Jogos de Tabuleiro: o que são os board games?

Jogos de tabuleiro o que sao os board games
Jogos de tabuleiro o que sao os board games

Conheça sobre os jogos de tabuleiro, antigos e modernos, e a onda denominada board games.

jogos de tabuleiro

Jogos de Tabuleiro: o que são os board games?

Jogos de tabuleiro são jogos de mesa que são dispostos peças em um painel chamado tabuleiro. Nesse tabuleiro, existem marcações de acordo com o próprio jogo e regras, e o objetivo é definido conforme ações tomadas pelos jogadores. Acessórios para aleatoriedade, como dados ou cartas, são normalmente usados, e em sua maioria, vence quem atingir o principal objetivo do jogo.

De cerca de 5.000 anos antes da nossa era comum, até os dias de hoje, temos centenas – ou milhares – de exemplares de jogos de tabuleiros. De vários formatos, de várias nacionalidades, de vários objetivos e temas, os jogos de tabuleiro estiveram presente na ascensão e queda de várias civilizações, até decidindo sobre destinos, e sendo utilizados desde reis até plebeus.

História dos Jogos de Tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são parte de várias culturas antigas espalhadas pelo mundo. Muitos sítios arqueológicos explorados tem exemplos de jogos de tabuleiro ou peças achadas, e documentos antigos encontrados possuem regras de jogos perdidos.

Registros mais antigos de jogos de tabuleiro datam aproximadamente 5.500 aEC (antes da Era Comum, ou 3500 a.C.). O mais antigo documento informando sobre jogo de tabuleiro foi encontrado nos resquícios da civilização Jiroft, onde hoje é o Iran.

Já no Egito, foi achado o Senet, dentro de catacumbas das pré-dinastias e na primeira dinastia do Egito. Senet é o jogo mais antigo já encontrado. Ele está presente em um afresco na tumba de Merknera (entre 3300 a 2700 a.C.).

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Jogo de tabuleiro Senet.

Outros jogos possuem origens tão antigas quanto, e quase todo mundo conhece-os:

  • O gamão, surgiu na Mesopotâmia há mais de 5000 anos atrás.
  • Xadrez, Pachisi e Chaupar são originários da Índia.
  • Go e Liubo são originários da China.
  • Patolli é originário dos Astecas na América Central.
  • O Jogo Real de Ur foi encontrado nas Tumbas Reais de Ur, na Mesopotâmia.

Muitos jogos foram aprimorados com os séculos, alguns foram ainda inventados. Uma curiosidade é que, em Portugal por exemplo, os jogos de tabuleiro são catalogados desde o império romano.

No Brasil, herdamos muitos jogos de tabuleiro europeus, vindo da colonização de Portugal, como também temos exemplos de jogos nativos, como o Jogo da Onça, possivelmente herdado dos Incas.

Jogos de Tabuleiro e a Atualidade

A febre de jogos de tabuleiro começou mesmo ainda no final do século XIX, e com a produção em massa do século XX, os jogos de tabuleiro ficaram mais acessíveis e populares. Hoje, é raro alguma família não ter pelo menos um jogo de tabuleiro em casa.

Em 1990, teve um aumento considerável de jogos de tabuleiro, de diversos tipos, e fugindo do convencional. 1990 para cá é considerado a era dos jogos de tabuleiro modernos, com regras mais diversificadas, estilo de jogos dos mais diferentes, e de vários formatos e tipos.

No século XXI, os jogos ficaram cada vez mais populares, e na última década está tendo uma procura massiva, indo na contramão da tecnologia de entretenimento e jogos. Muitas pessoas estão preferindo jogos de tabuleiro modernos à jogos de computador, pelo simples fato que é mais divertido jogar junto do que jogar na impessoalidade da frente de uma tela de computador. A esses jogos modernos, os jogadores e geeks chamam-os pelo nome em inglês: board games.

Como funcionam os Jogos de Tabuleiro?

Todos os jogos de tabuleiro usam as premissas de sorte, estratégia e diplomacia, em menor ou maior grau, retirando ou colocando elementos.

Em jogos com dois participantes, certamente um irá perder, para um dos fatores envolvidos (sorte ou estratégia). Já com jogos com mais de dois jogadores, os três fatores podem ser usados.

Em jogos de tabuleiro modernos, o fator sorte é minimizado, e a estratégia ou diplomacia ficam em primeiro plano.

