Cartões de Memória – Capítulo 24

Os cartões de memória, assim como câmeras, lentes, flashes e tripés são muito importantes para qualquer fotógrafo, seja ele amador ou profissional.

Na era digital, o antigo filme fotográfico foi revelado e dividido em duas partes. Os sensores e os cartões de memória. O cartão de memória é quem fica encarregado de armazenar as imagens tiradas com nossa câmera.

Baseados na tecnologia de memória flash, os cartões de memória conseguem gravar e regravar inúmeras vezes sem que haja necessidade da eletricidade, mantendo assim, os dados que guardamos ali bem seguros.

Cartões de Memória
Cartões de Memória

No mercado há vários vários modelos de cartões de memória com diferentes tamanhos, capacidades de armazenamento e velocidades de transferência.

Alguns desses cartões de memória possuem especificações muito longas, mas aqui vamos mostrar apenas as principais características dos cartões mais recentes, ou seja, aqueles cartões que estão em uso ou não foram usados ​​até recentemente.

Principais modelos de cartões de memória

Esses são os modelos mais usados do mercado.

MS (Memory Stick):

MS é um cartão de memória dedicado para câmeras digitais Sony. Sua primeira versão tinha apenas 4 e 8 MB.

Em seguida, vieram os novos com 16, 32, 64, 128 e 256 MB. Depois desses, foi lançado o Memory Stick PRO Duo, que é mais compacto que seu antecessor.

A partir dele surgiram versões maiores com 256MB, 512MB, 1GB, 2GB, 4GB, 8GB e 16GB, o que animou muitas pessoas que amam fotografar.

A velocidade de leitura e gravação do Memory Stick PRO Duo é de 15 MB / s. Com o aumento da capacidade, os cartões de memória com capacidades de até 32 GB agora podem ser encontrados na nova série PRO-HG Duo, com velocidades de leitura e gravação de 30 MB / s.

xD-Picture Card (Extreme Digital):

O xD-Picture Card foi originalmente desenvolvido pela Olympus e Fujifilm em cooperação com a Toshiba e Samsung. No entanto, esses cartões de memória podem ser encontrados junto com outras marcas (como Kodak, SanDisk e Lexar).

Esses cartões de memória são utilizados em câmeras digitais da Fujifilm e da Olympus. Iniciou com versões de 16, 32, 64, 128, 256 e 512 MB.

cartoes de memoria mini sd em papel azul 175682 6093

Mais tarde, o cartão xD M-type foi criado com uma capacidade de 256 MB a 2 GB. A desvantagem do tipo M é a baixa velocidade, o que torna um cartão de memória mais lento.

Para superar essa lacuna, foi criado o cartão xD Tipo H,onde a velocidade teórica é 3 vezes maior do que o Tipo M.

O TypeH tem a mesma capacidade do Type M, variando de 256 MB a 2 GB, possuindo 5MB de velocidade de leitura e 4MB/ s de velocidade de gravação.

Com o passar do tempo, por diversos motivos, o cartão xD perdeu muito espaço no SD, e ficou praticamente inutilizável.

SD Card (Secure Digital):

O cartão SD é uma evolução do antigo MMC (Multi Media Card) e não falaremos sobre ele aqui por ser um padrão desatualizado da era atual.

Em relação ao MMC, além da trava de segurança, o novo padrão SD também adiciona novas funções de criptografia e gerenciamento de direitos autorais para evitar alterações acidentais ou não autorizadas ou exclusão de dados. Portanto, “secure digital ” origina-se de uma mídia digital mais segura.

mao inserindo o cartao de memoria no slot do laptop 265993 28

Devido à cooperação entre SanDisk, Panasonic e Toshiba, os cartões SD foram lançados oficialmente em 2000. Com o tempo, ele se tornou o cartão com a melhor relação custo-benefício do mercado e continua a se desenvolver até hoje.

Pela sua portabilidade e popularidade, supera o concorrente CF (compact flash memory), e tem espaço para desenvolvimento no mercado digital doméstico e profissional.

Marcas importantes como Nikon, Canon e Kodak, que usavam apenas o padrão CF no passado, começaram a usar o padrão SD para fins amadores e profissionais na maioria de suas câmeras digitais, enquanto o padrão CF era usado apenas para as melhores câmeras profissionais.

O primeiro lote de cartões SD lançado era de capacidade moderada, com 16, 32 e 64 MB respectivamente. Em seguida, introduziu novos cartões de memória com capacidades maiores de 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB e 2 GB.

Alguns anos depois, em 2006, o novo padrão SDHC (Secure Digital High Capacity) foi lançado para garantir uma maior capacidade de armazenamento.

Com o tempo os cartões de memória foram avançando cada vez mais

 Com o lançamento do padrão SDHC, novos cartões com capacidades de 4, 8, 16 e 32 GB surgiram. Mas o desenvolvimento não acaba por aí.

Com o advento de tecnologias superiores, os tamanhos de arquivo gerados por essas novas tecnologias também se tornaram equivalentes.

Para obter maior capacidade de armazenamento, um novo padrão SDXC (Secure Digital Extended Capacity) foi lançado.

Vale ressaltar que os cartões de memória que adotam o padrão SDXC são compatíveis apenas com as mais recentes câmeras digitais e eletrônicos.

xicara de cha bloco de notas espiral em branco planta suculenta camera cartoes de memoria lentes da camera espetaculo e cinto sobre fundo rosa 23 2148038946

Assim como no passado, uma câmera que reconhece apenas o padrão SD não pode reconhecer um cartão SDHC. Da mesma forma, uma câmera que reconhece apenas o padrão SDHC não pode reconhecer um cartão SDXC

Outro aspecto importante a ser avaliado em um cartão SD é sua categoria. É sempre um número par, saltando de 2 a 10 e não existindo o 8.

Em outras palavras, pode ser 2, 4, 6 ou 10. Quanto maior melhor. Para descobrir a categoria do seu cartão de memória, procure um número minúsculo na categoria que se parece com um semicírculo, que é a letra C.

O que significa o número de classe nos cartões de memória?

Indica o desempenho mínimo da velocidade de leitura e gravação que o cartão pode realizar, em MB / s (megabytes por segundo).

Os cartões UHS são essenciais?

Somente para pessoas que planejam tirar fotos de alta qualidade no formato RAW por longos períodos ou reproduzir grandes quantidades de vídeo em Full HD da mais alta qualidade.

Qual a diferença de cartão de memória sd sdhc e sdxc?

Os cartões SDHC têm uma capacidade entre 2 a 32 GB, já os cartões SDXC têm uma capacidade de 32 GB a 2 TB.

Para ter acesso ao início dos capítulos, clique aqui e tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20