A Exposição da Foto – Capítulo 2

Nesse Post vamos da continuidade ao módulo básico de fotografia, veja agora o que você precisa saber sobre a exposição.

Exposição é a quantidade de luz que usamos para formar uma foto. Tudo o que vemos reflete a luz. O princípio de funcionamento de uma câmera é semelhante ao do olho humano. Nós absorvemos as cores e o brilho presentes em um determinado ambiente, para que possamos distinguir diferentes formas, cores e tamanhos.

É com base neste princípio que a fotografia foi inventada. As cores escuras (como o preto) absorvem mais luz e as cores escuras (como o branco) refletem mais luz.

exposição da foto
exposição da foto

Tente colocar uma fonte de luz (lâmpada, lanterna, qualquer fonte de luz) na frente de um local preto, por exemplo, e depois na frente de um local branco. Você verá que o local branco refletirá mais luz.

O princípio de reflexão da luz é o mesmo usado nos rebatedores e vamos estudá-lo mais tarde.

Imagine que a luz se divide em pequenos pedaços. Cada pedaço carrega um pouco de informação sobre se deve ser clara ou escura e de que cor deve ser.

Para nós humanos, absorvemos essas informações por meio de nossos olhos e as interpretamos por meio de nossos cérebros, enquanto, para as câmeras, os olhos são as lentes e o cérebro são os sensores. Posteriormente, entenderemos melhor o seu significado e a finalidade do sensor, por enquanto, tente imaginá-lo como o cérebro de uma câmera.

Como saber a exposição adequada

Para criarmos uma foto, devemos deixar uma certa quantidade de luz entrar no sensor dentro de um certo período de tempo. Para obter bons resultados, a luz deve ser medida da maneira correta, nem muito pouco, nem muito exageradamente.

Se a foto for muito clara, é chamada de superexposta; se for muito escura, é chamada de subexposta. Às vezes, podemos usar esses fatores para criar efeitos de iluminação criativos para determinados temas, mas em geral, especialmente para pessoas que estão apenas começando, o objetivo principal é equilibrar a quantidade de luz.

PCBCGY0
exposição da foto como deve ser

A exposição é baseada em três fatores:

  • Abertura;
  • velocidade do obturador;
  • Sensibilidade ISO.

Vamos entender todos esses fatores nos próximos capítulos. Você pode se perguntar “mas como faço para saber se a foto está bem exposta, sempre eu for fotografar tenho que dar uma olhada depois?”.

Caso você tenha essa dúvida, não precisa se preocupar, pois não precisa verificar toda vez que tirar uma foto. Todas as câmeras digitais atualmente, possuem um mecanismo interno que recebe o nome de fotômetro.

O fotômetro mede com precisão a luz necessária para criar a exposição correta em tempo real, hoje em dia está tudo muito mais prático.

As câmeras compactas simples já vem com todas ou quase todas as funções de ajuste automático na maioria dos casos, sendo assim, geralmente elas não exibem a régua de medição do fotômetro na tela, e pode não adicionar detalhes.

Eles só confundem a pessoa que deseja tirar fotos sem se preocupar com os detalhes, detalhes estes que se fossem adicionados, só iriam atrapalhar e talvez até fazer a pessoa desistir de tirar a foto.

Por outro lado, câmeras mais avançadas que podem ser ajustadas manualmente, exibirão essa régua. Cada câmera tem uma lente diferente, mas, em geral, é assim.

1345
exposição da foto

O fotômetro da câmera é muito preciso, mas ainda não é perfeito, por isso não alcançará a exposição correta com 100% de eficácia sempre. Com base na experiência, podemos produzir exposições maiores ou menores de acordo com nossas próprias preferências.

O retângulo sob a seta parece um escudo e nos mostra o nível de exposição. Se el ficar no meio, é porque a exposição está certa, ou seja, a quantidade de luz necessária para fazer a foto é excelente.

Se for à esquerda, a foto está sub exposta, ou seja, está muito escura; se for à direita, a foto está super exposta, ou seja, está muito clara.

Mesmo após o disparo, a foto pode ser editada em programas de edição, mas sempre tente fazer a foto disparada com a exposição correta, pois embora esses programas sejam eficazes, nenhum deles é perfeito e sempre vão precisar de sua ajuda.

Se a foto tiver alcançado a exposição correta na própria câmera, ela sempre parecerá natural, mas se for preciso fazer a subexposição ou superexposição, a foto perderá as informações de cor, por isso é difícil restaurá-la por meio de programas de edição sem causar uma grande perda de qualidade.

A maioria das câmeras possui configurações de medição de exposição (também chamadas de modos de medição) que podem tornar sua vida mais fácil. Procure saber se você tem esse recurso. Se necessário, leia o manual da câmera e aprenda como configurá-la.

Existem vários tipos de medição, como tela inteira, que considera a luz de toda a cena para determinar a exposição; medição central, que considera a parte do meio da cena, e assim por diante.

O que é exposição de fotos?

Exposição é a quantidade de luz que o sensor da câmera recebe na foto. Quanto maior o tempo de exposição, mais luz será capturada e mais clara será a cena e vice-versa.

Quando a exposição de uma foto está boa?

 Quando atinge o efeito esperado pelo artista.

O que é fotômetro?

Um instrumento usado para medir a intensidade de uma fonte de luz.

Espero que tenham entendido e gostado desse capítulo, nos próximos capítulos teremos mais explicações. Continue em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20