Conheça um pouco do RPG, um jogo de criar histórias, e também alguns outros jogos similares a RPG.
Jogo de criar histórias
O RPG, ou Role-Playing Game, é um jogo no qual os jogadores se reúnem para uma experiência de contar histórias compartilhadas, desenvolvendo mentalmente personagens, e alcançando objetivos próprios e/ou coletivos.

Conceito de jogo de criar histórias
Mesmo sendo um conceito simples de se explicar a primeira vista, não é fácil de compreender, pois por ter o nome jogo como um dos seus elementos, a primeira coisa que alguém leigo pergunta é “como se ganha nesse jogo”.
O ganhar é a diversão em si, e não o final do jogo. Os jogadores estão reunidos querendo jogar um jogo de criar histórias, e não um jogo onde tem ganhadores e perdedores. Mesmo o personagem morrendo no jogo, a principal função do jogo de RPG é se divertir.
Em um jogo de criação de histórias como o RPG, temos que abstrair o conceito jogo e entrar no conceito contar histórias, e todas sem um apego de inicio, meio e fim.
No jogo de RPG, uma história pode ser iniciada, mas pode demorar a ser concluída, ou até mesmo nem ser concluída. Como uma história que sempre continua, ou uma novela que não tem fim, o RPG é um jogo de contar histórias infinitas, de vários personagens, e vários mundos.
Lista de jogos de contar histórias
No MaisRPG, temos uma lista de vários RPGs de mesa, todos são jogos de contar histórias, com alguma ambientação em específico ou até como criar histórias suas, por sua própria imaginação. Mas nesse artigo, iremos mostrar alguns jogos que o objetivo é criar histórias, e seus sistemas são voltados exclusivamente para isso. São histórias curtas, que o objetivo é desenvolver mais a história do que os personagens em si.
Fiasco
Fiasco lembra mais um jogo de tabuleiro do que um jogo de RPG. Em Fiasco, você planeja o início, meio e fim dos personagens envolvidos, pode interagir entre eles, e alterar seus resultados de personagens para que todos possam ter… um fiasco!
Ao contrário de vários RPG, Fiasco não tem um mestre. Todos são jogadores. Ele foi planejado para emular histórias de cinema onde os personagens se dão mal, e é essa a graça do jogo.
Você pode encontrar no Brasil traduzido pela Retropunk, e existem muitos módulos e suplementos gratuitos na net (em site de venda de pdfs.)

Toon – Jogo de Conta Histórias
Em Toon, os personagens são inspirados em desenhos animados. O objetivo do jogo é contar uma história como nos desenhos da década de 1950 a 1980, onde as leis da física e realidade podiam ser moldados a vontade. Com uma lista enorme de combinações que podem criar infinitas histórias, ao contrário de outros RPGs, o objetivo aqui é extrair risadas dos outros jogadores (e com premiação para quem consegue!).
Toon já foi lançado aqui no Brasil na década de 1990, pela Devir. Atualmente está fora de catálogo, mas pode ser conseguida pelo site da editora original, a Steve Jackson Games, ou em lojas e grupos especializados em venda de jogos de RPG usados.

Winter Tales – Jogo de Conta Histórias
Winter Tales não é um jogo de RPG, mas sim de tabuleiro. Um jogo de contar histórias, onde os jogadores vivenciam um conflito entre personagens de contos de fadas. O objetivo é criar uma história em comum, em cooperação.
Nele, personagens como Branca de Neve, o Coelho Branco, Alice do País das Maravilhas, O Espantalho, Pinóquio e outros ganham vida no cenário da Terra dos Contos de Fatas.
Winter Tales é distribuído pela Fantasy Flight Games. Não temos previsão de lançamento no Brasil.

Fim do Texto – Jogo de criar histórias
Obrigado por ler até aqui. Espero que tenha gostado do artigo Jogo de criar histórias. Tem algum jogo que deixamos de fora? Comente!
Coloque o MaisRPG em seus favoritos, sigam nossas redes sociais, e compartilhe esse artigo com seus amigos!