DnD rpg

D&d rpg Conheça a linha voltado para jogadores inexperientes e um meio de introduzir as regras avançadas do AD&D (ou ADnD).

Basic D&D RPG: Conheça o DnD RPG básico

Durante as décadas seguintes a criação do RPG pelo Gary Gygax e David Anerson, várias edições foram feitas atendendo ao desejo dos jogadores por evolução, novas práticas do roleplay (interpretação), jogadores vindo de outras plataformas de entretenimento (jogos de computador e MMORPG), e até uma linguagem mais simples para atrair leigos no hooby que só enxergava-o com preconceito.

Conheceremos um pouco da história do Basic D&D RPG (ou BDnD ou simplesmente DnD RPG), fragmentando por anos os lançamentos do Dungeons and Dragons.

História do Basic D&D RPG – Basic DnD rpg

Em 1974, com o lançamento do Dungeons & Dragons, uma caixa com as regras foram lançadas. De forma amadora e com linguagem que apenas quem já jogava jogos de miniaturas (de onde o RPG foi inspirado e teve uma evolução natural), a TSR pensava em um público carente nesse tipo de jogos, mas que não necessariamente não fosse uma continuação dos jogos de miniaturas.

Pensando nisso, eles deixaram o que seria chamado posteriormente de Old D&D RPG (ou Old DnD RPG) e lançaram em 1995 duas linhas editoriais distintas de regras de RPG voltado para públicos diferentes:

O Basic Dungeons and Dragons foi lançado em 1977, o chamada Caixa Azul (Blue Box) trazia regras básicas para personagens do 1º ao 3º nível).

No mesmo ano, era lançado o Advanced Dungeons and Dragons, inicialmente o Monster Manual (1977), o Players Handbook (1978), e finalmente o Dungeon Master Guide (1979).

DnD rpg
DnD rpg

Tanto o AD&D quando o BD&D tinham seus lançamentos próprios em paralelo. Enquanto o primeiro era lançado e distribuído em lojas especializadas em jogos de miniaturas, o BD&D era lançado e distribuído em lojas de brinquedos, o que fez com que ele fosse popular em duas frentes: entre pré-adolescentes e jovens (até adultos).

As várias caixas do Basic D&D RPG (Basic DnD rpg)

A primeira caixa dos BD&D lançada foi a Caixa Azul em 1977, mas logo seria revisada e lançada em 1981. Essa série seria conhecida como a versão B/X:

  • A Caixa Básica de cor Magenta/Roxa (Basic Magenta Box, níveis 1 a 3);
  • A Caixa Especialista Azul Clara (Expert Light Blue Box, níveis 4 a 14).

Já em 1983, era lançada uma nova série, conhecida como BECMI, a mais famosa das séries,

  • A Caixa Básica Vermelha (Basic Red Box, níves 1 a 3);
  • A Caixa Especialista Azul (Expert Blue Box, níveis 4 a 14);
  • A Caixa Companheiro Cerceta (Companion Teal Box, níveis 15 a 25);
  • A Caixa Mestre Preta (Master Black Box, níveis 26 a 36), foi lançada em 1984;
  • A Caixa Imortal Dourada (Immortal Gold Box, para níveis acima de 36º), a última caixa dessa série, foi lançada em 1985.
image-20-9519337-4096160
Imagem retirada de um post no reddit do usuário u/funfungiguy – Todos os direitos reservados.

Em 1991, ainda uma nova revisão (acompanhando a revisão da 2ª edição do Advanced Dungeons and Dragons, foi lançado uma nova revisão também da edição básica, mas somente relançado uma Caixa Básica Preta (Basic Black Box, níveis do 1º ao 5º) e uma edição em livro com todas as regras do Basic e com adaptação para o AD&D: o Rules Cyclopedia.

rules-cyclopedia-6765667-5099809

Com a venda da TSR para a Wizards of The Coast, a linha Basic e Advanced foi descontinuada, e a Wizards lançou a 3ª edição de Dungeons and Dragons, que revolucionou o mercado editorial de RPG no mundo todo com a Open Game License, que permitiu que várias editoras publicassem livros de forma comercial para o D&D.

Basic D&D RPG (Basic DnD RPG) no Brasil

O Dungeons and Dragons chegou tardiamente no Brasil. Em 1994, foi lançado pela Grow a caixa preta da edição Básica, que foi um estrondoso sucesso entre seus novos fãs. Logo depois, seria lançada pela Editora Abril os livros da série Advanced.

red-dragon-by-jeff-easley-1024x679-5045182-8424540
Arte da capa do artigo: Red Dragon by Jeff Easley. Todos os direitos reservados.

Perguntas mais comuns sobre DnD RPG

O DND é um RPG?

Dungeons u0026amp; Dragons (comumente chamado como Du0026amp;D ou DnD) é um RPG de mesa de fantasia.

Por que Dungeons and Dragons foi banido?

Os membros do B.A.D.D. acharam ajuda de muitos cristãos conservadores, que tentaram alegar que Dungeons u0026amp; Dragons estava ligado com muitos crimes violentos. Suas ações levaram o jogo a ser expulso de muitas bibliotecas e escolas em quase toda a América, embora tenham sido incidentes isolados.

Quanto custa Dungeons and Dragons?

Custa em média R$150 cada livro básico

Qual o melhor dungeons and dragons?

O 5.0 É o mais recomendado por todos, vou deixar abaixo o comentario mais repercutido sobre as versões: u003cbru003eComentários:u003cbru003eO 3.5 é legal mas é mt aberto;u003cbru003eO 4.0 é ruim;u003cbru003eO 5.0 é o melhor. 100% a favor do 5.0

(DnD RPG) u003cstrongu003eDu0026amp;D Beyond é oficialu003c/strongu003e?

É e não é ao mesmo tempo, eles têm a licença oficial do Du0026amp;D, eles podem vender o conteúdo com copyright dos livros, mas o Beyond não detém o poder de oficializar materiais.

Esperamos que tenha gostado das dicas, informações e que tenhamos te ajudado de alguma forma. Para ter acesso a mais informações, acesse nosso site clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20