E finalmente, em jogos cooperativos, onde o objetivo é derrotar o jogo e não os outros jogadores, todos os fatores são utilizados contra o tabuleiro, onde a sorte volta com força para que certa ação que o tabuleiro tome não comprometa a ação dos jogadores.

Premissa de Sorte

Jogos que utilizam a sorte possuem vários instrumentos para dispor desse fator. O mais comum são os dados, que são rolados, e valores precisarão ser atingidos para se conseguir avançar no jogo.

Outro instrumento de sorte utilizado são as cartas, onde cada uma pode ter ações ou efeitos que influenciam no jogo e na tomada de ações.

Outros diversos mecanismos de sorte podem existir, como em jogos de destreza, a sorte é basicamente testada pela habilidade manual do jogador.

E finalmente, a sorte pode ser lançada ao se sortear peças para se colocar no jogo, de maneira aleatória ou simplesmente pegando às cegas.

Premissa de Estratégia

A estratégia parte para o entendimento das regras e como usá-las para poder dominar o jogo. Normalmente o próprio jogo de tabuleiro sugere estratégias para atingir o objetivo, mas os jogadores precisam criar em cima dessas dicas para poder alcançar o objetivo mais rápido e primeiro do que os demais.

Em jogos que usam a premissa da estratégia, as ações podem ser inúmeras, incontáveis e das mais diversas. Um mesmo jogo pode ter várias ações e desenvolvimentos, e raramente ações que atingem o objetivo se repetem de uma vez de jogo a outra.

Premissa de Diplomacia

Diferente da sorte ou da estratégia, a diplomacia parte do próprio jogador utilizar de sua fala ou ações para convencer os outros jogadores, de forma a que eles cooperem com o jogador em si, ou que eles sejam enganados para que o jogador ganhe.

Nesses tipos de jogos, o blefe é valorizado, mas também em jogos que vários jogadores podem ganhar juntos, a diplomacia vira estratégia para ganhar.

Em jogos que valorizam a diplomacia, ele consegue transformar o jogo além do próprio tabuleiro, onde este é importante ainda, mas a desenvoltura do jogador também conta bastante.

Exemplo de jogos de tabuleiro que usam as premissas básicas

Alguns jogos usam pelo menos uma das premissas apresentadas, mas não são necessariamente exclusivas. Abaixo temos alguns exemplos de jogos presentes no mercado brasileiro:

Apenas Sorte

Jogo da Vida, Scrabble, Zombie Dice.

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Zombie Dice distribuído pela Galápagos Jogos
Sorte e Estratégia

Seasons, Dominion, Monopoly, War.

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Monopoly distribuído pela Hasbro
Sorte e Diplomacia

Coup, The Resistance.

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Coup distribuído pela Mandala Jogos
Apenas Estratégia

Xadrez, Smallworld

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Smallworld distribuído pela Galápagos Jogos
Estratégia e Diplomacia

A Guerra dos Tronos Boardgame

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A Guerra dos Tronos distribuído pela Galápagos Jogos
Apenas Diplomacia

Lobisomem por Uma Noite.

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Lobisomem por Uma Noite distribuído pela Funbox Jogos
Sorte, Diplomacia e Estratégia

Colonizadores de Catan, Eldritch Horror, X-COM Boardgame.

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Colonizadores de Catan distribuído pela Grow

Mecânica dos jogos de tabuleiro

Existem diversos jogos de tabuleiro no mercado, com várias mecânicas e premissas, importados ou nacionais, mas o que unem eles são algumas similaridades em questão de jogabilidade, regras e público-alvo. As mecânicas são das mais diversas, mas vamos elencar abaixo algumas das mais conhecidas:

Jogos de Ação por Movimento Programado

Jogos no qual as peças adversárias ou os jogadores possuem movimentos já pré-determinados. Exemplo: Aztralia, Torres, As lendas de Andor.

Jogos de Ação Simultânea

Jogos que os jogadores escolhem suas ações e as revelam ao mesmo tempo. Exemplo: Twilight Struggle, Gloomhaven, 7 Wonders.

Jogos de Alocação de Trabalhadores

Jogos que os jogadores colocam peças “trabalhadoras” para realizar efeitos determinados onde elas são alocadas. Exemplo: Lords of Waterdeep, Stone Age, Agricola.

Jogos de Apostas

Jogos onde os jogadores apostam peças, acreditando possuir ações no qual ganhem a aposta. Exemplo: Parcheesi, Camel Up, Gugong – A Cidade Proibida.

