Fotos Panorâmicas – Capítulo 17

Nesse capítulo você vai entender sobre fotos panorâmicas. Muitas vezes, nos deparamos com a situação de filmar grandes cenas como um todo, mas a lente da câmera nem sempre é adequada para esta situação.

Quando o ângulo de visão da lente da câmera está muito próximo, ou pelo menos não tão amplo quanto queremos, será difícil fazer um quadro mais amplo em uma única cena.

Quando temos espaço suficiente, podemos ir cada vez mais longe de onde queremos tirar a foto até conseguirmos o enquadramento desejado, mas se o espaço for muito pequeno ou não tivermos tempo para mudar a distância, isso será impossível e a solução será tirar fotos panorâmicas.

Entenda mais sobre Fotos Panorâmicas

Uma foto panorâmica envolve combinar duas ou mais fotos em uma, cada uma contendo uma parte da cena, criando assim uma cena muito maior do que uma única foto pode capturar.

Para entender mais sobre fotos panorâmicas, é essencial que você use o programa que mencionamos no capítulo anterior, o panorama Maker. Caso ainda não tenha em seu computador, faça agora mesmo o download.

A primeira tarefa que você deve fazer é capturar as fotos que precisa, cada uma com uma parte da cena que desejamos por inteira.

Com a ajuda do programa Panorama Maker, essas duas fotos se tornarão uma foto panorâmica cobrindo uma cena maior.

Como produzir fotos panorâmicas

Comece tirando duas fotos. Depois de fotografar uma delas, mova a câmera ligeiramente para o lado onde a cena deve continuar e, em seguida, tire a outra foto.

Se quiser, você pode tirar mais de duas fotos, mas vamos dá o exemplo usando apenas duas fotos, apenas para mostrar como mesclar fotos no Panorama Maker.

Depois de tirar a foto e enviá-la para o computador, abra o Panorama Maker. Ao abrir, é recomendável que você leia o texto sobre como tirar belas fotos panorâmicas.

Muitas das dicas mencionadas neste artigo vão ajudá-lo a melhorar significativamente suas fotos panorâmicas.

Em “Pastas” no menu esquerdo, encontre a pasta onde você deixou as fotos que tirou. Você pode escolher fotos no formato JPG ou RAW. Se você usar fotos no formato RAW, a qualidade das fotos será melhor.

Ao encontrar a pasta com as fotos, selecione as fotos que deseja usar. Você pode escolher se deseja marcar a opção “Seleção automática por grupo”ou não.

Caso você deixe essa opção selecionada, o programa irá selecionar automaticamente as fotos tiradas com base nas informações de data e hora impressas no arquivo selecionado pela câmera, e o intervalo máximo entre elas é de 40 segundos.

Como as fotos panorâmicas costumam ser rápidas, marque esta opção e o programa geralmente definirá automaticamente o grupo de fotos que você deseja usar.

Se você tirar outras fotos imediatamente após as outras fotos usadas na foto panorâmica, o programa cometerá um erro ao selecioná-las, portanto, desmarque esta opção e selecione-as manualmente.

Depois de selecionar as fotos a serem utilizadas, na opção “Restaurar para:”, escolha entre “Automático”, “Horizontal”, “360º”, “Lado a Lado” ou “Vertical”.

De acordo com a interação dos pixels entre as imagens, ela é automaticamente mantida em estado automático e geralmente, o programa também obterá o sentido de direção que estamos querendo gerar uma foto panorâmica.

Se houver uma grande diferença de cores entre uma imagem e outra, o programa pode cometer um erro. Caso isso aconteça, selecione a orientação manualmente e clique em “Avançar”.

Na próxima tela, o programa também tentará organizar de modo automático a ordem das imagens com base na interação de pixels entre uma imagem e outra. Se o pedido estiver correto, aperte em “Costurar”.

Se não estiver correto, reorganize a posição da foto arrastando a imagem grande ou miniatura para a posição correta. Quando tudo estiver normal, aperte em “Costurar”.

A velocidade de processamento da próxima tela vai variar de computador para computador e da quantidade de fotos que serão agrupadas. Então se no seu caso demorar, não se preocupe porque isso é normal, basta esperar mais um pouco.

Depois disso, você conseguirá ter uma ideia de como as fotos panorâmicas irão ficar, pois o programa já disponibiliza uma previsão delas.

Caso o ângulo da foto não fique bom, use a ferramenta “Endireitar” para girá-la de -10º a 10º.

Fotos panorâmicas

Também é possível ajustar o brilho e o contraste da imagem para torná-la melhor.

Depois que todos os ajustes forem feitos, se houver partes indesejadas na foto, você pode deslizar a borda vermelha ao redor da foto para cortar conforme necessário. Feito isso, basta salvar.

Agora só precisa escolher o nome do arquivo, o diretório, o formato do arquivo, o tamanho em pixels e a qualidade. Depois disso clique em salvar novamente.

Aguarde alguns segundos para que o programa termine de salvar. pronto! Sua foto panorâmica está completa.

O Panorama Maker possui algumas outras funções não mencionadas aqui, mas você já sabe de todos os conhecimentos básicos necessários para criar facilmente fotos panorâmicas.

O que são fotos panorâmicas?

Fotos panorâmicas são várias fotos que são tiradas de uma mesma câmera e que são unidas depois a partir de um programa para que possam ficar mais abrangentes.

Como fazer fotos panorâmicas?

Selecione o modo panorama em seu aparelho, depois pressione o botão como se quisesse tirar uma foto e comece a tirar uma foto panorâmica.
Arraste lentamente o telefone para o lado enquanto captura a paisagem inteira, quando terminar, pressione o botão de captura novamente.

Como usar a câmera panorama?

Abra o aplicativo da câmera e toque no menu com três pontos no canto superior direito e depois clique em Panorama.

Não perca nenhum capítulo, clique aqui e veja todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20