Conheça os jogos festivos, ou party games, onde a interatividade e a quantidade de pessoas é o diferencial.

jogos-festivos-1024x1024-2343794-4094859

Jogos Festivos ou Party Games

Os jogos de tabuleiro normalmente tem quantidades de jogadores entre dois a quatro integrantes, ou quando tem um (solo ou cooperativos), ou até no máximo 6 para jogos mais complexos. Essa barreira é rompida com os jogos festivos, ou party games.

Como funcionam os jogos festivos

Como o próprio nome diz, os jogos festivos são jogos simples, de alta interação entres os jogadores, em algumas vezes sem um objetivo concreto de ganhar ou perder, e normalmente envolve um grande número de jogadores.

Os jogos festivos são normalmente bem simples de jogar, com poucas regras, e atraem os jogadores pelos visuais, as vezes bem elaborados ou as vezes bem simples. Alguns podem comportar facilmente 6 ou 8 jogadores, e alguns podem chegar as dezenas de integrantes.

Alguns jogos podem ter um objetivo específico, que pode ser facilmente conseguido, ou outros que precisam de ajuda de grupos. Mas o mais importante é a capacidade de interação dos jogadores, sejam eles jogando contra os outros ou em grupos para ganhar juntos.

Diferença entre jogos festivos e jogos de entrada

Não existe uma diferença bem concreta entre jogos festivos e jogos de entrada, pois muitos jogos festivos são jogos de entrada. A diferença mais marcante é a quantidade de jogadores, pois em ambos os tipos de jogos, as regras são as mais simples possíveis para encantar novos jogadores.

Nos jogos festivos, é fácil vários jogadores participarem, e não importa se algum nunca jogou algum jogo de tabuleiro ou não, pois com a simplicidade das regras, todos podem ter a mesma chance de ganhar.

A quantidade de vezes, ou a chamada rejogabilidade, é um fator marcante entre esses jogos. Nos jogos de entrada, é possível jogar várias vezes em uma mesma sessão de jogos, mas nos jogos festivos, a repetição pode ter mais quantidade.

Nos jogos de entrada, o fator tempo pode pesar mais do que os jogos festivos. Esses últimos, o tempo pode ser mais rápido, o que pode ocasionar em várias partidas.

Claro que o tempo não é uma regra para nenhum dos tipos dos jogos apresentados. Existem jogos festivos que podem durar horas para concluir, enquanto jogos de entrada serem bem rápidos.

Não é a toa que é complicado discernir um jogo de entrada de um jogo festivo, pois a linha entre eles é bem tênue.

Exemplo de Jogos Festivos ou Party Games

Dobble (Spot it!)

Jogo de reconhecimento de padrão e em tempo real. Tenha velocidade e percepção para notar quais imagens são iguais. Existem várias versões com vários temas (Números, Animais, Criaturas Aquáticas, Figuras Diversas). O diferencial desse jogo é que existe várias modalidade de jogar, excelente em festas no qual tenham crianças e adultos que podem jogar no mesmo nível.

image-58-3893798-5690498
Distribuído no Brasil pela Galápagos Jogos

The Resistance

Jogo de equipe com ação simultânea, votação, atuação, jogadores com diferentes habilidades, blefe e dedução. Em um cenário de trama e traição, os jogadores precisam completar missões entregues pelo líder, mas existem traidores entre eles que sabotarão as missões. Depois de algumas rodadas, se as missões forem cumpridas ganham os rebeldes da Resistência, se não, ganha os Espiões Imperiais.

image-6-7030519-7080660
Distribuído no Brasil pela Galápagos Jogos

Ca$h ‘n Guns

Jogo de ação simultânea, eliminação de jogadores que possuem diferentes habilidades, negociação, blefe e ação de “toma essa”. Depois de um assalto bem sucedido, os gangsters terão que dividir o dinheiro, mas parece que essa divisão não será igual. Os jogadores precisam saber o que escolher, pois alguém poderá roubá-lo.

cashngun_redbox-9027551-6963219
Distribuído no Brasil pela RedBox

Fim do Texto – Jogos Festivos ou Party Games

Obrigado por ter lido até aqui. Espero que tenha gostado do texto Jogos Festivos ou Party Games. Esquecemos algo que deveria ter sido comentado? Por favor, comente logo abaixo.

Coloque o MaisRPG em seus favoritos, assine nossas redes sociais, e não esqueça de compartilhar esse e outros artigos do site!