Jogos de Quebra-Cabeça

Conheça os jogos de quebra-cabeça, onde os jogadores precisam resolver problemas, reconhecer padrões e organizar sequências ou respostas para vencer.

Jogos de Quebra-Cabeça

Jogos de Quebra-Cabeça

Existem várias categorias de jogos de tabuleiro, mas os mais intrigantes pois as regras são simples mas a dificuldade pode ser grande sãos os chamados jogos de quebra-cabeça.

Ao contrário dos quebra-cabeças, onde são painéis fragmentados em pecinhas que deverão ser unidas para completar a imagem, conhecidos lá fora como puzzles, os jogos de quebra-cabeças de tabuleiro são jogos onde fatores como peças, informações ou tiles (fragmentos de tabuleiro) são reunidos para poder ganhar.

Um jogo de quebra-cabeças possuem fragmentos de informações ou peças, que podem ser adquiridos conforme dados são liberados no próprio jogo. Podem ser outros fragmentos ou informações possuídos pelos adversários, descobertos no tabuleiro enquanto o jogo se aprofunda, ou já distribuídos entre os jogadores, que deverão criar padrões.

Nesse tipo de jogos, alheio a qualquer jogada, é necessário que os jogadores tenham atenção nas ações tomadas por eles ou pelos seus adversários. Em alguns jogos, o fator velocidade é essencial, enquanto em outros, o fator atenção é precioso.

Jogos de quebra-cabeças possuem diversos níveis de dificuldades, mas normalmente são jogos simples com inúmeras possibilidades.

É possível que jogos de outras categorias possuam elementos de quebra-cabeça, para diversificar a jogabilidade. Esses jogos podem complementar as regras com quebra-cabeças.

E no final, a união dos fatores atenção e sagacidade pode ser decisivo ao desvendar o quebra-cabeças do jogo.

As diversas interpretações do nome Quebra-Cabeças

O nome quebra-cabeça pode remeter ao juntar peças (como no puzzle), mas também pode significar criar um modelo ou unir dados/peças/tiles.

Nos jogos de quebra-cabeças de tabuleiro, um ou mais fatores poderão estar unidos no jogo, mas sempre terá um fator de montar algo, podendo ser peças ou informações.

A forma que essas peças/informações são reunidas podem variar de jogo para jogo, como por exemplo, as peças podem ser unidas avançando no tabuleiro, pegando cartas de outros jogadores, ou até mesmo disputando em tempo real as peças.

O fator quebra-cabeça pode ser real, com as peças distribuídas, ou abstrato, onde os jogadores podem juntar informações para desvendar uma carta/item/personagem escondido.

Exemplo de jogos de quebra-cabeças

Ubongo

Jogo de colocação de peças, colecionar componentes e tempo real.

No Ubongo, os jogadores deverão montar imagens poligonais, parecido com o jogo de videogame “Tetris”, e quando feito, gritar Ubongo para avançar no tabuleiro. É um jogo bem rápido e de ação frenética.

image-21-7036100-7455544
Distribuído no Brasil pela Devir

Sagrada

Jogo de colecionar componentes, construção a partir de modelo, seleção de cartas e rolagem de dados.

Os jogadores terão que construir vitrais com os dados do jogo, mas precisam seguir algumas regras para ganhar. O fator quebra-cabeças do jogo é reunir os dados para construir os vitrais.

image-7-2814694-3992346
Distribuído no Brasil pela Galápagos Jogos

Mansions of Madness: Second Edition

Jogo em equipe/cooperativo com jogadores com diferentes habilidades, gestão de mão, movimento de área, pegar e entregar, tabuleiro modular, RPG de tabuleiro e rolagem de dados.

Nesse jogo, o aplicativo narra os cenários e coloca os desafios para os jogadores. Eles terão que trabalhar juntos para desvendar os mistérios. O fator quebra-cabeças é exatamente em reunir essas informações para desvendar o mistério.

A edição antiga desse jogo não possuía aplicativo, onde um dos jogadores assumia o papel de “guardião”.

image-74-4744327-1606991
Distribuído no Brasil pela Galápagos Jogos

Fim do Texto – Jogos de Quebra-Cabeça

Obrigado por ter lido até aqui. Espero que tenha gostado do texto Jogos de Quebra-Cabeça. Esquecemos algo que deveria ter sido comentado? Por favor, comente logo abaixo.

Coloque o MaisRPG em seus favoritos, assine nossas redes sociais, e não esqueça de compartilhar esse e outros artigos do site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20