Torment: Tides of Numenera é uma game de fantasia criado por Monte Cook. O jogo na verdade é a continuação do clássico Planescape Torment. Desenvolvido para PC chegou aos computadores com gráficos espetaculares, de alto nível para um game de PC!
Torment: Tides of Numenera segue a linha dos games clássicos de RPG eletrônico. Por isso traz uma aventura similar aos clássicos Baldur’s Gate e Ice Wind Dale. O desenvolvedores realmente pensaram em investir em todos os pontos clássicos de um bom RPG!
Quer saber mais? Fique conosco e acompanhe!
Torment Tides of Numenera – um RPG clássico
O game usa o mecanismo de jogo Unity . Tormento: Tides of Numenera , como seu antecessor, é primariamente baseado em histórias. O objetivo é justamente destacar a relação do jogador com o mundo do game e outros personagens, exatamente como um RPG tradicional de mesa. Mas, aqui os gráficos lhe transportam como nunca a outra realidade!
O game conseguiu ser foi financiado com sucesso por meio do Kickstarter (empresa americana de utilidade pública) apenas durante as primeiras seis horas do lançamento do projeto em março de 2013. Foi um verdadeiro recorde dos financiamentos mais rápidos realizados com a Kickstarter!
Quando a campanha estava concluída o game havia batido o recorde de videogame mais financiado no Kickstarter, com mais de US $ 4 milhões comprometidos .
E não é para menos, o jogo simplesmente encantou os jogadores. Confira o porquê!
Torment Tides of Numenera RPG – o mundo do jogo
O cenário de game é uma fantasia com plano de fundo científico. Em um futuro longínquo a a ascensão e queda de inúmeras civilizações deixaram a Terra em um período muito semelhante a Idade Média.
Nesse contexto, a grande maioria dos seres humanos vive em assentamentos simples, cercados por relíquias do passado misterioso.
Os estudiosos do presente denominam a era atual de Nono Mundo. Eles acreditem que oito grandes eras humanas existiram antes. Por razões que eles desconhecem cada uma dessas grandes eras foi destruída.
Como se pode imaginar, cada uma dessas eras destruídas deixou ruínas e várias esquisitices e artefatos para trás. O mundo de Torment: Tides of Numenera é local único, onde o jogador não se deve admirar de encontrar coisas estranhas, e misturas de elementos de diferentes épocas históricas.
Conhecidos como numenera, estes artefatos deixados para trás representam o que resta da ciência e da tecnologia dessas civilizações da Terra. Alguns estão perdidos para sempre, quebrados de forma irreparável, mas alguns deles ainda podem funcionar!
Contudo, os poucos artefatos que funcionam estão além do entendimento dos seres humanos do Nono Mundo. Logo, imitando o pensamento medieval, essas pessoas acreditam que os artefatos altamente tecnológicos são de natureza de mágica.
O protagonista da história, conhecido como o Último Castoff, é o último ser humano que ainda que ainda guarda a consciência dos homens antigos. Ele encontrou um modo de deixar seu corpo físico e renascer em um novo. Suas ações extraordinárias, que o fizeram ser conhecido como “deus” por alguns, atraíram a inimizade de um ser poderoso.
Conhecido com “A Tristeza” (seu nome original era O anjo da entropia, mas foi alterado para tirar a conotação religiosa do game), esse ser procura destruir o personagem principal, sua família e eliminar suas criações. O Último Castoff, que é uma de suas criações, também é alvo da Tristeza. Consequentemente, ele deve encontrar seu mestre antes que ambos sejam desfeitos.
Para realizar essa tarefa só há um modo. O protagonista precisa explorar o mundo do jogo, descobrindo outros rejeitos, fazendo amigos e inimigos ao longo do caminho. Um dos principais meios de fazer isso é obtendo os Meres.
