Wasteland 2 é um game de estratégia onde o jogador não pode dar bobeira ou vai ser trucidado pelos inimigos! Repleto de combates por turnos, com um mecânica própria, o game é destaque no quesito ação e estratégias. Com uma temática de ficção científica e gráficos realistas.
A série toda levou levou 5 anos para ser desenvolvida e atualmente está no terceiro título! Quer saber mais? Fique conosco e acompanhe!
Wasteland 2 RPG
O foco do game é a estratégia. O jogador precisa estar atento para não perder a hora de atacar e ficar comendo poeira. Mas, não pense que o game fica só nisso, os personagens tem estatísticas e evolução que influem diretamente nas habilidades e armas usadas.
Wasteland foi um dos primeiros jogos onde as alterações in game feitas pelo jogador puderam ser armazenadas e mantidas, facilitando assim dar prosseguimento a aventura. Ou seja, quando o jogador retorna ao mundo do game mais tarde encontra o cenário, as funcionalidades e habilidades do mesmo jeito que deixou.
Estamos falando de um game que foi lançado em 1998, em uma época essa funcionalidade ainda era algo novo e os jogadores passavam horas e horas jogando para completar os títulos, afinal ninguém queria sair e perder tudo depois.
E para aqueles familiarizados com a história do mundo dos RPGs, talvez se lembrem que Wasteland, o primeiro título, foi lançado na década de 1980, mais precisamente em 1988.
Assim, sua continuação feita em 1998 veio dando prosseguimento a sua história, mas com uma renovação tecnologia incrível que simplesmente não era possível ser feita antes.
Wasteland também é um game lançado para jogar no computador em diferentes plataformas, ou que o torna ainda mais especial quando consideramos todas as funcionalidades e inovações que ele trouxe!
Wasteland 2 RPG: o mundo do jogo
O mundo de Wasteland é um cenário pós apocalíptico.
O ano é 2087 e fazem 100 anos que um guerra nuclear, ocorrida em 1998, devastou o planeta. Os descendentes daqueles que sobreviveram ao desastre se viram como podem no mundo. Esse é o cenário do Wasteland original.
Wastland 2 começa em 2102, quinze anos após os eventos do Wasteland original, mas segue a história de seu predecessor, como contamos a seguir.
No sudoeste dos Estados Unidos da América estão os Desert Rangers, uma força remanescente do antigo exército norte-americano.
O mundo agora é um lugar perigoso e conturbado. Uma equipe de soldados da força Desert Rangers é designada para investigar uma série de distúrbios em áreas próximas.
Os soldados aprofundam suas investigações tomando nota de tudo que encontram. Eles acabando descobrindo evidências de uma ameaça maior que ameaça exterminar o que resta da humanidade.
O risco é um computador com inteligência artificial (IA), oriundo de antes da guerra e que continua operando a partir de uma instalação militar sobrevivente, a Base Cochise.
O computador e sua IA estão construindo exércitos de máquinas assassinas e humanos modificados ciberneticamente. O objetivo é atacar os assentamentos humanos remanescentes, contando ainda com o aval e a ajuda de Irwin Finster, ex-comandante da base.
Para aqueles que estão se perguntando como o comandante pode estar vivo 100 anos depois da guerra, é simples, ele virou um cyborg com a ajuda da IA e está sob o controle do computador!
A meta final da IA é concluir o Projeto Darwin e Irwin Finster é o encarregado de executá-lo. A ideia central do projeto é eliminar a população defeituosa do mundo, afetada pela radiação e capaz de causas guerras como aquela que destruiu o planeta, e colocar no mundo uma espécie humana renovada, geneticamente pura e perfeita.
Agora, em 2112, os Rangers agora estão ocupando a antiga Cidadela dos Guardiões, que anteriormente abrigava monges que adoravam a tecnologia. É então que o ranger Ace é encontrado morto por moradores com sinais de violência em seu corpo.
Isso deixa o General Vargas, líder da missão, incomodado. Pois, Ace havia sido enviado dias antes para investigar um estranho sinal de rádio que fala de “homem e máquina se tornando um”, enquanto ameaça atacar e acabar com os Desert Rangers.
Na verdade Ace se deparou com algo que os antigos soldados rangers descobriram em 2087… Agora, o jogador deve descobrir quem matou Ace e por o que fez, tentando completar sua missão original.
Portanto, durante o game o jogador vai explorar as ruínas restantes da civilização humana.
E ao longo de todo esse caminho muitos combates vão acontecer!
