Os 8 melhores Coringas de todos os tempos

O que faz um bom Coringa? É o sorriso? A risada? As coisas dementes que ele faz?

Desde que o Coringa apareceu nos quadrinhos 76 anos atrás, ele atormenta Batman e fascina os fãs. Ele é visto como o melhor vilão no mundo dos quadrinhos, devido à sua imprevisibilidade e pelo fato de que ele é o oposto do Batman, entre outras coisas.

O Coringa foi parcialmente baseado no filme mudo O Homem que Ri de 1928, estrelado por Conrad Veidt. Tem sido discutido há décadas quem criou o Príncipe Palhaço do Crime, seja Jerry Robinson, Bob Kane ou Bill Finger.

No entanto, o Coringa está cativando ainda mais massas por meio século desde a sua primeira aparição na série de TV “Batman” com o Adam West de 1966. Abaixo, vamos classificar os principais Coringas que já apareceram na televisão e/ou nos cinemas.

Menção Honrosa: Cameron Monaghan, Gotham

Why Jerome Valeska is the best character on 'Gotham' | Gotham joker, Cameron  monaghan, Gotham

Ele não é, tecnicamente, o Coringa e encontrou uma morte precoce, mas Monaghan é o mais próximo que temos de um Príncipe Palhaço do Crime nesta série “prequel” do Batman.

– Momento mais louco: A primeira vez que Jerome é revelado, discutindo como matou sua mãe com um sorriso no rosto.

– Estilo: Entre calmo e sádico, o fato de que Jerome poderia mudar de temperamento foi realmente perturbador. Conforme a série continuou, Jerome abraçou a loucura.

– Risada: Ele tem a risada mais maligna de todas – desculpas ao Wash de Firefly.

Michael Emerson, The Dark Knight Returns (animação)

Batman: The Dark Knight Returns, Part 1 (2012)

Felizmente, o último colocado na lista ainda é um ator notável. O vencedor do Emmy, Michael Emerson, é um dos atores de TV mais cativantes da atualidade e provou isso na sua atuação como uma das versões mais terríveis do Coringa no universo animado.

– Momento mais louco: A sangrenta batalha final contra o Batman, em que o Coringa luta com um Batbumerangue em um dos olhos.

– Estilo: Este Coringa é bem vestido e sanguinário, derrubando pessoas inocentes enquanto tenta finalmente derrotar o Batman. Por fim, sua voz é impecável ao dar o gosto azedo à vitória do Batman – ou, dependendo do seu ponto de vista, a derrota.

– Risada: Nada muito notável aqui – em comparação com os outros Coringas.

Jared Leto, Esquadrão Suicida

Blu-Ray de 'Esquadrão Suicida' traz cenas cortadas de Jared Leto como o  Coringa

Leto tem um punhado de cenas no filme, conseguiu captar a loucura do personagem, mas ainda não se compara com os Coringas dos filmes anteriores. Além disso, esse figurino e maquiagem, embora certamente distintos, dividiu a opinião dos fãs.

– Momento mais louco: Uma das melhores cenas do filme – alerta spoiler – envolve a Coringa fazendo a dra. Harleen Quinzel fazer um juramento de amor eterno e fidelidade antes dela mergulhar de cabeça num tanque químico – possivelmente o mesmo em que ele próprio já caiu. Então, o Coringa se junta a ela num ritual bizarro pra consumar sua insanidade mútua.

– Estilo: Este é o Coringa mais punk, mas neste filme, ele é conduzido inteiramente por seu desejo de reencontrar sua amada – ou sua “propriedade”, dependendo do ponto de vista. O sorriso de Leto pode ser o mais louco de todos.

– Risada: Esta é mais prolongada do que a maioria, um contraste definitivo do que já ouvimos antes.

Cesar Romero, Batman (1966)

Cesar Romero Batman Smiling Portrait As The Joker 24x36 Poster at Amazon's  Entertainment Collectibles Store

O primeiro ator do Coringa, pra muitos, ainda é o único a ser lembrado com carinho. E Romero realmente se esforçava pro papel, mesmo sem nunca tirar o bigode.

– Momento mais louco: Os primeiros episódios de Batman permitiam que os vilões fossem realmente ameaçadores – às vezes – e há algo realmente assustador sobre o Coringa que aparece como um cantor de ópera em “Pagliacci”, vestindo aquela máscara no primeiro episódio de Romero: “The Joker is Wild”. A máscara foi reciclada na primeira cena do assalto ao banco em Cavaleiro das Trevas.

– Estilo: Este Coringa era ocasionalmente assustador ou ameaçador. Mais do que qualquer coisa, ele parecia estar desfrutando um grande momento, fascinado e animado pela sua própria genialidade.

