Metal Gear – A Ordem cronológica da franquia

Metal gear é uma das franquias mais consagradas na industria dos games por vários motivos, sendo pelo incrível e ao mesmo tempo complexo enredo, pelos personagens marcantes, pelas referencias históricas e por ser o Pai da gênero stealth.

Metal Gear foi escrito e dirigido pela lenda Hideo Kojima, mas por ser ter um enredo complexo Metal gear tem uma cronologia muito bagunçada e neste post iremos explorar mais desta cronologia.

Metal Gear

Se você teve ou tem interesse pela saga mas não sabe por onde começar a jogar sem se perder com a historia, este post vai te dar uma força, vamos explicar a ordem correta de acordo com o enredo.

Vale lembrar que pode não fazer sentido no inicio mas com o tempo é certo que você vai compreender essa maravilha de saga, sendo assim vamos começar.

1 – Metal Gear Solid 3 : Snake Eater

Você já percebe que a cronologia é bagunçada quando o primeiro game da franquia é o terceiro, Metal Gear Solid 3 Snake Eater foi lançado em 2004 para o Play 2 e 3DS mais tarde recebendo uma versão remasterizada para o Play 3 e em 2018 recebendo uma versão em HD novamente para o Xbox one.

O game se passa em 1964 no auge da Guerra Fria, O protagonista Naked Snake que é um boina verde que ingressou na unidade Fox, mostrando um ótimo destaque e sendo escalado para uma missão de resgate pelo seu lider Tenente Major Zero, nessa missão de resgate.

Naked Snake ou apenas Snake, encontra o prisioneiro mas na volta sua mentora u conhecida como “The Boss” aparece e impede que Snake conclua sua missão, The Boss é mulher lendária no exercito, conhecida por completar dezenas de missões com completo exito e sendo condecorada por um posto de alto escalão no exercito americano.

ry1PUMl
Todos os direitos reservados a Konami

The Boss vira a casaca e fica do lado dos soviéticos na guerra fria, ele vira um alvo para ser eliminado pelo exercito americano e como apenas o Snake viu ela virando uma traidora, tinha que ser ele para concluir essa missão, missão essa batizada de Snake Eater.

O enredo não é tão simples como parece, na verdade só no inicio tem muita coisa pra explicar pra saber exatamente do porque o Snake precisa fazer essa missão, do porque ser uma missão extremamente importante e do porque os Estados unidos precisar eliminar a The Boss.

Mas pra explicar isso vai demorar muito tempo, então para um melhor entendimento do assunto clique aqui.

2 – Metal Gear Solid : Portable Ops

Com o nome sendo um trocadilho para o console que ele iria ser lançado, ou seja, o Playstation Portable, Metal Gear : Portable Ops foi lançado em 2006 mas se passa em 1970, logo apos Snake Eater, Snake Se tornou Big Boss.

O termo “Big Boss” é a maior condecoração que algum soldado pode receber, o próprio presidente dos estados unidos deu essa condecoração para o Snake agora como Big Boss, pelo grande feito que aconteceu no final do MGS 3.

Mas Big Boss inicialmente não aceita essa condecoração, ele recebe do presidente mas depois de um tempo já sendo conhecido como Big Boss ele não aceita que as pessoas o chamem assim, ele viu algo no final de MGS 3 que o deixei assim.

Em Portable Ops Big Boss é sequestrado pela Unidade Fox, pois é, a mesma que o próprio Big Boss estava, depois da operação Snake Eater, a Fox começou a ser vista como uma ameça a paz pela CIA, então Big Boss é sequestrado na esperança dele falar sobre o legado dos filósofos ou melhor Philosophers Legacy.

Esse legado são na verdade Bilhões de dólares que a organização dos Philosophers tinha deixado, o jogo começa com o Boss sendo interrogado pelo tenente Cunningham, não é mais o Major Zero, Cunningham está a procura pelo legado e aparentemente o Big Boss sabe de alguma coisa, a partir dai é spoiler então descubra jogando.

Metal Gear Solid Portable Ops cover wallpaper mgsfob.blogspot.com .br
Todos os direitos reservados a Konami

Este game tem uma confusão em volta dele, pois Kojima não era mais o diretor do Metal Gear Portable Ops, ele apenas participou da parte da produção do game com Noriaki Yamamoto.

Então muitas pessoas se perguntam se este game realmente faz parte da cronologia, mas em entrevista Kojima afirma que Portable Ops tem um ótimo enredo e que ele se inspirou bastante neste game pra fazer os próximos.

