A Sensibilidade ISO – Capítulo 5

A sensibilidade ISO na hora da foto pode te ajudar em momentos onde a luz é fraca e você está pronto para lhe dar com ruídos na imagem. vamos aprender agora sobre o último dos fatores em que uma exposição é baseada.

A sensibilidade ISO

Sensibilidade ISO também é chamado de velocidade ISO, é a medida de sensibilidade do sensor a luz. Algumas vezes, ISO é chamado de ASA, como nas câmeras antigas de filme.

ISO é uma abreviação de International Organisation Standardisation, uma organização que criou padrões para vários tipos de indústrias.

Quanto maior o número de ISO maior é a sensibilidade do sensor a luz, se o valor de ISO configurado for pequeno, mais luz será exigida para registrar uma imagem.

Valores altos de ISO são usados em locais com pouca luz, porem isso faz com que a imagem fique cheia de ruídos.

iso

Quantas definições de ISO existem?

Alguns valores de ISO podem ser menores que 100, isso depende muito da câmera, mas geralmente o número mínimo de ISO em uma câmera é 100. O valor máximo também vai depender do modelo de câmera que você possui, uma Nikon DS4 possuir uma configuração de até ISO409600.

unnamed

Qual a relação da sensibilidade de ISO com a exposição da foto?

Uma foto possui 3 pilares; abertura do Diafragma, tempo de exposição e sensibilidade de ISO. Estes estão interligados entre si, alterando o valor de 1, tera que modificar o valor dos outros.

Veja como a sensibilidade ISO pode afetar uma exposição, nos exemplos a abertura do diafragma e a velocidade do obturador foram mantidas somente o ISO foi alterado para criar o efeito na comparação.

Exemplos ISO

Assim como a abertura do diafragma e a velocidade do obturador, a sensibilidade ISO tem outro efeito na foto que infelizmente é um ponto negativo. Este ponto se chama ruido.

O ruído de imagem deixa pequenos pontos de cores e iluminação prejudicando a nitidez da imagem. Ja tirou uam foto no celular a noite e a imagem ficou cheia de pequenas manchas? isso se chama ruido. Veja um exemplo:

Urso

Se for aplicado nesta área um zoom com diferentes sensibilidades de ISO a perda de cor e nitidez se torna clara por causa do ruído causado.

Exemplos de Ruido

Porque as maquinas permitem o ISO alto se ele não pode ser usado?

Não é que seja proibido usar, a questão é evitar. Existem situações extremas em que é melhor ter a foto com ruído e nítida do que suavizada e sem foco.

Além disso, dependendo do uso da imagem o ruído passará despercebido. Podemos sitar como exemplo imagens impressas em grandes formatos, a imagem será vista de longe por isso os ruídos não serão notados.

Na fotografia de paisagem também existe uma vantagem em usar um ISO maior. Se por um acaso tenha esquecido o tripé, configure o diafragma conforme necessário, aumente o ISO da câmera e fotografe com velocidades maiores para evitar fotos tremulas.

Lembre-se o ISO não funciona sozinho por isso, tenha em mente os pilares da fotografia:

  • Abertura do Diafragma
  • Velocidade do obturador
  • Sensibilidade do ISO.

O que é ISO e qual sua função?

 A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização. Em outras palavras, é um meio de promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas para que a qualidade seja melhorada

Qual o ISO ideal para fotos de dia?

O normal é o ISO 100, mas você pode ajustá-lo conforme a necessidade da imagem que você quer capturar.

Como e quando usar o ISO?

Na fotografia digital, o ISO mede a sensibilidade do sensor de imagem. Quanto menor o número, menor é a sensibilidade do sensor, por isso, será necessária quantidade maior de luz para a foto. Então, ao aumentar o ISO em um ambiente de pouca luz, essa quantidade necessária para uma foto clara diminui.

Finalmente chegamos ao fim dos fatores em que a exposição é baseada. Cada informação que você leu aqui e assimilou vai lhe ser muito útil para criar possibilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20