– Risada: Quando as pessoas pensam no Coringa, elas pensam na risada melodiosa de Romero – em contraste à risadinha aguda do Charada de Frank Gorshin.

Heath Ledger, Batman: Cavaleiro das Trevas

Batman: O Cavaleiro das Trevas | Coringa de Heath Ledger é eleito como o  melhor vilão pela Netflix - Entreter-se

A performance – premiada com o Oscar – de Ledger como o mafioso que “só quer ver o mundo pegar fogo” é a mais cativante dos cinemas. Quando o ator foi escalado, um monte de fãs questionaram se ele seria capaz de capturar verdadeiramente o espírito anárquico e potencialmente assustador que muitos consideravam ser as melhores representações do Coringa nos quadrinhos. Desde seu primeiro momento na tela, Ledger não deixou nenhuma dúvida de qual era a resposta dessas perguntas.

– Momento mais louco: Mais uma vez, quase todas as cenas são clássicas com Ledger. Mas nós optamos pela sua aparição surpresa no hospital com uma roupa de enfermeira pra dar seu toque final de tormento ao Harvey Dent, enfim concluindo sua transformação em Duas-Caras – e depois explodindo o prédio inteiro.

– Estilo: Aquela voz mafiosa, esses tiques, as cicatrizes inquietantes na boca. Tudo neste Coringa causa arrepios. Quando o assunto é loucura e aflição, Ledger foi insuperável.

– Risada: O cacarejar de Ledger vem transversalmente enquanto sua insanidade está simplesmente fluindo pra fora dele.

Mark Hamill, Batman: The Animated Series e outros

Joker from the Batman Animated Series voiced by Mark Hamill - fun times! |  Joker cartoon, Joker animated, Batman joker

Batman: A Piada Mortal tornou oficial: Hamill é o Coringa definitivo – tanto quanto Kevin Conroy é o Batman definitivo pra muitos fãs. Ele também interpretou o Coringa por mais tempo do que qualquer um – de longe – por 24 anos desde a estreia da série animada.

– Momento mais louco: Esta certamente é a escolha mais difícil. Em “Joker’s Favor”, o primeiro episódio que foi ao ar na televisão com o Coringa, um pobre coitado chamado Charlie comete o erro de xingar o Príncipe Palhaço do Crime no trânsito. Em vez de deixá-lo ir, o Coringa o atormenta e o persegue, obrigando Charlie a dever um favor a ele. Imagina o pavor do cara.

– Estilo: Este Coringa tem uma pitada de sotaque britânico de classe alta, combinando perfeitamente com sua loucura, além de fazê-lo parecer ainda mais frio e calculista.

– Risada: Muitos fãs pensam na gargalhada de Mark Hamill quando pensam no Coringa, de forma que todas as outras parecem apenas versões modificadas do clássico. Não dá pra descrever, apenas assista ao Making Of do jogo Batman Arkham City e você vai ter uma noção do que é um ator que se deixa levar pelo personagem.

Joaquin Phoenix – Coringa

Joaquin Phoenix negocia retorno para sequência de 'Coringa' | VEJA

Esse é o Coringa do filme mais recente. Interpretado por Joaquin Phoenix, e fez o maior sucesso nos cinemas, por mostrar como o seu jeito foi criado pela própria sociedade injusta.

Alem do filme ter sido aclamado pela critica, ele arrecadou uma estatueta do Oscar por conta da brilhante atuação de Joaqui Phoenix.

Gostou? deixe nos comentários algum Coringa que vocês gostem que ficou de fora.

para mais posts como esse acesse aqui.

Porque Jared Leto não é mais o Coringa?

Embora Leto estivesse fora de um projeto solo do Coringa, no entanto, isso não significava que ele necessariamente não poderia ter participado de outros filmes mais conectados ao DCEU, como Aves de Rapina ou o novo Esquadrão Suicida, como prometido originalmente. E, no entanto, ele não vai retornar.

Qual a verdadeira história do Coringa?

O Homem Que Ri. O Coringa surgiu na primeira edição da HQ do Batman como um lunático criminoso vestido de Palhaço que matava com um soro que deixava suas vítimas com um macabro sorriso. A aparência do vilão foi fortemente inspirada em O Homem Que Ri, filme baseado no romance de Victor Hugo.

Porque o Coringa é do mal?

Esse vilão se tornou muito popular no mundo todo justamente porque ele desperta nas pessoas uma reação de identificação. Talvez isso aconteça porque o Coringa é um personagem que se tornou vilão por causa dos acontecimentos da vida. … O Coringa foi uma pessoa que desistiu dos estudos e acabou considerado louco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20