Os 5 grandes nomes da Nintendo

Que a Nintendo é uma das maiores empresas do mundo não é novidade pra ninguém, mas quem está por trás de tudo isso?

Grandes gênios do marketing, engenharia, visionários, homens que fizeram dessa companhia de mais de 100 anos uma das maiores e melhores, empresa que é sinônimo de criatividade e diversão.

Veremos a seguir 5 nomes de grandes homens que passaram por esta empresa e deixaram sua marca para toda eternidade, não apenas na história da Nintendo, mas do mundo dos videogames, dos negócios e da tecnologia.

Gunpei Yokoi

Gunpei Yokoi - Knoow

O homem que foi o mentor da filosofia “barato, criativo e funcional” para os produtos da Nintendo.

Nascido em 10 de Setembro de 1941, foi um designer da empresa, tendo iniciado sua carreira na mesma em 1965, após se formar na faculdade de eletrônicos da Universidade de Doshiha. Gunpei Yokoi é uma das mais importantes figuras da companhia.

Criador do portátil Game Boy (criação que veio ao observar um trabalhador se divertir com uma calculadora) e do Game & Watch, criou também o direcional digital nos controles, além de ser o criador e produtor das séries Metroid e Kid Icarus. Infelizmente nos deixou no dia 04 de Outubro de 1997, um ano após o lançamento do Virtual Boy, por conta de um acidente automobilístico.

Shigeru Miyamoto

Em entrevista, Shigeru Miyamoto comenta sobre Mario e o futuro da Nintendo  - Nintendo Blast

Não tem como citar Super Mario, Donkey Kong, Star Fox, The Legend of Zelda e vários outros jogos sem lembrar este nome, afinal, este é o grande criador destas séries de sucesso e tantas outras.

Nascido em 16 de Novembro de 1952, inciou a carreira na empresa em 1977, quando a companhia ainda estava começando na industria de brinquedos eletrônicos, após o lançamento do seu primeiro sucesso, o Ultra Hand (outra criação do grande Gunpei Yokoi), através de uma entrevista arranjada por seu pai para com um amigo, Hiroshi Yamauchi, presidente da Nintendo na época.

Começou na empresa criando o exterior de máquinas de arcade, até começar a criar personagens, coisa que não não parou mais de fazer. Ídolo de uma geração de gamers, um grande “titã” da Nintendo.

Hiroshi Yamauchi

Biografia: Hiroshi Yamauchi - Memória BIT

Presidente da empresa de 1950 até 2002; este foi nada mais nada menos do que o maior responsável por transformar a empresa, antes que vendia cartas de baralho Hanafuda, na maior e mais lucrativa companhia de videogames do mundo.

Mas antes disso fez uma parceria com Walt Disney para produzir cartas tematizadas com os grandes personagens da empresa de Disney, além de diversificar muito os ramos da empresa, trabalhando com uma rede de motéis e companhias de táxi, ramos que não deram muito certo.

Apenas em 1975, após ver o sucesso crescente dos videogames nos Estados Unidos e Japão, Yamauchi fez uma parceria com a Magnavox para distribuir seu console, o Odissey. Em 1977 contratou Shigeru Miyamoto, que mais tarde criaria Donkey Kong, dando inicio ao sucesso da empresa no mercado de videogames. Faleceu em 19 de Setembro de 2013, por problemas pulmonares que vinha enfrentando.

Satoru Iwata

RIP Nintendo president Satoru Iwata, whose work brought so much joy to my  childhood - Vox

Considerado por muitos como um dos grandes contribuintes para a ampliação do público consumidor de jogos eletrônicos ao adotar a estrategia de focar-se sempre em jogos originais e divertidos em vez de equipamentos de tecnologia.

Foi eleito presidente da empresa em 2002, após a aposentadoria de Hiroshi Yamauchi era visto por muitos como a personificação da empresa: brincalhão, peculiar, bem-humorado e muito divertido.

Dentre suas muitas conquistas, está a criação de Kirby, claro que esse é o legado de Masahiro Sakurai, mas foi Iwata quem decidiu criar o jogo Kirby’s Dream Land.

Nos deixou em 11 de julho de 2015 aos 55 anos de idade por complicações de um tumor em seu duto biliar, que tinha sido descoberto durante exames de rotina. Um grande homem que teve a oportunidade de receber a chave deste reino chamado Nintendo, o quarto presidente da Nintendo.

Fusajiro Yamauchi

Fusajiro Yamauchi | Nintendo | Fandom

Nascido no ano de 1860, foi o fundador da Nintendo Konpai, fabricante de cartas para um popular jogo japonês chamado Hanafuda. Sem a visão de Fusajiro Yamauchi para esse mercado, hoje nós não conheceríamos o nome da Nintendo, e sim, sem esse homem nada disso seria possível, um visionário, um empreendedor de primeira linha.

Avô de Hiroshi Yamauchi, este homem não pode ser esquecido, assim como todos dessa lista e tantos outros que também merecem, como Takashi Tezuka (companheiro de criação de Shigeru Miyamoto), Koji Kondo ( braço direito de Miyamoto), Masayuki Uemura (um dos produtores do Super Nintendo).

Gostou? Deixe nos comentários o que você desse post. Para acompanhar mais publicações como essa acesse aqui.

Quando a Nintendo foi fundada?

23 de setembro de 1889 em Quioto, Japão

Qual foi o primeiro jogo da Nintendo?

Alguns dos primeiros jogos disponíveis para o console incluíam Super Mario World, F-Zero, Pilotwings, SimCity e Gradius III. Foram vendidas mais de 46 milhões de unidades do Super Nintendo Entertainment System até meados de 1992, com seu ciclo de vida durante até 1999 na América do Norte e 2003 no Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20