Mago RPG – Mago: A Ascensão

mago rpg

Mago: A Ascensão (Mago RPG) foi o terceiro livro da linha Mundo das Trevas, e que revolucionou a forma de interpretar e moldar a realidade do cenário. Conheça-o nesse artigo.

Mago: A Ascensão (Mago RPG)

Mago: A Ascensão (Mage: The Ascencion) é um RPG de fantasia urbana, onde os jogadores interpretam magos, os maiores seres sobrenaturais do cenário do Mundo das Trevas, e veio para adicionar mais personagens a esse cenário, como seus outros módulos como Lobisomem: O Apocalipse, e Vampiro: A Máscara.

História do Mago: A Ascensão (Mago RPG)

Lançado em 1993 pela White Wolf, 3ª livro da sequência iniciada por Vampiro (em 1991), e Lobisomem (em 1992), esse cenário veio para integrar a tríade de seres sobrenaturais que dominam o mundo punk-gótico criado por Mark Rein°Hagen. Ao contrário dos outros 2 módulos, esse foi planejado por diversos escritores da White Wolf, como Stewart Weick e Bill Brigdes, e conta com várias explicações (do ponto de vista dos Magos) sobre a realidade do cenário.

Os magos, conhecidos como magi, possuem a capacidade de moldar a realidade ao seu bel-prazer, mas com um custo que pode destruir a vida deles. Reunidos em facções (chamadas tradições), cada uma possuem focos em poderes específicos, e encaram a realidade de uma forma completamente diferente uma da outra. Todos os magos procuram o poder supremo, ou Ascensão, mas estão presos em tramas políticas e rivalidades, ao mesmo tempo que a realidade pode ser despedaçada por um magi descuidado, ou por criaturas que buscam com que os magi não existam mais, e sim que a tecnologia se sobressaia.

Ao contrário de outros jogos de RPG, a interpretação dos poderes podem gerar diversos efeitos, ao contrário dos regrados por sistemas que utilizam a magia. Aqui, o mais iniciante dos magos tem poder para moldar a realidade com a facilidade que outras criaturas não teriam, o que os tornam antagonistas perigosos.

Mago RPG seguiu a sequência de publicações dos seus módulos irmãos, com uma segunda edição lançada em 1995, uma edição revisada em 2000, e como todos, o fim da linha editorial em 2004, onde aconteceu o “apocalipse” para todos os módulos e monstros sobrenaturais.

Ele foi sucedido editorialmente por um novo cenário, o Mago: O Despertar (Mage: The Awakening no original), e como todos os outros da linha Crônica das Trevas, teve seus novos jogadores, mas não cativaram os jogadores antigos e fãs do cenário Mundo das Trevas antigo.

Mago: A Ascensão (Mago RPG) hoje

Uma versão de aniversário de 20 anos também foi lançada, seguindo o V20 e o W20, o M20 foi lançado pela Onyx Path em 2015, tendo a atualização da história que teria sido terminada em 2004.

Até o momento, não se tem notícia de algum lançamento da 5ª edição, como foi feita com o Vampiro. Como todos os fãs da linha Mundo das Trevas, se espera que todos os livros/módulos sejam lançados como foi na década de 1990.

Como jogar Mago: A Ascensão (Mago RPG)

Antes de começar, pedimos para ver nosso artigo de Como jogar RPG de Mesa, para se preparar para jogar este famoso RPG.

A linha de Mago RPG tem dezenas de livros e suplementos, mas o livro básico já fornece como construir os personagens, a ambientação e regras essenciais para se jogar. Mas como uma série de livros de romance no qual você almeja saber mais e mais sobre a história do jogo, os jogadores ficam compelidos a comprar mais e mais suplementos para saber mais o desenvolver do cenário proposto. Muitos suplementos criam expectativas sobre certos personagens, suas características, e suas afiliações (tradições).

Jogabilidade de Mago: A Ascensão (Mago RPG)

Todas as edições de Mago: A Ascensão consiste em jogar vários dados para alcançar um número de desafio, e pela quantidade de dados que batam ou passe esse número, é considerado sucesso. Se a jogada dos dados for inferior ao número proposto, é considerado uma falha. Existem a possibilidade dessas jogadas resultarem um sucesso pleno (ou decisivo) ou uma falha desastrosa (ou crítica).

Este RPG usa um conjunto de dados especiais (chamado kit de dados), os mesmos usados em Vampiro: A Máscara e todos os livros básicos da linha Mundo das Trevas/Crônica das Trevas. Se quiser saber sobre diferentes kits de dados, acesse esse artigo aqui. Para jogar você precisará de um conjunto com dados de 10 faces (d10). É pedido que cada jogador e mestre tenha pelo menos 10 dados desses.

Mago: A Ascensão (Mago RPG) no Brasil

A linha antiga e nova do Mago RPG era distribuída pela Devir, mas desde a primeira metade da década de 2010, os livros não estavam mais sendo distribuídos. Cogitou-se que seria lançado o M20 por aqui, mas nada concluso.

A linha de Mago não foi tão explorada comercialmente aqui no Brasil, onde foi lançado poucos livros em contraparte dos lançados pelas outras linhas editoriais.

Como não temos notícias de uma nova edição de Mago RPG, resta apenas aguardar que a Modiphius, atual responsável pela linha editorial do Mundo das Trevas, faça uma revisão e lançamentos desse tão aclamado jogo de RPG.

Fim do texto – Mago: A Ascensão (Mago RPG)

Obrigado por ter lido até aqui. Espero ter gostado do nosso artigo sobre Mago: A Ascensão (Mago RPG). Veja mais das nossas matérias nesse link.

Qual a data de lançamento de Mago RPG – Mago: A Ascensão?

O jogo foi lançado em 1993.

Quais os designers do game?

Designer: Andrew Greenberg, Stewart Wieck, Sam Chupp, Steve Wieck, Bill Bridges, Brian Campbell

Qual a história do game?

Mago: A Ascensão é um RPG de horror pessoal que fala sobre magos na era moderna lutando pela sobrevivência e pela busca da iluminação, ou seja, fantasia urbana.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20