Conheça os melhores jogos de entrada para o mundo dos jogos de tabuleiro modernos.
Jogos de Entrada
Quando a pessoa descobre os jogos de tabuleiro modernos, logo surge uma dúvida, principalmente quando sua intenção é ter em sua casa uma gama de jogos que sejam divertidos e que tenha uma boa rejogabilidade: quais jogos eu devo comprar para começar minha coleção?
Jogos de entrada (conhecidos também como gateways) são jogos que são fáceis para aprender, os jogadores podem jogar várias vezes sem enjoar, e perfeitos para atrair outros futuros jogadores, por terem um visual agradável e bonito.
Jogos de entrada são perfeitos para introduzirem nos jogos modernos jogadores de qualquer faixa etária, orientação estratégica e disponibilidade de tempo.
Como considerar um jogo como Jogo de Entrada?
Alguns fatores são essenciais para começar a considerar um jogo em específico como um jogo de entrada no mundo dos jogos de tabuleiro (board games) modernos:
Regras Simples
Os jogos de entrada precisam de regras simples para que todos os jogadores estejam envolvidos no jogo. Regras simples não é o sinônimo de regras bobas, o jogo pode ter regras bem elaboradas, mas que estejam em harmonia com o jogo, e que seja fácil de ser explicado sem ter que ficar recorrendo ao manual transforma em um jogo que tenha essa regra em um bom jogo de entrada.
Partidas de duração curta
Os jogos mais conhecidos, como Banco Imobiliário ou War (ambos da Grow) possuem em suas caixas um indicativo de tempo médio, que normalmente não são reais. Esses jogos podem se estender durante horas. Jogos de entrada são jogos de curta duração, durando entre poucos minutos a 30 minutos (raros quebram as barreiras das horas).
Jogos Inclusivos
Uma característica marcante dos jogos de entrada, e também dos jogos modernos, e que a mesma quantidade de jogadores que começam o jogo são os mesmos que terminal.
Voltando ao exemplo anterior, os jogadores que vão perdendo vão saindo do jogo, até restarem apenas dois, finalmente, o vencedor ser declarado. Em jogos de entrada, todos os jogadores são mantidos no início e fim.
Mérito invés de Sorte
Não que o fator sorte também não esteja nos jogos de entrada, mas ele não é totalmente determinante. Jogos de entrada priorizam a sagacidade e estratégica dos jogadores, invés de simplesmente ter que contar com a sorte.
Visual atraente
A primeira coisa que capta a atenção de novos jogadores é o visual do jogo. Todo jogo de entrada é visualmente bonito e funcional, o que faz com que o interesse no jogo seja renovado toda vez que o jogo é exposto.
Dicas para encontrar bons jogos de entrada
Se você está querendo um jogo bom, primeiro aconselho a jogar. Existem eventos de jogos de tabuleiro nas maiores cidade do Brasil, e visitar esses eventos é um bom laboratório para experimentar jogos.
Pedir dicas para jogadores veteranos também é essencial. O mercado brasileiro está fervendo de vários lançamentos, vários distribuidores, e nossa produção de jogos nunca foi tão grande.
Acompanhe sites especializados. Nós aqui do MaisRPG sempre temos artigos com exemplo de vários jogos, e logo aqui embaixo já damos uma lista de jogos de entrada para você começar a se deliciar com o fantástico mundo dos jogos de tabuleiro.
Exemplo de Jogos de Entrada
Colonizadores de Catan
Primeiro jogo da era dos jogos de tabuleiro modernos, Colonizadores de Catan, ou simplesmente Catan, é um jogo indispensável em qualquer coleção, e um ótimo jogo para introduzir novos jogadores.
Ticket to Ride
Um jogo para toda a família, com regras simples, e que em menos de 10 minutos todos estão jogando. Outro item obrigatório.
Dixit
Dixit é aquele jogo que não parece jogo, pela beleza das cartas e pela interatividade proporcionada pelas regras. É um jogo para introduzir aquelas pessoas que torcem o nariz para jogos de tabuleiro.
Splendor
Altamente estratégico e muito viciante, Splendor é um jogo que atrai atenção pela beleza e pela estratégia, além de ser bem fácil de ser ensinado.
Survive
Um jogo que mistura o fator sorte e estratégia com dosagens iguais. Outro jogo bem bonito, e também com alta rejogabilidade.
King of Tokyo
Mais um jogo que mistura sorte e estratégia, e com dados gigantes que atraem a atenção de pessoas fora do jogo. Esse é um excelente título para atrair jovens e adultos para jogar.
A Ilha Proibida
Se pessoas interessadas em jogar jogos de tabuleiro pensam que é só competição entre jogadores, apresente esse jogo cooperativo e excitante. É um jogo que pode ser jogado em grupo ou sozinho, e acredite, é um jogo que se não tiver uma sintonia entre os jogadores, ele irá ganhar.
Takenoko
Um jogo que atrai pelo visual e pelas regras simples, ele é excelente para jogar com a família ou com amigos que preferem um jogo bem estratégico, mas ao mesmo tempo bem simples.
Pandemic
Mais um exemplar de jogo cooperativo, onde o jogo é frenético e, qualquer vacilo entre as estratégicas dos jogadores, pode decretar a derrota deles.
Sushi Go
Um jogo simples, para ser jogado em qualquer lugar. A estratégia é bem simples, e com alta rejogabilidade.
Fim do Texto – Jogos de Entrada
Obrigado por ter lido até aqui. Espero que tenha gostado do texto Jogos de Entrada. Esquecemos algo que deveria ter sido comentado? Por favor, comente logo abaixo.
Coloque o MaisRPG em seus favoritos, assine nossas redes sociais, e não esqueça de compartilhar esse e outros artigos do site!