Tratam-se de artefatos que permitem ao usuário obter controle sobre a vida de outros rejeitos, para assim experimentar mundos e dimensões diferentes. É nestas viagens que o último Castoff, deixará seu legado ao mundo e encontrará uma reposta para a principal do game “o que importa uma vida?”.
Esse é um game incrível, que mistura um cenário de ficção com elementos de magia. Além de tudo, o game é embasado em uma história profunda, que faz questionamentos importantes e dramáticos. Também há um vilão memorável, e um Herói que cresce e se desenvolve ao longo da história, exatamente como em um clássico RPG!
Torment Tides of Numenera RPG – ficha técnica
O game foi desenvolvido pela inXile Entertainment e publicado pela Techland Publishing para Microsoft Windows , MacOS , Linux , Xbox One e PlayStation 4. É considerado como o sucessor espiritual do Planescape de 1999 : Tormento .
Confira a ficha técnica do game a seguir:
- Gênero: role-playing (interpretação de papéis);
- Desenvolvedor: inXile Entretenimento;
- Publicadora: Publicação de Techland;
- Diretor: Kevin Saunders e Chris Keenan;
- Produtor: Brian Fargo;
- Designers: Colin McComb Adam Heine e George Ziets;
- Artista: Aaron Meyers;
- Escritores: Colin McComb, Gavin Jurgens-Fyhrie, Adam Heine, George Ziets, Mark Yohalem e Nathan Long;
- Compositor: Mark Morgan;
- Plataforma: Windows , MacOS , Linux , PlayStation 4 , Xbox One;
- Liberação: 28 de fevereiro de 2017;
- Modo de jogo: um jogador.
Como um game muito bem elaborado, tanto nos gráficos quanto no roteiro, Torment Tides of Numenera envolveu uma grande equipe em seu desenvolvimento. O resultado foi um primoroso trabalho artístico e um game com uma ótima jogabilidade.
Torment Tides of Numenera – personagens
O jogador não vai encarnar um papel típico de um herói que salva o mundo nesse game. Ao invés disso ele será um dos chamados rejeitos. Isso mesmo, um muitos corpos que foram descartados por um ser poderoso intitulado de The Changing God.
O jogador começa sua saga no game no exato momento em que seu personagem é descartado, em memórias e sem saber quem é. A partir de então jogador deve explorar o mundo e claro, encontrar formas de sobreviver!
E não demora muito até que o jogador descubra que é perseguido de perto pela Trizteza ou The Sorrow. No game Tristeza assume a forma de uma criatura mítica repleta de tentáculos que está a caçar todos os castoffs. Então sobreviver a essa criatura torna-se uma das principais missões do jogador.
Prepare-se para encontrar um mundo cheio de detalhes em cenários e personagens. O design do game torna qualquer local memorável. E mais, por ser um jogo de role-playing prepare-se para ler muitos textos!
Ler os textos é o melhor modo de conhecer a história do jogo e descobrir coisas úteis in game.
Fica a dica!
Torment Tides of Numenera – jogabilidade
Possuindo câmera isométrica e ação em tempo real, Torment Tides of Numenera é um RPG que segue um modelo clássico. Sua inspiração vem de Dungeons & Dragons e tem também uma boa evolução de personagens.
O game conta ainda com combates que permitem o uso de magias e golpes combinados. Entre as principais novidades está o Crysis Systema, que permite pensar bastante antes de agir. O jogador pode construir todo o combate como quiser!
Uma das coisas mais interessantes é a possibilidade de usar também partes do cenário para construir combos! Tudo isso somado a gráficos primorosos dão de uma experiência de jogabilidade muito realista e emocionante. Lembrando que esse é um game de PC, é simplesmente incrível!
Portanto, os principais pontos do game são:
- Sua história primorosa;
- Seus gráficos incríveis;
- Muitos elementos clássicos de RPG presentes;
- Roda muito bem em PC!
Curtiu? Para inspirar sua jogatina deixamos você com esse vídeo do trailer oficial do game!
Divirta-se e até a próxima com Mais RPG!