A Abertura do Diafragma – Capítulo 3

Nesse capítulo vamos ensinar sobre o primeiro dos três fatores nos quais a exposição se baseia, que é a a Abertura do Diafragma.

A abertura é um dispositivo que controla a abertura da lente. Ele consiste em um conjunto de lâminas finas localizadas dentro da lente. A abertura controla a quantidade de luz que passa pela lente até o sensor.

Quanto mais você faz a abertura do diafragma, mais luz pode passar, e quanto mais você fecha, menos luz. Atribua um valor de identificação numérica diferente para cada abertura dada.

Abertura do Diafragma
Abertura do Diafragma

Esses valores são chamados de números de abertura f ou f-stop e sempre seguem os padrões comuns de todas as lentes. Esta é a proporção padrão do número f: 1, 1,4, 2, 2,8, 4, 5,6, 8, 11, 16, 22, 32, 45 e 64.

Mesmo que pareçam um conjunto de números aleatórios para você, se você olhar de perto, eles seguem a lógica. Observe que os números seguem uma progressão geométrica entrelaçada.

Entenda mais sobre a abertura do diafragma

Aquele ditado “menos é mais”? é muito adequado para descrever o número f.

Quanto maior o número f, menor é a abertura, portanto, menos luz passa pela abertura

Por outro lado, quanto menor for o número f alocado, maior será a abertura do diafragma, portanto, mais luz passa pela abertura. Quando a quantidade é pequena, a abertura é grande e quando a quantidade é maior, a abertura é menor.

Você não precisa necessariamente se lembrar de todos os números f na escala, apenas lembre o que eles representam.

Como agora você já tem conhecimento de toda a gama de números f, você deve saber que esses números raramente são usados ​​e alguns outros números não mencionados também são usados.

67
Abertura do Diafragma

As lentes atuais geralmente reduzem sua escala digital f. A escala mais comum varia de f / 1.4 a f / 32, dependendo do tipo de lente. É quase impossível encontrar uma abertura com valores f / 1, f / 45 ef / 64.

Nas escalas mais comuns, existem alguns valores de abertura intermediários que alteram ligeiramente a quantidade de luz que passa pela abertura, como f / 1.8, f / 3.5, f / 6.3, f / 7.1, f / 9, f / 36, entre outros.

O diafragma configurado em f / 22 está quase fechado e em f / 1.2 o diafragma está quase totalmente aberto. Pode ser fácil confundir essa relação no início, mas não se preocupe, com o tempo você se acostumará a ler esses números e saberá exatamente o quão grande é a “abertura” da câmera.

Nem todas as câmeras podem ajustar a abertura para todos os valores porque isso depende do tipo de lente usada.

Ao comprar uma nova câmera ou lente, tente encontrar informações sobre o valor de abertura, valores máximo e mínimo. Isso divide a lente em duas categorias: “claro” e “escuro”. Geralmente, quanto mais clara a lente, maior seu valor.

Abertura x Profundidade de campo

A abertura do diafragma afeta diretamente a profundidade de campo e, quanto mais larga a lente, menor é a profundidade de campo e vice-versa.

Quando você visualiza a foto, ela pode estar totalmente em foco ou algumas partes estão em foco e outras não estão. Este é o efeito que temos da profundidade de campo. Quanto maior, mais nítidas são as áreas da imagem e, quanto menor, menor é o ponto de foco.

43
Abertura do Diafragma

Isso ocorre quando há várias “camadas” na imagem e a câmera digital precisa ajustar o foco.

Se a abertura for muito ampla, a profundidade de campo diminuirá e apenas a cena mais próxima da câmera ficará em foco. Se a abertura for menor, a profundidade de campo será maior, e todo o assunto, independentemente do número de camadas, estará em foco.

Os esforços para explorar esse efeito podem enriquecer a foto, para que ela tenha uma maior sensação de tamanho e distância. Quando toda a imagem está em foco, pode dar a impressão de que ela está “plana”, ou seja, todos os elementos que compõem a foto estão alinhados igualmente.

Os modos “paisagem” e “macro” programados da câmera controlam a abertura para obter diferentes profundidades, mas se sua câmera conseguir alterar a abertura, você pode fazer isso manualmente.

Dessa forma, além dos extremos (foco apenas nos prospectos e em todos os planos focados), também é possível obter resultados intermediários.

Modo de prioridade de abertura do diafragma

Como no modo de prioridade de velocidade (mas ao contrário), quando a abertura prioritária é selecionada, a câmera ajusta o tempo de exposição. Este modo é muito útil para começar a aprender conceitos de fotografia, como a relação entre velocidade e abertura.

O ícone na máquina pode ser “A” ou “Av”.

É interessante usar essa função quando você quiser controlar a profundidade de campo e tirar uma foto com foco total ou com foco pequeno.

Ao fotografar, tente verificar o valor de velocidade definido pela câmera para o valor de configuração de abertura. Você verá que sempre existe uma relação inversa: quanto maior a abertura, menor pode ser a velocidade e vice-versa.

Qual a importância do diafragma na fotografia?

Este diâmetro é um dos fatores que definem a quantidade de luz que entra na câmera para o sensor. Quanto maior for a abertura, mais brilhante ficará a lente.

O que é F-stop na fotografia?

É a relação entre a distância focal de uma lente e a abertura do seu diafragma.

Qual a diferença entre obturador e diafragma?

 O obturador é responsável ​​por proteger o sensor e abre apenas brevemente para permitir a passagem da luz, enquanto a abertura do diafragma controla a quantidade de luz que chega até o obturador.

Agora que você já sabe o que significa abertura de diafragma, já está pronto para irmos ao próximo capítulo, continue em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20