Conheça como funciona as mecânicas das regras de jogo de tabuleiro, e como não se perder lendo e explicando para novos jogadores.
Um dos desafios ao se jogar jogos de tabuleiro é aprender as regras e ensinar a novos jogadores. Alguns livros de regras de jogo de tabuleiro são bem didáticos, mas outros não são tão simples.
Uma interpretação do texto das regras sempre é complicado pois a melhor forma de se aprender um jogo é jogando, mas quando não se tem alguém para aprender? Então o jeito é você, além de ler as regras, se acostumar com as mecânicas.
Existem diversos jogos no mercado, com várias mecânicas e premissas, importados ou nacionais, mas o que unem eles são algumas similaridades em questão de jogabilidade, regras e público-alvo.
Todas as regras de jogo de tabuleiro acabam caindo em uma mecânica ou duas, e as vezes várias, das apresentadas aqui. Quando você começa a ler um livro de regras, logo vem a mente uma espécie de mecânica similar que, para jogadores costumeiros que jogam uma variedade de jogos, com certeza já deve ter visto em outros jogos.
Para um jogador inexperiente, não tem para onde correr: tem que ler as regras de jogo de tabuleiro. Existem canais de youtube que ensinam as regras, mas nada substitui a leitura das regras, pois até esses canais, seus apresentadores as vezes podem se enganar e ensinar uma ou outra regra errada.
As mecânicas e regras de jogo de tabuleiro são das mais diversas, mas vamos elencar abaixo algumas das mais conhecidas:
Jogos no qual as peças adversárias ou os jogadores possuem movimentos já pré-determinados. Exemplo: Aztralia, Torres, As lendas de Andor.
Jogos que os jogadores escolhem suas ações e as revelam ao mesmo tempo. Exemplo: Twilight Struggle, Gloomhaven, 7 Wonders.
Jogos que os jogadores colocam peças “trabalhadoras” para realizar efeitos determinados onde elas são alocadas. Exemplo: Lords of Waterdeep, Stone Age, Agricola.
Jogos onde os jogadores apostam peças, acreditando possuir ações no qual ganhem a aposta. Exemplo: Parcheesi, Camel Up, Gugong – A Cidade Proibida.
Jogos que os jogadores interpretam personagens ou fingem ser um tipo de personagem em específico. Ver também Jogos de RPG. Exemplo: The Resistance, Mysterium, Saboteur.
Jogos onde a principal ação é blefar para não ser derrotado. Exemplo: Battlestar Galactica – The Board Game, A Guerra dos Tronos – The Board Game, Coup.
Conhecido como jogos Legacy, são jogos que possuem roteiros para uma história de jogadas interligadas. Exemplo: Pandemic Legacy, Doom – The Board Game, Mice and Mystics.
São jogos no qual as batalhas são decididas pelas cartas que os jogadores possuem e usam. Exemplo: Sword & Sorcery, Memoir’44, Last Friday.
Nesses jogos, os jogadores tem que cantar para atingir seus objetivos e pontos. Exemplo: Pablo, Desafino, Canta Aí.
Jogos desse tipo de mecânica consistem em ocupar a área do tabuleiro com suas peças, para conquistar o maior espaço ou território possível, ou ainda ganhar pontos impedindo que o oponente ganhe território. Exemplo: Go, Mexica, Blokus.
Jogos com essa mecânica ou objetivo, tem como base ações no qual os jogadores colecionam componentes ou tomam ações para pegar componentes. Exemplo: Terraforming Mars, Five Tribes, Wingspan.
Nesse jogo, os jogadores colocam peças do tabuleiro, para irem completando ele, ganhando pontos conforme colocam obedecendo regras ou locais específicos. Exemplo: Great Western Trail, Azul, Ticket To Ride.
Jogos cooperativos são jogos que os jogadores enfrentam o tabuleiro. O tabuleiro passa a ser um jogador concorrente, com suas próprias ações, e os jogadores terão que se unir para vencê-lo. Exemplo: Pandemic, Eldritch Horror, Zombicide.