Jogos de Atuação

Jogos que os jogadores interpretam personagens ou fingem ser um tipo de personagem em específico. Ver também Jogos de RPG. Exemplo: The Resistance, Mysterium, Saboteur.

Jogos de Blefe

Jogos onde a principal ação é blefar para não ser derrotado. Exemplo: Battlestar Galactica – The Board Game, A Guerra dos Tronos – The Board Game, Coup.

Jogos de Campanha

Conhecido como jogos Legacy, são jogos que possuem roteiros para uma história de jogadas interligadas. Exemplo: Pandemic Legacy, Doom – The Board Game, Mice and Mystics.

Jogos de Batalhas Dirigidas por Cartas

São jogos no qual as batalhas são decididas pelas cartas que os jogadores possuem e usam. Exemplo: Sword & Sorcery, Memoir’44, Last Friday.

Jogos de Cantar

Nesses jogos, os jogadores tem que cantar para atingir seus objetivos e pontos. Exemplo: Pablo, Desafino, Canta Aí.

Jogos de Cerco de Área

Jogos desse tipo de mecânica consistem em ocupar a área do tabuleiro com suas peças, para conquistar o maior espaço ou território possível, ou ainda ganhar pontos impedindo que o oponente ganhe território. Exemplo: Go, Mexica, Blokus.

Jogos de Colecionar Componentes

Jogos com essa mecânica ou objetivo, tem como base ações no qual os jogadores colecionam componentes ou tomam ações para pegar componentes. Exemplo: Terraforming Mars, Five Tribes, Wingspan.

Jogos de Colocação de Peças

Nesse jogo, os jogadores colocam peças do tabuleiro, para irem completando ele, ganhando pontos conforme colocam obedecendo regras ou locais específicos. Exemplo: Great Western Trail, Azul, Ticket To Ride.

Jogos Cooperativos

Jogos cooperativos são jogos que os jogadores enfrentam o tabuleiro. O tabuleiro passa a ser um jogador concorrente, com suas próprias ações, e os jogadores terão que se unir para vencê-lo. Exemplo: Pandemic, Eldritch Horror, Zombicide.

Jogos de dedução

Nesse tipo de jogo, os jogadores terão que deduzir, por meio de pistas ou ações, o alvo do jogo como o inimigo, ou quem é o culpado, ou qual é a carta do adversário, etc. Exemplo: Dixit, Codenames, Love Letter.

Jogos de desenhar

Jogos no qual os jogadores terão que desenhar para demonstrar algo, adivinhar algo, ou ter uma imagem parecida com o que é solicitado no jogo. Exemplo: Cartógrafos, Stickman, Sudokiller.

Jogos de desenhar rota com lápis

Similar ao jogos de desenhar, mas nesses jogos os jogadores terão que ligar pontos no tabuleiro (que normalmente é rabiscável). Exemplo: Loony Quest, Dampfross, Imagem e Ação.

Jogos de controle e influência de área

Nesse jogo, os jogadores buscam ter controle ou influencia de determinadas peças, procurando ter o controle da maioria. Exemplo: Terra Mystica, Twilight Imperium, Scythe.

Jogos de baralho e peças

Aqui os jogadores terão um conjunto inicial de peças ou cartas, e vão ao longo do jogo adicionando ou escolhendo quais melhores peças/cartas conforme adquirem recursos ou fazem ações para ter essas peças/cartas. Exemplo: Dominion, Ascension, Dice Forge.

Jogos de construção de rotas

Nesses jogos, os jogadores utilizam peças para construir rotas no tabuleiro. Exemplo: Power Grid, Keyflower, Projeto Gaia.

Jogos de Eliminação de jogadores

Nesse tipo de jogo, os jogadores vão tirando um a um, até restar apenas um jogador, o vitorioso. Exemplo: King of Tokyo, Neuroshima Hex! 3.0, Masmorra de Dados, Skull.

Jogos de Especulação Financeira

Parecido com jogo de apostas, nesses tipos de jogos os jogadores especulam valores de peças, investem em determinadas peças ou ações, e/ou comprar peças e aguardam elas valorizarem enquanto o jogo avança. Exemplo: The Gallerist, Jaipur, Last Will.

Jogos de force sua sorte

Nesse tipo de jogo, os jogadores apostam contra sua própria sorte, usando de ações ou simplesmente de recursos que dispõem. Exemplo: The Godfather, Quartz, Abyss.

Jogos de Gestão de Mão

Jogos que utilizam cartas para se jogar em sequência, fazer combos de ações e cartas, ou juntar um certo número de cartas para ter vantagens táticas, usando-as ou mostrando-as. Exemplo: Lisboa, Trajan, Rising Sun.