Então de forma meio que indireta ele confirmou que sim faz parte da cronologia, mas ainda há bastante controversa neste game, não estou falando que ele ruim, longe disso o Metal Gear Portable Ops é maravilhoso, mas tem bastante coisa a ser explorada nesse assunto.

3 – Metal Gear Solid Peace Walker

Desta vez sendo dirigido, produzido e escrito pelo Kojima e como novamente Shuyo Murata como escritor auxiliando na produção, Metal Gear Peace Walker foi lançado em 2010 inicialmente para o Playstation Portable mais tarde recebendo uma versão para o Play 3 e Xbox 360.

IMG 249217
direitos reservados a konami

Seu enredo se passa em 1974 e se centraliza novamente no lendário Big Boss agora com um exercito privado, sem países, sem fronteiras, sem governos, apenas um exercito sem ter que obedecer a ordens superiores do governo, chamado de Outer Heaven.

Ele junto com Kazuhira Miller criam esse exercito logo apos descobrir sobre uma ameaça nuclear eminente, Boss e Miller vão até a costa Rica para mais informações apos terem sidos contratados para impedir que este perigo e torne algo pior do que parece.

Lá na costa Rica Boss e Miller encontra pela primeira vez uma menina chamada de Paz Ortega Andrade, uma figura bem conhecida na saga, Paz tem o dever fornecer informações, falar mais que isso sobre a historia já é spoiler.

4 – Metal Gear Solid V : Ground Zeroes

Novamente sendo produzido, dirigido e escrito pelo kojima junto com Shuyo Murata novamente, Hidenari Inamura e kenichiro Imaizumi, Metal Gear Solid V : Ground Zeroes foi lançado em 2014 para Play 3, Play 4, Xbox 360, Xbox one e PC tendo apenas uma duração de 1 hora e 30 minutos no máximo, achou estranho? pois é, eu também mas sendo um jogo extremamente curto, ele continua sendo excelente.

14007553952 625e3111cb b

Na Historia somos colocados na pele de Big Boss novamente, o game se passa em 1975, ou seja, 1 anos depois dos acontecimentos em Peace Walker, o jogo te coloca em uma missão tensa, seu objetivo é resgatar Paz e Chico que foram sequestrados pela Cipher, uma organização liderada por um homem chamado apenas de Skull Face.

Falar alguma coisa mais sobre a Cipher já pode ser considerado um Spoiler pelo fato do game ser bem curto, mas o fato dele ser bem curto é pelo game ser um prólogo para o próximo game viria a ser lançado no ano seguinte, Metal Gear Solid V : The Phantom Pain.

5 – Metal Gear Solid V : The Phantom Pain

Sendo a ultima grande obra do Kojima na konami Metal Gear Solid V The Phantom Pain foi lançado em 2015 para Play 4, Play 3, Xbox 360, Xbox one e Pc e sendo dirigido, produzido e escrito pelo kojima, Shuyo Murata novamente, kenichiro imaizumi, Hidenari Inamura, Etsu Tamari, programado por Daizaburo Nakamura, Makoto Sonoyama, Shutaro Lida e Takehiro Nomura, e o responsável pela arte de diversos games da franquia Yoji Shinkawa.

19312849788 991315eec4 c

The Phantom Pain se passa em 1984, 9 anos depois dos acontecimentos do Ground Zeroes, novamente entramos na pele de Big Boss depois do coma em que ele estava, pois é, um coma.

O que aconteceu no final de Ground Zeroes obviamente colocou uma vontade de vingança no Big Boss, MGS V se centraliza exatamente nisso, vingança mas não pense que é uma historia Clichê nem nada disso, MGS V é maravilhoso, ganhou como game de ação de 2015 na the Game Awards e totalmente merecido.

A vingança é contra a Cipher e o homem que lidera Cipher chamado de Skull Face, Cipher no final de Ground Zeroes destruiu a Outer Heaven e matou quase todos os soldados do Boss, mas então Boss e Miller sobrevivem e juram vingança a Cipher, na própria capa do jogo ta escrito “All for revenge” traduzido tudo por vingança.

6 – Metal Gear

Voltamos a 1987, não na historia do game, na realidade mesmo, em 1987 foi lançado o primeiro Metal gear, pois é, o primeiro Metal Gear é o 6 da cronologia, Metal gear foi lançado para o MSX 2 e NES em 13 e julho de 87 e criou uma grande comoção na época por ser diferente da maioria dos games, ele estava a frente da sua época com meca nicas nunca exploradas de maneira profunda.

