Os Megapixels – Capítulo 1

Para entender o que são um megapixels, primeiro precisamos entender que o menor elemento de um megapixel é um pixel.

Um pixel é o menor elemento em um dispositivo de exibição (como um monitor de computador ou monitor LCD de uma câmera) que pode atribuir cores.

Resumindo, os pixels são minúsculos pontos de uma determinada cor, e esses pontos se combinam para formar a imagem inteira.

Os Megapixels
Os megapixels. Fonte: Freepik

Por exemplo, quando dizemos que a resolução de uma imagem é 640 x 480, queremos dizer que a imagem consiste em 640 pixels horizontais por 480 pixels verticais.

Para saber o número total de pixels da imagem, devemos multiplicar esses valores. No mesmo exemplo, multiplicando 640 por 480, obtemos um resultado de 307.200 pixels

Quanto equivale os megapixels?

Como agora você já sabe o conceito de pixels, vamos aprender agora sobre megapixels. Um milhão de pixels é igual a um pixel.

Se tivermos uma imagem quadrada com resolução de 1000 x 1000, então podemos dizer que a resolução da imagem é de 1 megapixel, porque se multiplicarmos 1000 por 1000, teremos o resultado de 1 milhão, o valor exato equivalente a um megapixel.

A maioria das fotografias não seguem esse formato, mas de qualquer forma se multiplicássemos por outros valores de resolução da foto, e o resultado final for o mesmo, ainda podemos dizer que esta imagem tem 1 megapixel. Por exemplo: 2.000 x 500, 250 x 4.000, etc

Tamanhos maiores que 1 megapixel funcionam do mesmo modo. Assim como 1 milhão de pixels equivale a 1 milhão de megapixels, 2 milhões de pixels equivalem a 2 milhões de megapixels e assim sucessivamente.

Com base nessas informações, você consegue imaginar quantos pixels as câmeras de hoje em dia possuem na faixa de 12 megapixels?
Essas câmeras conseguem produzir cerca de 12 milhões de pixels, o que é realmente uma quantidade incrível, capaz de exibir imagens da mais alta qualidade.

479
Os Megapixels

O número de megapixels de uma câmera está diretamente relacionado à qualidade da imagem que ela pode produzir, mas esse não deve ser o único motivo a ser considerado ao determinar a qualidade da imagem.

Para tirar uma boa fotografia, depende de muitas técnicas, da qualidade do sensor de imagem, alterações ISO e outros aspectos.

 importância dos megapixels

Quanto maior a resolução da foto, mais pixels são apresentados e mais detalhes ficam disponíveis quando é tirada a foto com uma câmera digital.

Para quem trabalha com fotografia, é necessário ter uma câmera muito boa e com muitos megapixels, apesar que para a imagem ter uma alta resolução não depende exclusivamente disso.

Imagens com mais megapixels são usadas geralmente para fazer propagandas em outdoors, para fazer um banner de um casamento, aniversário, batizado ou outra comemoração de grande importância, para trabalhos na internet, para fazer quadros grandes, para fachadas de lojas, entre outras utilidades.

Nessas ocasiões, as imagens precisam ser bastante nítidas pois serão muito observadas, afinal, usando-as dessa forma, elas estão sendo destacadas.

Normalmente, 1 ou 2 megapixels são suficientes para fazer uma imagem ser enviada para as redes sociais ou mesmo enviada por e-mail tendo uma boa qualidade.

Se forem imagens maiores, podem deixar o arquivo pesado para ser enviado dessa forma, por isso, em alguns há o limite do tamanho da foto que pode ser enviada.

Ou seja, não existe um número exato de quantos megapixels você deve usar. Isso depende muito de como essas fotos vão ser usadas.

1520
megapixels de uma câmera profissional

Se você reduzir o número de megapixels das fotos capturadas, elas irão ocupar menos espaço no cartão de memória ou no Pen drive. Um cartão de memória de 1 GB pode armazenar pelo menos 400 fotos de 5 megapixels. No entanto, as fotos de alta resolução ainda têm algumas vantagens exclusivas.

Curiosidades sobre os megapixels

A maneira como o corpo humano vê as imagens é semelhante à maneira como as fotos são tiradas em câmeras digitais e smartphones. Porém, a qualidade da imagem produzida por nossos olhos é melhor do que os equipamentos disponíveis no mercado.

Os técnicos afirmam que se a nitidez da imagem vista por dois olhos humanos pudesse ser quantificada, então nossos olhos teriam cerca de 274 megapixels ou 137 megapixels em cada olho.

Uma boa imagem não depende apenas dos megapixels

São basicamente três fatores que fazem uma fotografia ter uma ótima qualidade. São eles:

  • Número de megapixels: quanto mais, melhor a resolução será;
  • Tamanho do sensor: quanto maior, mais bonita e com mais qualidade a imagem será;
  • Processamento: quanto maior o desempenho de processamento da câmera, melhor será a resolução da imagem.

Agora você sabe que a imagem não depende apenas dos megapixels para ser boa, isso não passa de um mito.

Quantos megapixels é ideal para ter uma boa foto?

Geralmente, quanto maior o sensor, maior o pixel. Quanto maior o pixel, mais luz ele pode coletar. Quanto mais luz puder ser capturada, melhor será a imagem. O número exato não existe, isso depende de que forma você irá usar a imagem.

Quanto é 1 megapixel?

É um valor equivalente a um milhão de pixels

Como é calculada a resolução de uma imagem?

Você pode obter a soma multiplicando a largura pela altura da imagem clicada.

Continue em nosso site para ver os próximos capítulos sobre fotografias. Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20