Um game de luta precisa de uma história para dar uma identidade. Ou seja precisamos entender o que se passa no mundo daqueles personagens para que eles possam estar brigando. A razão de existir um Mortal Kombat precisa ser esclarecida.

mortal kombat

O que acontece na maioria das vezes é que os games acabam repetindo formulas usadas em filmes B, que podem garantir no máximo duas sequencias. Alguns jogos até chegam a repetir a mesma historia.

Porem Mortal Kombat Consegue se manter atualizado em seus mais de 25 anos de existência. A sua louca mitologia sempre arruma um jeito de se renovar e manter a história atualizada sem esquecer os eventos que se passaram anteriormente.

Mortal Kombat – O começo sem história

 Mortal Kombat começou sem história, eram apenas alguns textos e imagens legais sobre o perfil dos personagens. com o tempo o jogo foi avançando e criando imagens cinematográficas completas.

Por causa disso a história do game foi recontada varias vezes, houve dez jogos de luta oficiais na franquia que fazem parte do seu universo canônico e alguns jogos paralelos que apesar de serem espetaculares não são cânon.

O multiverso de Mortal Kombat

Em Mortal Kombat o multiverso tem varias dimensões ou reinos. Eles são como terras paralelas, que de alguma forma vivem em conjunto. Esses mundos são como outros planetas diferentes do nosso.

  • A Earthrealm é um planeta semelhante ao nosso, uma versão da nossa terra no game.
  • Edenia é um mundo de conto de fadas feito de magia e fantasia.
  • Outworld é um mundo de monstros bárbaros e violência, onde a batalha é a única língua falada.
  • Netherrealm é o próprio inferno.
  • Seido é o reino da ordem, em um grau extremamente fascista.
  • Chaosrealm é o mundo onde reina a anarquia.

Resumindo neste multiverso existem vários mundos aleatórios onde podem existir mundos só de vampiros, de insetos ou um planeta só de repteis.

Nestes reinos existem deuses, que assistem aos acontecimentos. Os chamados “deuses regulares” tem a tendência de se intrometerem em uma escala limitada no assunto dos homens; os deuses anciões que estão acima dos outros não são de interferir nos eventos mesmo quando deveriam fazer isso.

E em uma escala superior de poder existem os titãs, que se escondem nas sombras.

Os reinos podem se absorverem, tornando um só no processo, o que torna os mundos bastante confusos quando isso ocorre. Para manter um nível de civilidade, os deuses anciãos criaram um livro de regras.

Entre as regras existe uma que fala sobre um Mortal Kombat. Um reino só pode ser absorvido se um kombat for invocado.

A cada geração é feito um torneio, o vencedor perde a capacidade de envelhecer até o próximo torneio, se o reino invasor conseguir vencer 10 torneios seguidos ele terá o direito de absorver o domínio perdedor.

mortal-kombat-11-revenant-raiden-5564596-6471236-4961328

Na maior parte dos reinos a expectativa de vida é bastante longa, e os seus seres podem viver milhares de anos. 

Em algum lugar no passado…

Em Earthrealm, o deus ancião Shinnok ficou louco com o poder. Ficou contra seus irmãos e decidiu que os habitantes do seu reino deveriam adorar apenas a ele.

Apesar de estar em uma escala de poder mais baixa, Raiden foi capaz de derrotá-lo e selá-lo no Netherrealm. Lá Shinnok fez amizade com um feiticeiro, Quan Chi e juntos derrubaram o controle do reino assumindo o comando. Shinnok então resolveu esperar a hora certa de voltar e se vingar.

A batalha destruiu o planeta e criou fendas permitindo que criaturas de outros mundos migrassem de uma realidade para outra.

Enquanto isso no reino de Outworld o rei dragão foi traído por seu conselheiro Shao Kahn que se tornou um conquistador de mundos. Ele passou a conquistar vários reinos incluindo a zaterra e a Edenia.

Muitos acreditam que a rainha se uniu a kahn, mas na verdade ela tirou a vida e kahn decidiu criar a filha da rainha como se fosse sua, transformando ela numa grande assassina.

Algum tempo depois…

Raiden fundou a sociedade dos Lotus Brancos, onde ensinava a vários monges o conceito de combate para que eles estivessem prontos para defender Earthrealm. O melhor dos guerreiros foi Kung Lao, que derrotou Shao Kahn.

O começo de um Kombat perigoso

Quan Chi tinha um plano para libertar Shinnok rastreando o amuleto magico. No caminho ele encontrou dois grupos de ninjas o Lin Kuei e o Shirai Ryu, esses grupos foram contratados por ele para encontrar o mapa. os representantes do grupo acabaram brigando pelo mapa e Sub-Zero vencendo a batalha matou o seu rival desnecessariamente.

Quan Chi pagou ao Lin Kuei matando todo clã de Scorpion e tornou Sub-zero o responsável por rastrear o amuleto. enquanto ele entrava no Netherrrealm para entregar o amuleto, Raiden aparece e o avisa do perigoso caminho que está seguindo.

Sub-zero lutou contra vários assassinos e teve que derrotar Quan chi, para manter o amuleto a salvo. Ele percebeu que só conseguiu entrar em Netherrealm porque era um ser maliguino.

Raiden mostrou para ele o caminho da redenção, Sub-zero assim foi enviado para participar do Mortal Kombat. E assim começa a historia que conhecemos.

mortal-kombat-11-fire-god-liu-kang-5065163-6328615-7393397

Quem criou o game?

O jogo foi criado por Ed Boon e John Tobias.

Quem é responsável pela franquia atualmente?

Warner Bros assumiu a franquia em 2011 quando a Midway Games declarou falência.

Quando o primeiro jogo foi lançado?

O primeiro game da franquia foi lançado em 1992, porem quando a Warner assumiu o comando houve um reboot e os jogos recomeçaram em 2010.

Veja mais sobre games aqui.