Metal Gear se passa em 1995, o nosso “novo” protagonista é Solid Snake um novato da agencia de espionagem FoxHound onde seu líder é… advinha quem é, seu líder é Big Boss, Solid Snake é enviado para uma missão batizada de  “Intrude N313” onde ele tinha que se infiltrar em… bem, ele tinha que se infiltrar na Outer Heaven, pois é, aquela mesma que nos lideramos no Metal Gear Solid Peace Walker e Metal Gear Solid V.

maxresdefault 10
Todos os direitos reservados a Konami

Na época a Outer Heaven tinha um poder nuclear gigante então o governo do EUA tinha medo de que esse poder fique fora de controle então o governo contrata a FoxHound para descobrir o que o pessoal da Outer Heaven faz, Big Boss envia inicialmente seu melhor soldado Gray Fox, depois de um tempo infiltrado Gray Fox desaparece e deixa apenas uma mensagem que estava escrito apenas “Metal Gear!”, Big Boss então envia Solid Snake para finalizar a Missão.

7 – Metal Gear 2 : Solid Snake

3 Anos depois de sucesso que foi o primeiro Metal Gear, em 1990 foi lançado Metal Gear 2 : Solid Snake sendo uma continuação que se passa 4 anos depois dos eventos do primeiro Metal Gear, ou seja, em 1999. Antes do lançamento de Metal Gear 2 : Solid Snake tinha sido lançado Metal Gear 2 : Snake revenge que não foi dirigido pelo Kojima e como a gente sabe, Metal Gear sem kojima é raro ser um jogo bom, Snake Revenge não faz parte da cronologia e tudo que acontece neste game não é canônico.

a07bb170c4a36161aa1f8f4859c19794 L
todos direitos reservados a konami

Em Metal Gear 2 : Solid Snake entramos na pele novamente de Solid Snake em uma missão em Zanzibar land e se pra você esse nome for familiar é porque essa ilha realmente existe na região da  Tanzânia. Snake deve se infiltrar em Zanzibar Land para resgatar um cientista chamado de Dr. Kio Marv e eliminar o mais novo Metal Gear que tinha sida batizado como Metal Gear D, um Metal Gear ainda mais poderoso que o ultimo.

8 – Metal Gear Solid

Sendo o primeiro titulo a ser lançado no Play 1 e o primeiro da franquia a se ter no nome Solid como nome principal, Metal Gear Solid foi um marco para a historia dos games, Kojima junto com Motoyuki Yoshioka, Tomokazu Fukushima, Kazunobu Uehara e como artist estreante Yoji Shinkawa, fizeram um game que foi digno de elogios enormes, o game foi lançado em 1998, ou seja, 8 anos depois do ultimo lançado, recebendo mais tarde 2004 versões para o Playstation 3, PSP e PS Vita.

Metal Gear Solid se passa em 2005, ou seja, 6 anos depois dos eventos do Metal Gear 2: Solid Snake e o enredo se centraliza na então ameaça ao mundo a FOXHOUND, a própria vai realizar um ataque nuclear aos EUA se caso não entregarem os restos mortais da Lenda Big Boss, mas espera um momento Big Boss morreu ? é muito difícil explicar então é melhor você descobrir sozinho mesmo jogando.

metal gear solid capa
Todos os direitos reservados a Konami

A FOXHOUND tem homens geneticamente modificas sendo os principais deles o Liquid Snake e Solidus Snake, espera um momento, porque tem tanto snake? agora é o momento para explicar o que é o Les Enfants Terribles. Les Enfants Terribles é um projeto que o La-Li-Lu-Le-Lo realizou com um intuito de clonar a Lenda Big Boss e eles conseguiram, criaram 3 clones, sendo eles Solid Snake, Liquid Snake e Solidus Snake, pois é Solid Snake é um clone do Big Boss.

A missão de Solid snake agora é resgatar as pessoas que a FOXHOUND está usando como reféns, O coronel Roy campbell fez o pedido a Snake porque um dos reféns é a sobrinha do coronel, Snake também tem que se infiltrar na FOXHOUND e neutralizar a ameaça.

