deve seguir. O mais divertido aqui é a reação do narrador. Ele sempre reage de acordo a tudo que o personagem faz, e parece mesmo estar contando sua história!
Portanto, ao acordar nesse cenário caótico, no meio do nada, e com um narrador que vai contando coisas de um mundo que você desconhece, pode parecer que o jogo é sem graça, contudo, não se deixe enganar por esse início!
Lembre-se: é um RPG de interpretações de papeis e você precisa entrar na história. Uma vez que você adentre o mundo de Bastion pode ter certeza que irá se divertir muito!
Os gráficos do game são lindos, a trilha sonora é muito bem feita e o aspecto visual do game irá prender a sua atenção logo nos primeiros minutos.
Para finalizar deixamos você com esse vídeo do trailer oficial de Bastion!
Divirta-se e até a próxima com Mais RPG!