O filme “Pixels” estreou nesta quinta-feira (23) e, mesmo que não seja lá muito bom, parte de uma premissa interessante o suficiente para gerar uma bela dose de nostalgia nos gamers de plantão. No longa, uma raça alienígena desconhecida – a produção não se preocupa em explicar quem são, ou de onde vêm – utiliza personagens e conceitos de jogos de fliperamas dos anos 1980 para invadir a Terra.
É a missão do time comandado por Adam Sandler reativar suas antigas habilidades como velhos campeões de arcades para defender o planeta.
“Pixels” consegue criar, até certo ponto, uma bela homenagem a inúmeros títulos clássicos que fizeram parte da infância de toda uma geração. Veja abaixo um pouco da importância de alguns dos que recebem maior destaque na história.
Ah, não se preocupe: os spoilers foram mantidos no nível “Easy”.
“Galaga”
O game de 1981 é o primeiro contato que temos com o ataque alienígena. Lançado para fliperamas como a continuação de “Galaxian”, de 1979, o jogo apresenta uma história paralela à do filme. Nele, o jogador controla uma nave que deve destruir ondas de inimigos espaciais parecidos com insetos gigantes e impedi-los de chegar à base da tela. “Galaga” claramente superou seu antecessor em termos de popularidade, e é considerado um dos títulos mais bem-sucedidos da era de ouro dos games de arcade. O jogo também fez uma participação especial recentemente no filme “Os Vingadores” (2012), no qual Tony Stark faz questão de mostrar a todos quando um agente da Shield esquece das ameaças ao planeta e se diverte em seu console.
“Breakout”
É triste assistir a uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Taj Mahal, na Índia, ser destruído pelas bases e bolinhas deste jogo. Lançado em 1976 pela Atari – e desenvolvido por um então desconhecido Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple -, “Breakout” amplia o conceito iniciado no clássico “Pong” e coloca o jogador para destruir blocos com uma bolinha. O game é tão popular que diversas novas versões são lançadas.
“Centipede”
O jogo que marca o início da recuperação humana contra os invasores também foi desenvolvido em 1981 pela pioneira dos videogames, a Atari. Nele, o jogador deve impedir que uma centopeia gigantesca chegue à base da tela. No entanto, é preciso tomar cuidado, já que acertar o meio de seu corpo a divide em duas metades conscientes, por isso é necessário acertar a cabeça e destruir seu corpo a cada parte, seguindo a ordem. A missão é dificultada por outros animais que invadem a tela e por cogumelos que ficam no caminho e alteram o sentido para qual o inimigo se move. Uma versão mais recente do jogo explica que o personagem controlado é um gnomo de jardim que deve se proteger de um inseto invasor.
“Pac-Man”
Para aqueles que não andam muito ligados no mundo exterior nos últimos 30 anos, “Pac-Man” (conhecido popularmente no Brasil como “Come-Come”), é um dos games mais conhecidos de todos os tempos. Desenvolvido pela japonesa Namco para os fliperamas em 1980, o simpático personagem redondo e amarelo que come tudo o que vê já deu origem a sequências e outros derivados, como brinquedos e desenhos animados. Em “Pixels”, ele abandona o papel de herói e aparece provavelmente pela primeira vez como um vilão. O esfomeado gigantesco causa uma grande destruição por Nova Iorque, enquanto foge dos fantasmas formados pela equipe de Sandler – e chega até a abocanhar a mão de seu criador no filme, interpretado por Denis Akiyama.
“Donkey Kong”
Os gamers mais viciados até podem saber, mas o gorila boa praça das franquias atuais da Nintendo teve um início pouco conhecido e bem diferente. Em seu primeiro jogo, lançado para arcades pela desenvolvedora japonesa em 1981, o símio tem um lado bem mais sombrio. Ele sequestra uma jovem e tenta impedir que o personagem controlado pelo jogador, um jovem encanador desconhecido chamado Mario, em sua primeira aparição, a resgate atirando barris em sua direção. Os games posteriores até tentaram mudar a história e culpar outro animal, mas nós sabemos a verdade – e “Pixels” mostra toda a vilania do personagem.
“Q*bert”
A força do mercado japonês de desenvolvimento de games do final dos anos 1970 e início dos anos 1980 foi tanta que “Q*bert” é o único jogo desta lista desenvolvido por uma empresa americana, a Gottlieb. A pequena e estranha criatura laranja que é adotada como mascote do time de heróis foi o protagonista de seu próprio jogo de fliperama lançado em 1982, no qual o jogador deveria mudar as cores dos cubos de uma pirâmide ao pular sobre elas, enq
Fonte G1