Wasteland 2 RPG: ficha técnica
Wasteland foi desenvolvido pela Interplay e publicado pela Electronic Arts em 1988. Em 1998 foi lançado Westland 2 dando prosseguimento a mesma história apocalíptica.
O game foi originalmente concebido para o Apple II, mas sua continuação trouxe muitas melhorias! Confira a ficha técnica a seguir:
- Desenvolvedora: Interplay Productions;
- Publicadora: Koch Media GmbH;
- Diretor Brian Fargo;
- Produtor: Chris Keenan;
- Designer: Chris Avellone, Michael A. Stackpole, Liz Danforth;
- Programador: John Alvarado;
- Artistas: Andrée Wallin, Josh Jertberg;
- Compositor: Mark Morgan;
- Escritores: Colin McComb, Nathan Long, Patrick E. McLean;
- Plataformas: Microsoft Windows , OS X , Linux , PlayStation 4 , Xbox One , Nintendo Switch.
- Gênero: RPG Tático;
- Modo de jogo: um jogador.
Wasteland 2 foi um sucesso comercial e aclamado pela crítica desde o seu lançamento. O game foi especialmente elogiado pelo seu enrendo, sistema de combate, facilidade de usar habilidades e solucionar problemas in game e pelos gráficos bem desenvolvidos.
Wasteland 2 RPG: personagens
Em Wasteland 2 o jogador deve coordenar as ações de quatro habilidosos heróis de um esquadrão recém-formado. Portanto, é necessário desenvoltura para controlar as ações não apenas de um protagonista, mas de todo um grupo.
O objetivo é cumprir as missões dadas pelo comandante na Cidadela. Ao concluir com êxito as tarefas passadas os personagens são premiados com patentes de maior escalão e aptidões melhoradas.
Para o jogador a história inicia logo após o sumiço de dois veteranos dos Desert Ranger, sendo sua missão ir investigar o que aconteceu com eles.
Uma trama intrincada e cheia de perigos se desenrola então, o grupo de personagens controlado pelo jogador precisará combater e escapar de perigos como nuvens tóxicas, campos minados e plantas venenosas ao mesmo tempo em que são constantemente ameaçados por animais mutantes, robôs, rebeldes anarquistas e grupos de vândalos.
E se você está se perguntado sobre customização, fique tranquilo, você pode personalizar os membros do seu esquadrão. O game tem um assistente que te ajuda a fazer isso.
Você poderá escolher:
- O nome de cada um;
- Suas aparências;
- Seus passados;
- Equipamentos, pontos de atributo e habilidades iniciais.
Wasteland 2 RPG: jogabilidade
O jogo tem uma história viva que marca todo o desenrolar do personagem, os diálogos travados durante o game e escolhas de ação do jogador influem muito nos rumos que a história do game vai seguir.
Os personagens seguem uma evolução não linear, desenvolvendo cada um seus próprios atributos, e podendo adquirir novas habilidades e aptidões, assim como aprimorar as já existentes.
A mecânica de combate do jogo é pautada em estratégias de combates por turno, onde o jogador terá seus personagens se movendo e realizando ações com quantias limitadas de Pontos de Ação ou simplesmente AP.
E cada ataque, cura ou movimentação custa pontos AP.
O valor de AP é ligado aos atributos e em cada turno cada personagem começa com um número variável de AP. O custo vai depender de qual arma o jogador vai usar e qual ação irá fazer. Fique atento, armas mais pesadas ou aquelas com maior poder de fogo costumam possuir maiores AP.
Nesse quesito, as submetralhadoras e escopetas costumam custar menos e tem um ótimo poder de fogo.
Portanto, basicamente tudo depende da estratégia do jogador, que personagem vai usar para cada ação, onde posicioná-los e quais armas irá empregar para detonar os inimigos!
Dica: saiba mirrar nos combates a distância ou vai gastar munição atoa!
Também é possível combater corpo a corpo com a vantagem de não ter de se preocupar com munições e recarregar, ou seja, é o método mais barato de acabar com seu inimigo. Contudo, você terá que se aproximar deixando o personagem mais exposto, então, pense bem!
O ponto negativo fica pela repetição de inimigos já derrotados ao longo do cenário. Mas, ao menos pode-se escolher novos itens e pontos de aptidões diferenciados.
Para inspirar e finalizar com chave de ouro, deixamos vocês com o trailer oficial gameplay de Wasteland 2.
Divirta-se e até a próxima com Mais RPG!