Light Painting – Capítulo 18

Você ama escrever e ficar fazendo desenhos em um papel? Se ao menos você só gosta, você vai adorar este capítulo do light painting. Você sabia que dá pra fazer isto em uma foto também? Veja melhor como fazer isso neste capítulo como!

Light Painting – Como fazer

Primeiro, você deve encontrar um lugar o mais escuro possível, sem luz alguma.

Se for impossível encontrar um local completamente escuro, torne-o o mais escuro possível.

Light Painting
Light Painting

Dependendo de suas intenções para a foto, é ideal que o local seja espaçoso e você use uma lente grande angular na câmera.

Após encontrar a posição correta, monte a câmera em um tripé ou coloque-a em qualquer lugar para garantir que ela não balance durante o processo.

Para ter mais certeza os melhores resultados na exposição, escolha ISO 100 ou a menor sensibilidade nativa que a sua câmera poder. Escolha também a menor abertura que a sua lente permitir, normalmente de f/16 pra cima.

Você deve estar pensando:

“Ele enlouqueceu? Como ele quer que eu faça uma foto em um lugar que é completamente escuro, usando uma sensibilidade ISO muito baixa e uma abertura muito pequena?

Não é necessário ser um perito pra entender que é óbvio que na foto vai sair só uma imagem preta !”.

Provavelmente eu ficaria do seu lado, eu estaria ficando sem juízo se dissesse pra você fazer uma foto normal desse jeito, mas tem uma variável muito importante nessa equação que não podemos esquecer que é:

A velocidade do obturador.

Aí provavelmente você perguntaria “Mas em que isso vai me ajudar? O espaço onde estou é totalmente escuro. Nem mesmo deixando o obturador aberto por 1 hora a foto vai sair bem exposta, já que não tem luz neste lugar!”.

De novo eu ficaria do seu lado, se não fosse uma coisa:

A intenção do light painting não é a foto sair bem exposta.

Isso está ficando cada vez mais interessante. Agora vou explicar melhor, traduzindo para o Português, light painting significa pintura com a luz.

Sabe aquelas telas brancas que os pintores usam?

Pense que a tela que você vai desenhar se parece com isso, mas não é uma tela preta e branca, mas somente preta porque você usará a área escura capturada pela câmera de onde está a tela.

Já temos a “tela”, mas e agora?

Assim como um pintor não pinta sem seus pincéis, você também não.

O seu “lápis, caneta ou pincel” pode ser qualquer coisa que emita uma luz fraca e concentrada, como uma lanterna comum.

Fontes de luz fortes e amplas (como lâmpadas, holofotes e lanternas) não serão utilizáveis ​​porque imitarão a luz de uma área bem iluminada, o que não é o que queremos neste caso.

Qualquer fonte de luz fraca e concentrada pode ser feita, mesmo a fonte de luz que você nem consideraria usar.

Por exemplo, se você não tem uma lanterna em casa, tudo bem. Telefone celular, tenho certeza que sim. Mas não, você não precisa pregar peças em seus amigos.

A tela de um celular é uma fonte de luz ideal pra isso:

Fraca e concentrada.

Com o ISO mais baixo e uma abertura pequena, é hora de escolher a velocidade do obturador. Os pintores passam muito tempo pintando, e isso não é exceção para você. Escolha a velocidade do obturador mais baixa permitida pela câmera.

Light Paint – Tempo e características específicas

O tempo ideal é de no mínimo 15 a 60 segundos, mas se o tempo permitido para ascensão for de 8 segundos, bons resultados podem ser obtidos.

Se a sua câmera for uma do estilo DSLR, você também pode escolher pelo modo de disparo Bulb(B), onde o obturador fica aberto pelo tempo que você quiser o botão de disparo pressionado.

Para isso, você precisará de um cabo de disparo ou controle remoto, pois estará desenhando na frente da câmera, portanto não será capaz de segurar o botão de disparo enquanto desenha.

Você também pode escolher ligar para um amigo ou parente que tenha paciência suficiente e uma mão estável, para que ele possa desempenhar um papel de cabo disparador.

Light Painting
light painting

Se você planeja usar a velocidade do obturador entre a nativa da câmera e ninguém pode ajudá-lo a pressionar o botão do obturador quando estiver pronto, você pode escolher usar o temporizador automático.

A maioria das câmeras oferece uma opção de atraso de pelo menos 10 segundos antes de disparar, o que é suficiente para permitir que você se localize antes do início da exposição.

Depois que tudo estiver programado e definido, você pode pintar! Quando a exposição começar, aponte a fonte de luz para a câmera e fique na frente da câmera.