Nesse tipo de jogo, os jogadores terão que deduzir, por meio de pistas ou ações, o alvo do jogo como o inimigo, ou quem é o culpado, ou qual é a carta do adversário, etc. Exemplo: Dixit, Codenames, Love Letter.
Jogos no qual os jogadores terão que desenhar para demonstrar algo, adivinhar algo, ou ter uma imagem parecida com o que é solicitado no jogo. Exemplo: Cartógrafos, Stickman, Sudokiller.
Similar ao jogos de desenhar, mas nesses jogos os jogadores terão que ligar pontos no tabuleiro (que normalmente é rabiscável). Exemplo: Loony Quest, Dampfross, Imagem e Ação.
Nesse jogo, os jogadores buscam ter controle ou influencia de determinadas peças, procurando ter o controle da maioria. Exemplo: Terra Mystica, Twilight Imperium, Scythe.
Aqui os jogadores terão um conjunto inicial de peças ou cartas, e vão ao longo do jogo adicionando ou escolhendo quais melhores peças/cartas conforme adquirem recursos ou fazem ações para ter essas peças/cartas. Exemplo: Dominion, Ascension, Dice Forge.
Nesses jogos, os jogadores utilizam peças para construir rotas no tabuleiro. Exemplo: Power Grid, Keyflower, Projeto Gaia.
Nesse tipo de jogo, os jogadores vão tirando um a um, até restar apenas um jogador, o vitorioso. Exemplo: King of Tokyo, Neuroshima Hex! 3.0, Masmorra de Dados, Skull.
Parecido com jogo de apostas, nesses tipos de jogos os jogadores especulam valores de peças, investem em determinadas peças ou ações, e/ou comprar peças e aguardam elas valorizarem enquanto o jogo avança. Exemplo: The Gallerist, Jaipur, Last Will.
Nesse tipo de jogo, os jogadores apostam contra sua própria sorte, usando de ações ou simplesmente de recursos que dispõem. Exemplo: The Godfather, Quartz, Abyss.
Jogos que utilizam cartas para se jogar em sequência, fazer combos de ações e cartas, ou juntar um certo número de cartas para ter vantagens táticas, usando-as ou mostrando-as. Exemplo: Lisboa, Trajan, Rising Sun.
Jogos com essa mecânica consistem em mover peças em grupos ou com o auxílio de uma peça líder, onde jogadores alternam ações e movem unidades. Normalmente, são jogos onde peças se enfrentam. Exemplo: Star Wars – Rebellion, War, Richard III – The War of the Roses.
Nesse tipo de jogo, os jogadores possuem diferentes papeis e habilidades, com caminhos distintos para a vitória. Exemplo: Mage Knight, Clãs da Caledônia, Mansions of Madness.
Nesses jogos, os jogadores formam equipes para vencer os outros ou o tabuleiro. Exemplo: Sword & Sorcery, Star Wars – Imperial Assault, The Resistance – Avalon.
Como o próprio tipo de jogo diz, aqui os jogadores leiloam peças, ações ou cartas, e ganha quem fizer o maior lance. Exemplo: Cyclades, Guerra dos Tronos – Board Game, Cuba.
Nesse tipo de jogo, os jogadores definem quem joga por uma espécie de grid ou posição de jogar, onde normalmente o último é o primeiro. Pode ter ações ou compra de lugares, que é definido pelas regras do próprio jogo. Exemplo: Viticulture, SeaFall, Tokaido.
Jogos desse tipo consistem em colocar marcadores em mapas formados por hexágonos. Exemplo: Drillit! A Fuga da Montanha de Cristal, Ace High, Heroes of Normandie.
Nesse jogo, os jogadores devem memorizar peças ou cartas na mesa ou nas mãos dos jogadores. O objetivo é forçar a memória dos locais, peças ou figuras. Exemplo: Alquimistas, Survive – Fuga de Atlântida!, Colt Express.
Parecido com jogo de leilões, nesse caso os jogadores devem investir em ações e especular com variações de preços dessas ações. Exemplo: Mombasa, Panamax, 1920 Wall Street.
Nesses jogos, o tabuleiro é dividido em áreas, e as peças são movidas para dentro ou fora dessas áreas. Exemplo: Guerra do Anel, Root, Eclipse.
Aqui peças são movidas em uma frande grade que é o tabuleiro, e as peças não precisam necessariamente ter movimentos únicos. Exemplo: Arcadia Quest, Xadrez, Takenoko.
Nesse jogo, os jogadores movimentam ou ocupam locais do tabuleiro com peças que podem ser locais ou personagens. Normalmente interligados por linhas, esses pontos podem ser movidos ou ações executadas quando ligados esses pontos por essas linhas. Exemplo: As Viagens de Marco Polo, Orléans, Lewis & Clark.
Jogadores recebem conceitos básicos, dentro de peças ou cartas, com imagens ou frases, e precisam contar uma história. Exemplo: T.I.M.E. Stories, This War Is Mine – The Board Game, When I Dream.
Nesses jogos, os jogadores trocam itens entre si, como recursos ou peças. Exemplo: Clash of Cultures, Catan – O Jogo, Sid Meier’s Civilization – The Board Game.
A mecânica desses jogos consistem que as ordens e fases variam em cada rodada, por motivo de compras, leilões ou negociação entre jogadores. Exemplo: Puerto Rico, Grand Austria Hotel, Race for the Galaxy.
Nesse jogo, o uso dessas ferramentas são essenciais para anotar, reunir dicas e atingir o objetivo. Exemplo: EXIT, Scotland Yard, Clue (Detetive).
Não necessariamente ligado ao Jo-ken-po, consistem em características, ações ou peças, no qual um tipo vence do outro e perde de outro, como no pedra-papel-tesoura. Exemplo: Heróis de San Vilano, Age of Mythologt – The Board Game, Super Trunfo.
Nesses jogos, o jogador pega um item ou recurso no tabuleiro, e o leva para outra parte dele. Exemplo: Merchants & Marauders, Broom Service, Lords of Xidit.
Nesse jogo, os jogadores não compartilham informações, possuem posições secretas ou ações secretas. Exemplos: Android – Netrunner, Interpol, Last Friday.
Similar mas não necessariamente ligado à memória, os jogadores precisarão reconhecer padrões em números, imagens ou cores para poder realizar a jogada. Exemplo: Um Banquete a Odin, Potion Explosion, Dobble (Spot it!).
Como descrito, jogos que rolam dados e dependem quase que exclusivamente da sorte. Exemplo: Sagrada, Formula D, Seasons.
Nesses jogos, os jogadores rolam dados e movem peças. Exemplo: Last Night On Earth, Gamão, Imagem & Ação.
Jogos de interpretação de papeis, em sua essência, são originários de jogos de guerra de miniaturas. Você pode saber mais aqui. Exemplo: Dungeons and Dragons (tanto o RPG quanto o jogo de tabuleiro).
Nesses jogos, os jogadores selecionam cartas de uma lista ou amostragem curta de cartas de uma área comum. Exemplo: Splendor, Bunny Kingdom, Sushi Go Party!
São jogos que simulam eventos ou situações. Exemplo: Flash Point – Ao Resgate, Futebol de Botão, Plague Inc – The Board Game.
Em jogos com essa mecânica, os jogadores possuem um certo número de ações, no qual vão gastando até não ter mais e não puderem mais realizar ações. Exemplo: Blood Rage, Kemet, Bullfrogs.
Jogos que resolvem ações simultaneamente, utilizando líderes e ações em campo de batalha, de forma uniforme. Exemplo: Arkham Horror, BIOTIX, Castle Panic.
Nesses jogos, o tabuleiro possui peças que, juntas, formam um grande tabuleiro. Cada sessão do jogo é um jogo diferente por causa do tabuleiro, permitindo estratégias ou interpretações de mapa diferentes. Exemplo: O Senhor dos Anéis – Jornada na Terra Média, Dominant Species, Forbidden Stars.
jogos que as ações dos jogadores são tomadas ao mesmo tempo e em tempo real. Exemplo: Magic Maze, Galaxy Trucker, X-COM – The Boardgame.
Esses jogos consistem em ações que os jogadores tomam para atacar diretamente outros jogadores, fazendo-os perder recursos ou pontos de vida, e consequentemente, impedindo-os de prosseguir no jogo ou ganhar. Exemplo: Magic – The Gathering, Munchkin, The Cook-off.
Os jogadores votam para determinar certas situações, ações ou eventos. Exemplo: Dead of Winter – Um Jogo das Encruzilhadas, Abstratus, Lobisomem Por Uma Noite.
Nesse jogo, os jogadores descartam peças ou cartas que ficam dispostos no centro da mesa, conhecido como “vaza” ou “morto/cemitério”, e outros jogadores podem pegar ou ganhar a vaza, conforme sequências ou ações que habilitem tal ação. A captura da vaza pode ser bom ou ruim, dependendo do jogo. Exemplo: Loot, Robin Hood, Warzoo.
Após ler e se familiarizar com as regras de jogo de tabuleiro, está na hora de repassar as regras. Aqui vai uma lista de dicas:
O óbvio tem que ser dito. Não adianta você querer ensinar se você mesmo não sabe ou não leu as regras. Claro que se você está se arriscando a aprender junto com os jogadores, sem alguém para ajudar, isso pode ser ignorado.
Jogos de tabuleiro são jogos que, normalmente, possuem várias regras, algumas simples e outras mais complexas, e é necessário que sejam entendidas. É possível acontecer alguma confusão ao interpretar, mas isso é normal. O que não pode ser normal é persistir na interpretação errada.
As regras podem ser interpretadas de forma diferente por algum dos jogadores, então é essencial que, na hora de ensinar, que seja eleito apenas uma pessoa a ensinar.
Se existir dois jogadores que sabem as regras, mas tem determinada regras que diverge do interpretado, então ambos deverão chegar a um acordo.
Jogos com muitas mecânicas podem ser confusos explicar como atingir o objetivo. Por isso, é bom começar ensinando como ganhar o jogo. Diga quais cartas ou peças, como são os meios de vitória, ou como se calcula os pontos.
Atualizar também a “missão” do jogo, ou seja como é a história por traz dele também pode ajudar na imersão e também em como entender como atingir o objetivo.
Explicado o objetivo, está na hora de explicar o básico. Explique como funciona as peças/cartas, os itens no tabuleiro, e como eles se interligam.
Sempre faça uma iteração com os itens e a forma de ganhar. A repetição de partes das regras ajuda aos jogadores à assimilarem.
Simular ações é uma forma que os jogadores podem visualizar como jogar. Fazer um jogo de apresentação também ajuda a assimilar o conteúdo das regras. Coloque os novatos para jogar e vá auxiliando eles nas jogadas, de uma forma imparcial.
Tire as dúvidas e não se importe em voltar jogadas. Nessa parte, eles estão aprendendo e o importante aqui não é ganhar, e sim aprender.
Jogos mais complexos podem ter regras que são difíceis de assimilar. Não se sinta com remorso ao tirá-la, mas explique que, em uma partida verdadeira, a regra entrará.
É possível que alguma regra passe despercebida. Desculpe-se e explique-a. Se era essencial, volte todos os passos antes de ir para uma partida valendo.
Faça uma revisão dos principais passos e pergunte se todos estão prontos. Dúvidas podem surgir, esteja preparado para saná-las.
Tudo pronto? Agora jogue e se divirta! E acima de tudo, pratique o fair play. Ganhando ou perdendo, o objetivo é divertir-se.
Obrigado por ter lido até aqui. Espero que tenha gostado do texto Como ensinar as regras de jogo de tabuleiro. Esquecemos algo que deveria ter sido comentado? Comente.
Coloque o MaisRPG em seus favoritos, assine nossas redes sociais, e não esqueça de compartilhar esse e outros artigos do site!
Um blog voltado a Jogos
Deixe uma resposta