Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord

Wizardry proving grounds of the mad overlord
Wizardry proving grounds of the mad overlord

Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord

Hoje vamos falar sobre Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord, um game que fez história no mundo dos RPGs eletrônicos

Trazendo inovações como ter sido o primeiro jogo do gênero ou à tendo gráficos coloridos.

Se você é um jogador mais jovem habituado aos games de alta tecnologia,  com gráficos exuberantes que parecem reais.

Talvez isso só é um pouco estranho para você, mas os primeiros videogames é ruim preto e branco, como tecnologia mais simples gráficos pixelados.

Hoje você vai conhecer um pouco antigo mas que fez muito sucesso entre o público e a crítica, e abriu o caminho para os modernos jogos de RPG eletrônico que temos hoje.

Vem com a gente  agora para conhecer o mundo Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord!

Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord RPG

Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord é o primeiro jogo da série Wizardry de RPGs.

Wizardry proving grounds of the mad overlord
todos os direitos reservados a Sir-Tech

O game foi desenvolvido por Andrew Greenberg e Robert Woodhead. Em 1980, Norman Sirotek formou a Sir-Tech Software, Inc. e lançou uma versão beta do produto na Convenção de Computadores de Boston daquele ano.

Estamos falando de um game que deve ser mais velho do que você!  A versão final do jogo foi lançada em 1981.

O jogo foi um dos primeiros jogos de RPG no estilo Dungeons & Dragons a serem escritos para jogos em computador, e o primeiro jogo a oferecer gráficos coloridos, como já dissemos. Foi também o primeiro videogame de role-playing baseado em festas. 

Vamos se conhecer mais ou Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord a seguir.

.Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord RPG: o mundo do jogo

Esse é um RPG típico, onde o jogador vai desvendar um labirinto de masmorras, enfrentando diversos combates com os seus personagens.

Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord
Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord. Foto: trailer gameplay 1998.

O Mundo do Game é repleto de magias e conta com as tradicionais e já conhecidas as classes de vários RPGs como magos, sacerdotes, guerreiros e o outros.

Assim, o jogador vai desvendando as masmorras em busca dos Tesouros escondidos sempre tendo que derrotar os inimigos para poder ter acesso as recompensas dos níveis subsequentes.

Os gráficos são bem simples e podem não encantar os jogadores mais exigentes nos dias de hoje,  mas o jogo é bem divertido e foi considerado como um dos mais difíceis de ser completado.

O jogo tem uma dificuldade implacável, pois os jogadores não podem salvar seu progresso na masmorra; eles devem sair da masmorra primeiro. No caso da morta total da sua equipe, o jogo não pode ser retomado.

Confira outras dicas interessantes sobre Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord  a seguir.

O que acontece com Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord depois do seu lançamento?

Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord fez um grande sucesso entre o público e crítica e acabou tendo assim uma posterior continuação. O jogo  retornou o primeiro de uma trilogia que também incluía Wizardry II: O Cavaleiro dos Diamantes e Wizardry III: Legacy of Llylgamyn 

O que fazer quando todo o meu grupo de personagens morrem no  mundo do Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord?

Nesses casos, o jogador deve formar um novo grupo pode recuperar os corpos e itens de aventureiros mortos. Mais tarde, os jogos desse gênero  tornaram mais fácil continuar a partir do ponto da masmorra onde os personagens morreram. Alguns jogadores podiam levar centenas de horas para terminar o jogo  devido a essa dificuldade.

Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord RPG: criação do personagem

Em Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord  o jogador não controla apenas um personagem, mas uma equipe de seis participantes de diferentes classes.

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Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord. Foto: trailer gameplay 1998.

O jogo tem início na cidade, que é representada apenas como um menu baseado em texto. Então, o jogador cria um grupo de até seis personagens a partir de uma variedade de cinco raças possíveis.

Depois da sua equipe formada, você pode começar o jogo e descer as masmorras para conquistar as suas Recompensas derrotando os inimigos.

Confira outras dicas sobre os personagens no game Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord a seguir.

Quais as classes e raças disponíveis em Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord?

O jogador pode escolher os seus personagens entre as seguintes classes: Humanos, Elfos, Anões, Gnomos, Hobbits,  optando também entre três alinhamentos – Bom, Neutro, Mal, com quatro classes básicas, Lutador, Sacerdote, Mago, Ladrão.

Quais as outras classes disponíveis para os jogos Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord?

Além das classes básica já mencionada do jogador também pode escolher entre quatro classes de elite: – bispo,  um sacerdote Feiticeiro; Samurai, um lutador com feitiços de mago; Senhor um lutador com feitiços de sacerdote; e Ninja, que é um lutador com habilidades de ladrão.u003cbru003eContudo a classe do Ninjas só é bloqueada quando os outros personagens adquirem um progresso suficiente.

Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord RPG:  jogabilidade 

Depois que você formou a sua equipe de personagens equipou as com peças básicas como armas e armaduras você está liberado para começar a sua jornada no game.

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Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord. Foto: trailer gameplay 1998.

Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord é conhecido  não apenas por ter feito história no Mundo dos games, mas também pela sua dificuldade em ser completado.

O Objetivo de passar pelas masmorras, na maioria das vezes encontrar esse cara sou sair das que te permitam acessar os próximos níveis tem morrer durante o processo.

Quando monstros são encontrados, o labirinto da masmorra desaparece, substituído por uma foto de um dos monstros. O combate é contra  1 a 4 grupos de monstros em uma mesma batalha. 

A falta de um recurso de automação do jogo , que não havia sido inventado no momento de seu lançamento, praticamente obriga o jogador a desenhar o mapa para cada nível em papel milimétrico (incluído na caixa) enquanto caminham pelo labirinto de masmorras 20×20. 

A magia salva o progresso do grupo e do jogo do jogador em um disco de cenário. Depois da inicialização um novo pode ser criado com um disquete em branco ou um existente usado.

A conclusão de Proving Ground of the Mad Overlord é necessária para jogar as seqüências Wizardry II e III, pois elas exigem que os personagens do primeiro jogo sejam importados de um disco de cenário.

Confira outras dicas sobre jogabilidade a seguir.

Quais as dificuldades de explorar o mapa do Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord?

Existem muitos locais no mapa que fazem com que o jogador caiu no feitiço chamada escuridão que o impede de ver o que tenha diante ou então cai um feitiço de telefone que o leva para outro local do mapa deixando-o perdido.  Portanto, caminhar pelo Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord é também um verdadeiro desafio considerando-se que não é possível visualizar o mapa todo como nos modernos jogos de hoje.

Quais os cuidados que o jogador deve ter ao  se teleportar com a sua equipe no game Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord?

Você deve ser cuidadoso ao se teleportar, pois precisa verificar as coordenadas certas do local para onde você quer ir. Caso você se escreve porta para um local errado você pode cair em uma armadilha ou em uma pedra sólida ( um tipo de local fechado sem saída), o que significa para o jogador Gamer Over e ter que reiniciar tudo.

Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord RPG: dicas finais

Esse é um game antigo e que fez história no mundo dos blogs de RPG eletrônico!

Mesmo que você não queira jogá-lo, vale a pena conhecer! 

Para finalizar deixamos você com esse vídeo do gameplay de Wizardry Proving Grounds of the Mad Overlord. 

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Por Blackwolf

Game developer, Violonista, Artista, Desenhista, programador e nerd. Kept you waiting, huh? Inta : gamer_mago

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