Para testá-lo pela primeira vez e entender como a tecnologia funciona, tente desenhar algo simples no ar, como um círculo.

Durante a exposição, pegue a fonte de luz e gire-a algumas vezes na frente da câmera. Espere a exposição terminar e verifique o resultado.

A mágica do Light Painting

Se tudo correr bem, você deve ter uma tela preta com círculos brilhantes. Quando você estiver acostumado com a lógica da light painting, tente fazer desenhos mais longos e complexos para obter resultados diferentes.

Você pode se perguntar: “Que tipo de mágica é essa?” Isso não é mágica, mas pura lógica. Quando o obturador permanece aberto, o sensor captura toda a luz que incide sobre a lente.

Tudo está escuro, mas no escuro, a fonte de luz que você usa está acesa.

gettyimages 687174126 612x612 1
Light Painting

A câmera sempre tenta expor melhor a fonte de luz mais luminosa encontrada na cena, e como a fonte de luz que você usa no escuro é a única que detecta, é a única coisa que aparece na foto.

O sensor capta a posição da fonte de luz a cada segundo enquanto o obturador é mantido aberto, ou seja, a câmera captura todo o caminho da luz e forma uma foto em um instante.

Nosso cérebro não consegue combinar todos os momentos de um evento, porque só podemos distinguir alguns quadros por segundo, mas a câmera pode.

A única maneira de simular essa situação em nossos cérebros é realizar operações semelhantes. No mesmo local escuro, tente mover a mesma fonte de luz de um lado para o outro muito rapidamente e observe com seus olhos.

Como o movimento da luz é mais rápido do que a taxa de quadros que nosso cérebro pode rastrear por segundo, você notará que, em seus olhos, a luz deixa uma trajetória temporária durante o movimento.

A câmera funciona mais ou menos desse mesmo jeito, mas ao contrário de nós, ela pode capturar todo o movimento da luz que ocorre em um determinado período de tempo e converter a trajetória temporária em um registro permanente.

Agora que você entendeu a teoria, deve estar cansado de ler muito. Vejamos uma exemplo prático de pintura com luz.

Medienkompetenz Teambuilding Lightpainting hplp
Light Painting – pintura com luz

Qualquer coisa que emita algum tipo de luz pode ser usada para fazer light painting, tudo depende da sua criatividade.

Em suma, tente usar lanternas, telas de telefones celulares, fósforos, velas, relógios iluminados, lasers e qualquer coisa que emita uma luz fraca, mas concentrada.


A fonte de luz que produziu resultados muito interessantes foi a queima de lã de aço e ser lançada ao ar. Se você fazer isso, para não se queimar, pegue um fio de cerca de 1 metro de comprimento.

Use um arame grosso ou outro arame de metal para fixar a lã de aço em cerca de metade do arame de metal. Após o início da exposição, acenda a lã de aço e gire o fio na frente da câmera.

Para fazer isso, é muito importante que você esteja em um local aberto e seguro, não perto de qualquer lugar que possa pegar fogo, e ninguém será queimado. Também cuide de si mesmo.

gettyimages 1088415412 612x612 1
Light Painting

Será muito desagradável se um pedaço de lã de aço em chamas cair em seus cabelos.

Para se certificar de que tudo está em ordem, você pode usar um chapéu e óculos de sol para proteger as áreas mais sensíveis do seu corpo.


Light Painting pode criar muitas possibilidades fotográficas, mas o limite é a sua imaginação. Não tenha medo de alcançar resultados incríveis!

Como alguns fotógrafos conseguem fazer light painting diferentes?

Criatividade, como por exemplo: alguns fotógrafos mais loucos (por assim dizer) simplismente jogam a câmera para o alto e a deixam cair para capturar a imagem que aparecer.

Como usar o light Painting apara destacar algo?

Muitos fotógrafos planejam o cenário da forma que eles querem, e se você que destacar por exemplo algo no meio, basta fazer um desenho arredor.

Precisa de muitos itens para fazer um bom Light painting?

Não muito, vou deixar a lista abaixo:
– Umas câmera que tem o recurso de longa exposição;
– Um tripé ou algum tipo de objeto que dê firmeza à câmera (dois pedaços de de madeiro, uma cadeira seja criativo);
– Luzes de variada potência ou cores, podendo ser um laser ou um tipo de isqueiro etc.;
– Celofanes de variadas cores;
– Roupa preta, para não aparecer no lugar.

Lembrando que caso queira voltar para tirar suas dúvidas, clique aqui.
E se não estiver com dúvida você já está pronto(a) para o próximo capítulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20