A velocidade do Obturador – capitulo 4

Vamos falar agora sobre um dos módulos em que uma exposição é baseada, a velocidade do obturador. Mas primeiro temos que compreender o que é isso.

O que é Velocidade do Obturador?

Basicamente a Velocidade do Obturador é a quantidade de tempo que o obturador é aberto. Um obturador é um mecanismo que abre e fecha, ele se encontra dentro da câmera, logo atrás da lente.

É algo bem simples de entender, é como se fosse uma cortina que precisa proteger o sensor da luz, quando o disparador é acionado esta “cortina” se abre. quanto maior for o tempo que ela permanecer aberta maior será a quantia de luz que entra, quanto menor for o tempo, menos luz.

Para entender melhor vamos separar em partes:

A velocidade do Obturador é medida por segundos

A velocidade aumenta de acordo com o denominador, em alguns casos chegando a frações de segundo, exemplificando 1/1000 é mais rápido que 1/30.

velocidade do Obturador

Para evitar tremores a velocidade deve ser de 1/50s ou mais

isso acontece porque qualquer velocidade inferior a isso pode causar tremores na imagem. A foto treme porque você move a câmera enquanto o obturador está aberto. E o resultado é uma imagem borrada.

Para usar uma velocidade inferior é necessário ter um tripé que seja firme, isso aumentará o foco e a nitidez da câmera.

42817

A velocidade do obturador pode variar de acordo com a câmera

A velocidade pode dobrar de valor na sua câmera

1/500, 1/250, 1/125, 1/60, 1/30, 1/15, 1/8  Opções como essa pode aparecer na sua câmera, é bom lembrar dessas opções porque geralmente a abertura do Diafragma dobra de valor.

Ou seja, se você aumentar a velocidade em 1 ‘stop’ e diminuir a abertura em 1 ‘stop’, a exposição continuara sendo a mesma.

Mar
 Foto: Pixabay.

Algumas câmeras possuem disparos extremamente lentos, por isso elas são medidas em segundos ao invés de frações de segundos. Essas opções podem ser usadas em locais com baixa luminosidade.

Usar segundo pode ser viável para quem quer produzir efeitos ou capturar múltiplos movimentos em uma foto.

Em algumas câmeras existe a opção de usar o modo B. Este modo permite que o obturador permaneça aberto enquanto você segura o disparador, independente do tempo.

Pense na cena antes de decidir qual velocidade de obturador usar

A cena está pronta e você precisa decidir se quer Congelar o movimento ou se quer decidir intencionalmente qual movimento vai capturar usando para isso o mobo B.

Para dar uma sensação de movimento escolha uma velocidade mínima, para congelar um momento escolha a velocidade do obturador.

arara azul

A velocidade que voce escolhe vai depender de:

  • Assunto da fotografia
  • O que quer congelar
  • O quanto quer congelar
  • Precisa borrar parte da imagem
  • Qual a ideia que quer transmitir

Nem todo movimento é ruim

Muitos iniciantes costumam dizer que não compreendem o porquê de alguém “borrar” uma imagem intencionalmente. Mas em alguns casos, isso se torna necessário.

Podemos ter como exemplo carros em movimento em uma avenida, ou o movimento de um corpo celeste, podemos citar também a imagem do mar e o movimento das águas em uma cachoeira.

Velocidade do Obturador lento 2 800x530 1
f/13 | ISO 100 | 8s | 17mm – @MikeGreenham

Outro fator a ser considerado é a distância focal da lente. Quanto maior a distância focal, maior deve ser a velocidade do disparo.

Uma regra básica é: se não tiver um estabilizador a distância focal deve ser igual à velocidade do obturador.

Se sua lente for de 50mm sua velocidade deve ser de 1/60s ou superior a isso. se a lente for de 200mm então a velocidade deve ser de 1/250s ou superior.

Lembre-se de perguntar sempre:

você quer congelar uma ação ou capturar um movimento?

  • Congelar ação> disparo rapido
  • Captar movimento > disparo longo

Sempre compense com abertura e ISO.

O que é ISO diafragma e obturador?

O ISO afeta a quantidade de luz que é necessária para produzir uma exposição correta. A abertura da lente é um diafragma que se encontra na própria lente ou imediatamente atrás dela.

Qual o melhor ISO para fotografar?

O normal é o ISO 100, mas você pode ajustá-lo conforme a necessidade da imagem que você quer capturar.

Qual a velocidade do obturador ideal?

obturador trabalha com tempos que geralmente vão de 30 segundos (longuíssimas exposições) até altíssimas velocidades de 4000, 5000 avos de um segundo. Geralmente, a diferença entre rastro e congelamento começa a acontecer com velocidades de 1/50 ou 1/60. Mas tudo depende do assunto fotografado e de seu ambiente.

Agora que já compreendemos melhor o que é a velocidade do obturador podemos passar para o próximo capítulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20