9 – Metal Gear Solid 2 : Sons of Liberty

Com um novo Hardware sendo na epoca o play 2, o Kojima e sua equipe podia fazer algo melhor ainda que Metal Gear Solid, então nasceu Metal Gear Solid 2 : Sons of liberty, novamente pela sei lá qual vez, Kojima inovou o mundo dos games, Sons of liberty tem visuais estonteantes pra época e até hoje é bonito, Metal Gear Solid 2 foi lançado em 2001 para o play 2 mais tarde recebendo portes para o Play 3, PC, Xbox 360 e PS VITA.

thumb 1920 1043250
Todos direitos reservados konami

Metal Gear Solid 2 : Sons of Liberty se passa em 2007 e incialmente a gente vai jogar com o Snake mas logo mudamos pra o mais novo personagem chamado de Raiden. No inicio um personagem que tinha aparecido no MGS 1, Otacon manda recebe uma mensagem de que tinha um novo Metal Gear localizado no Rio Hudson.

Otacon avisa para o Snake então ele se infiltra na navio Discovery para saber a veracidade dos fatos, se possível tirar fotos desse tal novo Metal Gear e depois sair vazado do navio, o problema é que o famoso Revolver Ocelot aparece e estraga tudo, explicar mais seria spoiler então não perca essa maravilhoso experiencia que é jogar MGS 2.

10 – Metal Gear Solid 4 : Guns of the Patriots

Inicialmente Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots era pra escrito apenas por Shuyo Murata, porém depois do trauma que os fans tem quando um Metal gear é feito sem ter o kojima, ele fizeram um grande barulho pra que o kojima volte a escrever e finalizar toda historia de Metal Gear, então kojima voltou pra finalizar todo o enredo sem deixar furos e assim ele fez.

Metal Gear Solid 4 : Guns of the Patriots é o ultimo da cronologia feito pelo kojima, então kojima junto com sua equipe tentaram finalizar o a historia de maneira grande e magnifica e assim fizeram, Metal Gear Solid 4 é uma obra prima, ele foi lançado em 2008 apenas para o Play 3, ou seja, sendo um exclusivo para o console da Sony.

maxresdefault 11
todos direitos reservados a Konami

Metal Gear Solid 4 se passa em 2014 apenas 7 anos depois dos eventos do MGS 2, nos entramos novamente e pela ultima vez na pela de Solid Snake, agora com cerca 30 anos mas com aparência de 60, como assim? no final de MGS 2 é nos revelado que Snake tem um virus no seu corpo chamado de FOXDIE, um vírus que acelera o envelhecimento e pode matar o Snake a qualquer momento o Foxdie está em todos os membros da antiga FOXHOUND, então Snake só tem pelo visto alguns meses de vida, agora snake trocou seu codinome para Old Snake, ou seja, Velha Cobra.

Agora Old Snake tem que finalizar sua ultima missão, que é eliminar Liquid Snake que esta no corpo de Ocelot, eu sei é bem confuso mas faz sentido, Liquid já que esta no corpo de Ocelot agora se chama Liquid-Ocelot, Old Snake tem que eliminar-lo e impedir que Ocelot controle a guerra que rola atualmente com a nanomáquinas que nasceram por volta dessa época.

11 – Metal Gear Rising: Revengeance

Sendo o ultimo da saga porém não tendo o kojima como diretor ou escritor, sendo substituído pelo Kenji Saito e Etsu Tamari, Metal gear Rising Revengeance foi lançado em 2014 para Play 3, Xbox 360, PC e com retrocompatibilidade para o Xbox one.

metal gear rising pc
todos os direitos reservados a Konami

Metal Gear Rising: Revengeance se passa em 2018 tendo como protagonista o Raiden agora sendo um tipo de cyborg ninja, parecido com o Gray Fox, ele é escalado para uma missão de proteção ao presidente de um pais não identificado, mas a missão acaba sendo um fracasso apos vários cyborg aparecerem e capturarem o presidente, Raiden tenta ir atras deles mas acaba aparecendo um Metal Gear Ray, Raide derrota o Metal Gear Ray mas o cyborg ele não consegue e acaba falhando em sua missão mas seu corpo é reconstruído e mandando para resgatar novamente o presidente.

Quando o primeiro Metal Gear foi lançado ?

O primeiro Metal Gear foi lançado em 1987 para MSX

Qual o primeiro game da Cronologia ?

O primeiro game da cronologia é o MGS 3 Snake Eater.

Qual o ultimo da cronologia feito pelo kojima ?

o ultimo game da Franquia MGS feito pelo Kojima é o MGS 4 guns of the patriots.

Curtiu ?

Se curtiu compartilhe nas suas redes sociais e visite nosso site para mais post como esse.


Blackwolf

Game developer, Violonista, Artista, Desenhista, programador e nerd. Kept you waiting, huh? Inta : gamer_mago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *