Batman – O Que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas.
Roteiro: Neil Gaiman
Arte: Andy Kubert
Arte Final: Scott Willims
Cores: Alex Sinclair
O que aconteceu ao cavaleiro das trevas é uma HQ que não se enquadra em saga nenhuma ao mesmo tempo que ela se enquadra em todas.Neil Gaiman mesmo disse que essa é a última história do Batman, o fim esperado e ao mesmo tempo temido por todos. O título é perfeito para descrever o que se passa na HQ. Na história assistimos ao velório do Batman em pleno Beco do Crime. Estão presentes amigos como Alfred, Gordon, Robins e etc…, e também seus arqui-inimigos como Coringa, Duas Caras, Hera Venenosa e tantos outros. Todos que fizeram parte da história do Batman se reúnem para prantear e homenagear o vigilante de Gotham. Até o Superman faz uma breve aparição. Mas o mais importante, o Batman também está lá assistindo seu próprio velório. Não fisicamente, mas como um espírito que vê tudo, ele vai assistindo todos que fizeram parte da sua vida contarem sua versão de como o conheceram, e como viram ele morrer defendendo a cidade. E é aí que ele entende quem ele verdadeiramente é.
Essas versões contadas pelos personagens você vê não só simples versões, mas vê o que eles acreditam que o Batman é, e como se foi, também como eles queriam que fosse, ou acreditam que fosse.
Tem uma versão que a hora que eu estava lendo eu realmente pensei “ a não que merda, o Neil não vai destruir o universo todo do Batman assim”, mas logo em seguida aparece outro personagem dando uma versão ae você entende perfeitamente a sacada.
Neil Gaiman nessa obra fez um apanhado histórico do Batman, você vê varias referencias as mais aclamadas obras do Homem morcego tanto como em plano de fundo, quanto na trama em si. Os personagens do mesmo modo, eles são apresentados como uma homenagem a todos que o desenharam e fizeram história no Homem Morcego, você percebe no traço de cada personagem homenageando algum artista que já passou por ele, isso é genial nessa HQ.
A finalização dessa Obra eu gostei muito, na verdade pra mim a história é bem mediana nada demais do começo até boa parte do meio, depois ela da uma alavancada (pelo menos para mim) que você sente a Mão do Neil Gaiman ali por trás, e finaliza de forma genial.
Enfim Indico a todos.