Fotografia – Introdução

Antes de iniciarmos tudo, é bom primeiramente ter uma pequena introdução sobre a fotografia.

A fotografia é arte, é uma forma de transmitir a sua mensagem por um lado diferente, onde as palavras não explicam, só uma fotografia explica.

História da Fotografia

A maioria das pessoas que se interessa por arte, procura saber da historia por trás dela. A fotografia tem muita história.

Tudo começa com a própria palavra que vem do Grego que significa:

  • “Fós” Significa: Luz
  • “Grafis” significa: Pincel

Juntando tudo forma uma palavra só que é “Desenhar com a luz”. A tecnologia da fotografia foi elaborada há um século e meio, e muitas inovações ocorreram desde então.

Fotografia - Introdução
Fotografia – Introdução. Fonte: Freepik

À medida que a tecnologia avança, as máquinas fotográficas também avançam, não apenas para tirar fotos como também para gravar videos, mas vamos com calma.

Alguns anos após sua invenção, a qualidade das fotos digitais atingiu quase a mesma qualidade do filme comum.

Uma das primeiras coisas que fizeram foi atualizar a velocidade de captura das imagens pela câmera. Depois disso, a paleta de cores foi adicionada.

No mercado atualmente, existem centenas de câmeras digitais para escolher, desde as mais simples e econômicas até as mais sofisticadas e avançadas com preços mais elevados.

Materiais para fotografar nos dias de hoje

Esse é um dos fatores que impedem sua popularidade. A boa notícia é que, ao longo dos anos, a tendência tem sido como a da computação, que mesmo com os melhores modelos, ainda é possível pesquisar bem e encontrar aquele com que tenha o melhor custo benefício.

Com a grande concorrência que vem surgindo para esse segmento, fica cada vez mais fácil encontrar uma boa câmera por um preço mais atrativo.

Há 5 anos você não tinha muitas opções, por isso elas eram mais caras e a única opção que você tinha era comprar mesmo assim

Fotografia. Fonte: Freepik

Junto com as câmeras digitais, existem muitos programas de edição no mercado, e eles estão se tornando cada vez mais populares.

Alguns são pagos, outros são gratuitos, mas uma coisa inegável é que cada vez mais pessoas usam esses programas para se tornar a vida mais fácil e aproveitar ao máximo a arte de fotografar e editar melhor.

Materiais necessários para começar a fotografar

Antes de começar a fotografar, você precisa ter alguns equipamentos. Não precisa ter todos inicialmente, você pode ir comprando aos poucos e ir melhorando.

Se tiver condições financeiras, prefira os materiais de mais qualidade, que podem até ser mais caros, mas vão ser usados por mais tempo sem apresentarem defeito e vão ter uma melhor imagem.

Se não estiver com um bom dinheiro disponível e mesmo assim quiser começar logo, você pode procurar alguém que esteja vendendo esses itens usados, através da internet ou de alguém que você conheça.

Se não encontrar esses itens usados, sempre procure o melhor custo benefício e conforme for se aperfeiçoando na fotografia, se aperfeiçoe nos equipamentos também.

Fotografia. Fonte: Freepik

Sabendo dessas coisas, agora vamos ao que mais interessa, que são os materiais que um iniciante precisará:

  • A objetiva: Quando você deseja adaptar suas fotos ao campo que vai fotografar, a lente é um acessório fotográfico essencial. Na verdade, usar lentes de 50 mm, 300 mm ou teleobjetivas pode obter o melhor foco e o melhor ângulo de visão de disparo;
  • O tripé: Ao criar imagens nítidas e de alta qualidade, um tripé é um acessório essencial. Existem tripés de fotografia, mini tripés, tripés de fotografia, são vários modelos para qualquer preferência e de vários preços;
  • O cartão de memória: É ele quem vai armazenar todas as suas fotos, até porque todos querem guardá-las para ver depois ou para editar, seja lá para que for, o cartão de memória é essencial. Existem muitos tipos de cartões de memória: cartão SD, micro cartão, cartão micro SD, tudo é possível. Mas você deve verificar qual tipo é compatível com sua câmera;
  • A bateria:Uma bateria reserva intervém e salva a foto. Você pode conseguir adquirir a sua por uma pequena quantia. Dependendo da marca da câmera, ela pode continuar a tirar fotos pelo maior tempo possível, o que é muito importante para evitar certos imprevistos.

Hoje, você pode fazer correções e edições simples em fotos sem ser um especialista. Muitos dos programas fornecidos já fizeram todo o trabalho para você, basta pressionar um botão ou deslizar a tecla para ajustar.

Para conseguir aprender mais rápido essa bela arte da fotografia, se dedique bastante, mas não de forma cansativa, e sim, como um hobby pois cada vez mais você vai se encantando. você pode assistir vídeos, ler alguns livros ou fazer um curso mais completo que com certeza te ajudará a entender cada mínimo detalhe.

Uma pergunta que surge para muitas pessoas é:

Com tantas opções no mercado, qual câmera comprar? Somos apresentados a dezenas de especificações fornecidas por fornecedores e, às vezes, ficamos um pouco perdidos no meio de tantas palavras, e nem mesmo podemos saber exatamente seu significado e propósito.

Quando surgiu a fotografia?

Em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce

Existem quais tipos de fotografia?

São várias. Entre elas estão: Fotografia publicitária,
fotografia de viagens, retrato, fotografia de moda e
fotografia infantil

Existe faculdade de fotografia?

Sim.  É feita na modalidade de bacharelado e dura 4 anos

Nos próximos capítulos vamos mostrar mais denominações e curiosidades sobre a fotografia e você saberá fazer as melhores escolhas na hora de fotografar. Continue de olho em nosso Site.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20