Jogos de Impulso de área

Jogos com essa mecânica consistem em mover peças em grupos ou com o auxílio de uma peça líder, onde jogadores alternam ações e movem unidades. Normalmente, são jogos onde peças se enfrentam. Exemplo: Star Wars – Rebellion, War, Richard III – The War of the Roses.

Jogos com jogadores de diferentes habilidades

Nesse tipo de jogo, os jogadores possuem diferentes papeis e habilidades, com caminhos distintos para a vitória. Exemplo: Mage Knight, Clãs da Caledônia, Mansions of Madness.

Jogos em equipe

Nesses jogos, os jogadores formam equipes para vencer os outros ou o tabuleiro. Exemplo: Sword & Sorcery, Star Wars – Imperial Assault, The Resistance – Avalon.

Jogos de leilão

Como o próprio tipo de jogo diz, aqui os jogadores leiloam peças, ações ou cartas, e ganha quem fizer o maior lance. Exemplo: Cyclades, Guerra dos Tronos – Board Game, Cuba.

Jogos de linha de tempo

Nesse tipo de jogo, os jogadores definem quem joga por uma espécie de grid ou posição de jogar, onde normalmente o último é o primeiro. Pode ter ações ou compra de lugares, que é definido pelas regras do próprio jogo. Exemplo: Viticulture, SeaFall, Tokaido.

Jogos de marcadores e hexágonos

Jogos desse tipo consistem em colocar marcadores em mapas formados por hexágonos. Exemplo: Drillit! A Fuga da Montanha de Cristal, Ace High, Heroes of Normandie.

Jogos de Memória

Nesse jogo, os jogadores devem memorizar peças ou cartas na mesa ou nas mãos dos jogadores. O objetivo é forçar a memória dos locais, peças ou figuras. Exemplo: Alquimistas, Survive – Fuga de Atlântida!, Colt Express.

Jogos de Mercado de Ações

Parecido com jogo de leilões, nesse caso os jogadores devem investir em ações e especular com variações de preços dessas ações. Exemplo: Mombasa, Panamax, 1920 Wall Street.

Jogos de movimento de área

Nesses jogos, o tabuleiro é dividido em áreas, e as peças são movidas para dentro ou fora dessas áreas. Exemplo: Guerra do Anel, Root, Eclipse.

Jogos de movimento em grades

Aqui peças são movidas em uma frande grade que é o tabuleiro, e as peças não precisam necessariamente ter movimentos únicos. Exemplo: Arcadia Quest, Xadrez, Takenoko.

Jogos de movimento ponto-a-ponto

Nesse jogo, os jogadores movimentam ou ocupam locais do tabuleiro com peças que podem ser locais ou personagens. Normalmente interligados por linhas, esses pontos podem ser movidos ou ações executadas quando ligados esses pontos por essas linhas. Exemplo: As Viagens de Marco Polo, Orléans, Lewis & Clark.

Jogos de Narração de histórias

Jogadores recebem conceitos básicos, dentro de peças ou cartas, com imagens ou frases, e precisam contar uma história. Exemplo: T.I.M.E. Stories, This War Is Mine – The Board Game, When I Dream.

Jogo de negociação

Nesses jogos, os jogadores trocam itens entre si, como recursos ou peças. Exemplo: Clash of Cultures, Catan – O Jogo, Sid Meier’s Civilization – The Board Game.

Jogos de ordem de fases variável

A mecânica desses jogos consistem que as ordens e fases variam em cada rodada, por motivo de compras, leilões ou negociação entre jogadores. Exemplo: Puerto Rico, Grand Austria Hotel, Race for the Galaxy.

Jogos de papel e caneta

Nesse jogo, o uso dessas ferramentas são essenciais para anotar, reunir dicas e atingir o objetivo. Exemplo: EXIT, Scotland Yard, Clue (Detetive).

Jogos de pedra, papel e tesoura

Não necessariamente ligado ao Jo-ken-po, consistem em características, ações ou peças, no qual um tipo vence do outro e perde de outro, como no pedra-papel-tesoura. Exemplo: Heróis de San Vilano, Age of Mythologt – The Board Game, Super Trunfo.

Jogos de pegar e entregar

Nesses jogos, o jogador pega um item ou recurso no tabuleiro, e o leva para outra parte dele. Exemplo: Merchants & Marauders, Broom Service, Lords of Xidit.

