Nesse artigo iremos conhecer sobre o RPG, significado e como explicar para iniciantes ou leigos no hobby.

rpg-significado-1024x1024-8469764-2981808

RPG Significado para iniciantes

Uma das maiores dificuldades para jogadores de RPG veteranos ou até novos jogadores é explicar o significado do RPG para leigos e curiosos, e possivelmente futuros jogadores

Isso é causado mais pela complexidade de explicar o jogo para quem nunca viu esse tipo de jogo, e acha estranho até pessoas em torno de uma mesa rolando dados, conversando e imitando personagens imaginários, segurando papeis rabiscados e portando livros diferentes.

Alguns logo ligam os RPG aos jogos de videogame/computador, ou até alguns podem ligar à alguma terapia fisioterapêutica, e creio que até alguns achem esse site por esse tipo de procura, mas o RPG como jogo é algo bem mais complexo do que um simples jogo.

RPG – Conceitos da Sigla

A sigla RPG significa Jogo de Interpretação de Papeis, no original em inglês significa Role-Playing Game. É um jogo que foi criado na década de 1970, e ganhou popularidade muito rápido, por ser bem interativo, divertido e sociável.

Jogar RPG não é só pegar um personagem e interpretar ele como uma personagem numa peça de teatro, mas sim dar características e conteúdo, trazer o personagem para a imaginação não só de quem controla ele, mas para todos os jogadores envolvidos.

O RPG foi criado para que os jogadores desenvolva a história dos seus personagens, como se eles sempre tivessem existidos em seus cenários ou mundos, e façam com que eles evoluam.

cube-568059_1920-1024x683-4156592-2545639

Definindo o RPG

Para quem nunca ouviu falar sobre RPG, nem tem alguma ideia formada sobre jogos de tabuleiro ou de videogames, uma boa definição é dizer que o RPG é um jogo no qual os jogadores interpretam e controlam personagens em uma narrativa compartilhada.

É como as antigas rodas de contar histórias, mas nesse caso os jogadores criam histórias nunca antes contadas. E seus personagens criados são direcionados conforme seus desejos.

O RPG compila as regras para que essas histórias compartilhadas tenham um limite imaginário. Ninguém pode dar uma ação aleatória para um personagem sem que tenha algum limite. É aí que entra em campo a ficha do personagem.

E finalmente, um dos jogadores é responsável por copilar todas as ações, e dar vida aos personagens. Ele pode ser conhecido como mestre, narrador, gamemaster, etc. Não importa qual nome, ele é quem cria a base das histórias, e serve como diretor/juiz/antagonista nas histórias.

Finalmente, o RPG é um jogo no qual o objetivo não é ganhar, mas sim se divertir. Pode ter fim ou não, quem vai definir isso é o narrador e os jogadores, e pode ser jogado sem contra-indicações.

Glossário básico do RPG ou Léxico do RPG

Segue um glossário básico sobre o que é RPG:

Jogador:

Pessoa que interpreta um personagem. Conhecido também como Player.

Personagem:

Criatura imaginada e transcrita para uma ficha/planilha. É o alter-ego do jogador. Conhecido também com PJ (personagem do jogador) ou PC (Player Character, em inglês)

Mestre:

Jogador especializado. Esse jogador é o responsável ao dar vida ao cenário/sistema de RPG. Ele também propõe os desafios para os jogadores, que utilizam seus personagem para superar o que é proposto por ele. Ele também atua como outros personagens dentro da aventura, chamados de NPC (Non-Player Character em inglês) ou Personagens do Mestre, mas não tem um personagem específico, ao contrário dos jogadores. Ele é o principal responsável pela diversão de todos. Conhecido também com Narrador, GM (Game Master em inglês), DM (Dungeon Master em inglês).

Dados:

Poliedros multifacetados. Os mais comuns são os dados de seis lados (conhecidos como d6) mas sistemas diversos podem utilizar outros dados de vários lados, como os de quatro faces (d4), oito faces (d8), dez faces (d10), doze faces (d12), e vinte faces (d20). Outros dados especiais podem ser solicitados pelo sistema.

Sistema:

Conjunto de regras para se jogar RPG.

RPG:

Role-playing Game (inglês) ou Jogo de Interpretação de Papeis.

Cenário:

Mundo-base onde os personagens do jogador estão. Esse cenário é manipulado conforme vontade do Mestre.

Ficha/Planilha de Personagem:

Papel, normalmente fotocopiado, onde são inseridos histórico e dados característicos do personagem interpretado pelo jogador. É o limitador do que o personagem pode fazer ou não no sistema/cenário. Também é anotado a evolução do personagem, conforme ele progride no jogo.

Lista de Links úteis para RPG Significado

  1. O que é RPG? – https://maisrpg.com/o-que-e-rpg/
  2. O que significa RPG – https://maisrpg.com/o-que-significa-rpg/
  3. Como jogar RPG de Mesa – https://maisrpg.com/como-jogar-rpg-de-mesa/
  4. Como fazer um RPG de mesa – https://maisrpg.com/como-fazer-um-rpg-de-mesa/
  5. Como mestrar RPG – https://maisrpg.com/como-mestrar-rpg/
  6. RPG (Wikipedia) – https://pt.wikipedia.org/wiki/RPG

Fim do Texto – RPG Significado para iniciantes

Obrigado por ter lido até aqui. Espero que tenha gostado do texto RPG Significado para iniciantes. Esquecemos algo que deveria ter sido comentado? Comente.

Coloque o MaisRPG em seus favoritos, assine nossas redes sociais, e não esqueça de compartilhar esse e outros artigos do site!