Nesse artigo, aprenda como fazer um RPG de mesa, partindo da premissa de querer construir um sistema.
Como fazer um RPG de Mesa?
O ato de jogar RPG é uma experiência colaborativa fascinante, onde várias mentes interagem de forma colaborativa e criativa. Para se criar um RPG de mesa, é sempre aconselhável uma pesquisa em várias frentes e fontes para que seu jogo seja divertido para todos.
Alguns pilares devem ser atingidos para que se tenha um sistema coeso, mas não se apegue a muita matemática ou história. Um jogo de RPG tem que deixar os jogadores e mestres bem livres para interpretar as regras e poderem ajustar ao seu bel prazer.
O que um RPG de mesa precisa ter?
Os seguintes quesitos são essenciais:
Como fazer um RPG de Mesa – Mecânica
A mecânica é muito importante para se criar um RPG. De antemão, é necessário elaborar uma ficha de personagem como parâmetro base, colocar suas principais estatísticas, definir uma forma de evolução coesa, e diferenciar personagens com desígnios bases como: profissões, papel em um grupo, papel no combate, estrutura social no cenário, raças/etnias, credos, habilidades, atributos, pertences e riquezas.
Como fazer um RPG de Mesa – Principais Atributos
A definição de principais atributos já é um diferencial para seu RPG. Todos os sistemas de RPG já criados tem seus atributos característicos, que podem ser definidos em sua maioria como físicos, mentais e sociais.
Subatributos podem ser adicionados, fragmentando os atributos em outros mais específicos. Isso pode criar mais contexto para o personagem e para o sistema.
Colocando a mecânica e os atributos em testes
Definido a mecânica e os atributos, elabore um jeito de testar eles, utilizando um fator de aleatoriedade.
Nos RPGs, a maioria utiliza dados de várias faces, mas nada impede de utilizar outros itens de aleatoriedade (como cartas) ou não utilizar nenhum, somente usando algum fator que coloque em xeque os atributos.
Exemplo: se você colocou um atributo “Força” no seu RPG, o que pode ser feito para que esse atributo seja testado? Qual o fator sucesso e falha? Qual número é necessário atingir para um teste de força bem-sucedido?
Defina uma forma de evolução
Todo personagem precisa de uma forma de evolução. RPG trata-se de burlar desafios e sobreviver, ganhar méritos sociais dentro de jogo, e de alguma forma, evoluir.
Na maioria dos RPG publicados, ao alcançar certo prestígio ou indicador de sucesso (normalmente chamado de Experiência ou Pontos de Experiência), os personagens podem evoluir e se destacar dos outros personagens. Isso traz uma satisfação para os jogadores e ao ato de jogar em si.
Determine um estilo de Jogar RPG
Elabore resoluções de combate, movimentação, saúde, riqueza e interação social. Essa é a parte mais complicada do design de como fazer um RPG de mesa, pois trata de cálculos e resoluções. Não fique com medo de ficar quebrado no início, pois é testando que você vai afiando seu jogo.
Crie um cenário para utilizar seu RPG
Quando você estiver com todos os passos acima criados, vem a parte mais divertida de como fazer um RPG de mesa: criar um cenário para que os personagens tomem vida com base nas regras que você criou.
Comece criando um mapa, definindo cidades, construindo relevos nos mapas, e acima de tudo, tome nota de cada coisa que você colocar. Construa a história do cenário, delimite caminhos, e crie antagonistas/monstros/inimigos.
Finalizando seu RPG: hora de testar!
Convide amigos para fazer testes contínuos do seu RPG. Comece criando os personagens deles e explicando as mecânicas que você criou. Defina com eles as características, e também receba qualquer feedback que eles façam.
Tome nota, e se algo não está funcionando, simplesmente ignore ou modifique. Em todo o RPG existe uma regra chamada “Regra de Ouro” que significa: o mestre tem a palavra final. Se algo não está satisfazendo você ou está atrasando o jogo, modifique ou jogue fora!
O que è RPG de mesa?
RPG é a sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício.
Como se joga um RPG de mesa?
Em uma sessão de RPG comum, cada jogador pega a sua ficha e senta em um mesa, como em um jogo qualquer, representando ali o seu papel sem nenhuma interação real com outros jogadores. Já o live action é o estilo de RPG que mais se aproximaria de um teatro de verdade.
Dà pra jogar RPG de mesa sozinho?
Mas o RPG de mesa de fato não é possível. Existem as chamadas u0022aventuras solou0022 que ainda assim exigem a participação de duas pessoas: um Narrador e um Jogador que interpreta o personagem na história.
Veja mais aqui e saiba mais sobre o significado de RPG aqui.