Exif – Capítulo 23

Exif é a forma abreviada de Exchangeable Image File Format, em inglês ou formato de arquivo de imagem permutável em português.

É uma especificação atribuída por uma câmera digital, que registra os dados técnicos utilizados na hora da captura em conjunto com os arquivos de imagem gerados.

Parece ser uma etiqueta incorporada que contém informações sobre como a foto foi tirada, como o que encontramos nas roupas. Etiquetas assim contêm informações como “80% algodão e 20% poliéster”.

Da mesma forma, em arquivos de imagem, a informação também está contida em “tags” chamadas Exif.

Entenda mais sobre Exif

Todas as fotos tiradas com uma câmera digital carregam inicialmente Exif. Se a foto não contém esta informação, é porque foi editada em um programa que não guarda a informação Exif no arquivo editado.

Fotos que não contêm dados Exif podem ter sido excluídas acidentalmente ou mesmo deliberadamente.

Exif
Exif

Alguns programas de edição muito simples não retêm esses dados. Normalmente, pessoas desavisadas nem sabem da existência do Exif, e acidentalmente os excluem após editar fotos nesse tipo de programa.

Pelo contrário, algumas pessoas (geralmente fotógrafos profissionais) optam por deletar deliberadamente esses dados em um programa de edição mais complexo, de modo a não revelar habilidades de produção fotográfica.

Assim como um grande mágico não revela seus segredos, um grande fotógrafo não revela seus métodos fotográficos.

Por um lado, não tornar esses dados públicos parece esconder muitos segredos valiosos, mas se olharmos de outra perspectiva, não é bem assim.

Um fotógrafo profissional, olhando as fotos de outras pessoas, pode saber rapidamente como as fotos foram feitas com base em sua rica experiência sem qualquer informação do Exif.

Por outro lado, para um fotógrafo amador, não ter acesso ao exif não fará muita diferença, porque pode ele pode nem ter o equipamento adequado para copiar essas fotos. Ou seja, ocultar deliberadamente os dados Exif pode ser insignificante.

Maiores beneficiários

Os maiores beneficiários dos dados Exif são os fotógrafos intermediários, ou seja, aqueles fotógrafos que ainda não atingiram o nível profissional, mas já conseguem descobrir como são feitas as fotos apenas visualizando.

Eles podem até usar dados Exif para copiar fotos, tão interessantes quanto as que viram e encontraram, mas além de isso não ser nada criativo, também não aprenderão nada com isso.

Quem só copia não consegue chegar ao topo. Se quer ser um profissional reconhecido por ter ótimas fotos, o essencial é aprender como funciona cada detalhe e saber usar a criatividade.

Como se aperfeiçoar em fotografia é algo que envolve bastante aprendizado, a ideia de usar esses dados Exif é exatamente esta, ir aprendendo cada detalhe, e não fazer uma cópia total de outra foto.

Mas se o intuito for apenas reunir cada informação obtida por meio desses dados, então é um aprendizado bastante válido e não há nada de errado nisso.

 Como visualizar os dados do Exif

Talvez um dia você veja uma certa imagem, goste muito e fique muito curioso para saber como ela foi criada, é aí que entra a importância do exif.

Se isso acontecer com você, torça que esses dados ainda estejam presentes na foto, para assim encontrá-los da seguinte forma:

No Windows, aperte com o botão direito do mouse no arquivo da imagem, vá em “Propriedades” e clique na guia “Detalhes”. Em outros sistemas operacionais, você pode obter esses dados da mesma forma ou de maneira semelhante.

Nesta janela, todas as informações geradas pela câmera quando a foto foi tirada foram gravadas. Ao clicar em “Remover atributos e informações pessoais”, você pode excluir com facilidade todas ou parte das informações específicas do arquivo.

Se quiser excluí-los, não se esqueça de fazer uma cópia do arquivo primeiro, caso precise deles no futuro.

As informações são divididas em várias categorias:

descrição, fonte, imagem, câmera, foto avançada e arquivo.

O mais importante é a categoria “Câmera”, que contém as principais referencias sobre a imagem.

Existem programas específicos que podem interpretar mais dados do que o Windows Property Viewer, incluindo marca, modelo e especificações de lente.

Mesmo com a existência desses programas, algumas pessoas preferem por si só descobrir tudo através de outras informações até chegar em uma conclusão apenas para treinar o raciocínio fotográfico.

Seria mais fácil achar essas informações sem precisar pensar tanto, mas se fosse assim, não iriamos aprender nada e nem exercitaríamos nosso cérebro e para produzir fotos com muita qualidade, as vezes é preciso pensar rapidamente em todos as particularidades.

De qualquer forma, é útil confirmar se seu raciocínio está correto e obter mais informações.

Um dos melhores programas gratuitos para isso é o Opanda IExif.

Através dele você consegue ver todos os tipos de informações adicionadas, como o número de vezes que a câmera clicou. Esta informação é muito útil.

Perguntas frequentes

É possível apagar o Exif de uma foto?

Sim, inclusive de uma forma bastante rápida e simples.

O que os dados do Exif mostram?

Mostram onde e quando a foto foi tirada, o modelo da câmera, a quantidade de fotos já feitas com o equipamento, etc.

Por que algumas pessoas apagam o Exif?

Para que outras pessoas não descubram os “truques” usados para deixar certa foto impecável.

Se está gostando de aprender conosco, permaneça nesse site e veja todos os capítulos.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20