Jogos de posicionamento secreto

Nesse jogo, os jogadores não compartilham informações, possuem posições secretas ou ações secretas. Exemplos: Android – Netrunner, Interpol, Last Friday.

Jogos de reconhecimento de padrão

Similar mas não necessariamente ligado à memória, os jogadores precisarão reconhecer padrões em números, imagens ou cores para poder realizar a jogada. Exemplo: Um Banquete a Odin, Potion Explosion, Dobble (Spot it!).

Jogos de rolagem de dados

Como descrito, jogos que rolam dados e dependem quase que exclusivamente da sorte. Exemplo: Sagrada, Formula D, Seasons.

Jogos de rolar e mover

Nesses jogos, os jogadores rolam dados e movem peças. Exemplo: Last Night On Earth, Gamão, Imagem & Ação.

Jogos de RPG

Jogos de interpretação de papeis, em sua essência, são originários de jogos de guerra de miniaturas. Você pode saber mais aqui. Exemplo: Dungeons and Dragons (tanto o RPG quanto o jogo de tabuleiro).

Jogos de seleção de cartas

Nesses jogos, os jogadores selecionam cartas de uma lista ou amostragem curta de cartas de uma área comum. Exemplo: Splendor, Bunny Kingdom, Sushi Go Party!

Jogos de simulação

São jogos que simulam eventos ou situações. Exemplo: Flash Point – Ao Resgate, Futebol de Botão, Plague Inc – The Board Game.

Jogos de sistema de pontos de ação

Em jogos com essa mecânica, os jogadores possuem um certo número de ações, no qual vão gastando até não ter mais e não puderem mais realizar ações. Exemplo: Blood Rage, Kemet, Bullfrogs.

Jogos de sistema por impulsos

Jogos que resolvem ações simultaneamente, utilizando líderes e ações em campo de batalha, de forma uniforme. Exemplo: Arkham Horror, BIOTIX, Castle Panic.

Jogos de tabuleiro modular

Nesses jogos, o tabuleiro possui peças que, juntas, formam um grande tabuleiro. Cada sessão do jogo é um jogo diferente por causa do tabuleiro, permitindo estratégias ou interpretações de mapa diferentes. Exemplo: O Senhor dos Anéis – Jornada na Terra Média, Dominant Species, Forbidden Stars.

Jogos de tempo real

jogos que as ações dos jogadores são tomadas ao mesmo tempo e em tempo real. Exemplo: Magic Maze, Galaxy Trucker, X-COM – The Boardgame.

Jogos de “toma essa”

Esses jogos consistem em ações que os jogadores tomam para atacar diretamente outros jogadores, fazendo-os perder recursos ou pontos de vida, e consequentemente, impedindo-os de prosseguir no jogo ou ganhar. Exemplo: Magic – The Gathering, Munchkin, The Cook-off.

Jogos de votação

Os jogadores votam para determinar certas situações, ações ou eventos. Exemplo: Dead of Winter – Um Jogo das Encruzilhadas, Abstratus, Lobisomem Por Uma Noite.

Jogos de vazas e truques

Nesse jogo, os jogadores descartam peças ou cartas que ficam dispostos no centro da mesa, conhecido como “vaza” ou “morto/cemitério”, e outros jogadores podem pegar ou ganhar a vaza, conforme sequências ou ações que habilitem tal ação. A captura da vaza pode ser bom ou ruim, dependendo do jogo. Exemplo: Loot, Robin Hood, Warzoo.

Fim do Texto – Jogos de Tabuleiro: o que são os board games?

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O que é um jogo de tabuleiro?

Um jogo de tabuleiro é um jogo para um ou mais jogadores jogado com tabuleiros de madeira,xamex, papel ou até mesmo pano. Os jogos de tabuleiro podem requerer apenas sorte ou conhecimento, estratégia ou memória.

Como jogar o jogo de tabuleiro?

Objetivo do jogo Percorrer o tabuleiro todo e chegar primeiro com as sete peças à casa que fica entre os pontos de partida. Regras Um dado determina o número de casas que o jogador deve percorrer a cada jogada. Cada casa só pode ser ocupada por mais de uma peça caso elas pertençam ao mesmo jogador.

Quais são as estratégias de jogos de tabuleiro?

Jogo de estratégia é uma categoria de jogos (sejam de tabuleiro, de cartas, de videogames ou de computador) em que a habilidade dos jogadores em tomar decisões estratégicas supera a sorte como factor de determinação do jogador vencedor.

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