Panning – Capítulo 16

Você deve ter visto uma foto com este efeito, mas pode não saber o nome dela. Basicamente, Panning é um efeito que fica parecendo que o objeto da foto esta em movimento.

Esta técnica envolve focalizar e congelar o objeto principal, enquanto o fundo fica desfocado em uma direção específica, dando uma sensação bem clara de movimento.

Será mais fácil de entender se você se lembrar do conhecimento de velocidade de aprendizagem e benchmarks nas aulas de física da faculdade. O mesmo vale para o observador do trem: ele vê a paisagem pela janela e se move rapidamente.

No entanto, se você olhar para o carro, o companheiro de viagem sentado na cadeira está imóvel. A conclusão completamente oposta terá outro observador de fora.

Ele verá o trem passando rápido e a paisagem parará. Enfim, é apenas para referência. Vamos passar para outros exemplos e tentar mostrar outras aplicações.

Panning Fotografia

Veja um exemplo de panning na imagem abaixo:

Panning
Panning

Nesta foto vemos a bicicleta congelada, enquanto todo o resto do lugar está borrado, dando assim uma impressão de que mesmo uma foto, que é uma imagem parada, pareça estar em movimento. Obviamente a bike estava em movimento.

Mas isso de retratar uma imagem em movimento é muito interessante e bonita, e chama muito mais atenção de que se fosse mostrando o lugar completo com tanta coisa na imagem que nossos olhos não focam em nada.

Esta é uma ótima técnica para fotos esportivas, mas é mais difícil de dominar do que parece.

Mais importante ainda, requer muita prática. Não adianta tentar 5 vezes, obter resultados ruins e dizer que é impossível fazer isso, você deve seguir firme.

Lembra do que falei na introdução deste módulo, para aproveitar ao máximo os cursos deste módulo, é muito importante que você já possua uma câmera com função de controle manual?

Bem, a partir desta lição, este é um fator realmente necessário e de grande relevância.

Se sua câmera não permite ajustes manuais, você pode até conseguir esse efeito se tiver sorte, mas isso depende se a câmera está disposta a usar totalmente os ajustes de que você precisa.

Como ter bons resultados

Para conseguir bons resultados, siga os seguintes passos:

  • Deixe em uma velocidade menor de obturador, algo em torno de 1/10 a 1/60, dependendo da velocidade do assunto em questão.
Panning

Com menor velocidade vai produzir exatamente o efeito borrado que queremos para dar a sensação de movimento.

  • Ao posicionar o objeto (como um carro ou qualquer outro objeto em movimento), aponte a câmera para ele, pressione o botão do obturador para iniciar a exposição e mova a câmera exatamente no mesmo movimento da câmera até que a exposição termine.

Diafragma

Não existem muitas regras para isso, mas normalmente definimos a abertura entre f/ 11 e f/ 22. Na maioria dos casos, para velocidades lentas do obturador, é necessário usar uma abertura mais fechada para compensar a grande quantidade de entrada de luz.

Foco

Como mencionado acima, neste tipo de fotografia, o diafragma é configurado mais fechado.

se você tirar a foto em grande angular, o conceito de hiper distância focal deve ser utilizado e não há muita preocupação com perda de foco no assunto principal.

Por exemplo, você pode colocar o foco no back focus com antecedência e, em seguida, mudar o foco para manual. Se você configurar um botão de foco traseiro na câmera, é ainda mais simples e você nem precisa alternar para o modo de foco manual.

Panning

Depois disso tudo se o clique foi bem sucedido, você provavelmente conseguiu tirar uma foto com um efeito panning muito bonito, parabéns!

Se algo der errado, não desista. Tente novamente até obter o clique perfeito. Se você usar a câmera no modo manual, certifique-se de equilibrar a abertura e a sensibilidade ISO para que a exposição possa ser correta mesmo ao usar velocidades baixas do obturador.

O filtro Motion Blur ainda pode ser usado para reproduzir artificialmente esse efeito no Photoshop, mas além de ser menos natural, também evita que você tente aprimorar suas habilidades, então nem vou entrar em muitos detalhes sobre isso mais.

Qual o melhor ISO para fotos de dia?

O normal é o ISO 100, se você quiser fotografar durante o dia, seja paisagens, retratos ou prédios urbanos, e é muito claro, use um ISO baixo.

Posso tirar foto com flash de acabamentos em plástico ou metalizado?

Não é indicado pois o reflexo irá estragar a sua foto.

Como usar melhor o flash da câmera apara fazer panning?

Pode parecer estranho, mas na verdade o melhor uso do flash é quando tem muita luz do sol e sombras nesse dia. Isso acontece porque você pode tirar as sombras em excesso e manter uma ótima qualidade da imagem sem que a iluminação pareça muito artificial.

Caso esteja com alguma dúvida sobre os capítulos anteriores clique aqui e revise-os.

Agora que você terminou esse capitulo sobre Panning, já está pronto para o próximo capitulo que é sobre Fotos Panorâmicas, que vai explicar mais sobre essa tecnologia especial que pode reunir várias imagens da mesma câmera sendo que as fotos são do mesmo lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20