O Balanço de Brancos – Capítulo 6

Neste capítulo, aprenderemos um fator muito importante que nos permite obter as melhores cores nas imagens. Muitas pessoas que fotografam já ouviu falar sobre o balanço de brancos, mas nem todas elas sabem o que isso significa.

Entenda como o Balanço de Brancos funciona

O equilíbrio de branco nos permite obter cores realistas o máximo possível de acordo com a fonte de luz da cena.

Dependendo da luz que ilumina a cena, a cor pode ser ligeiramente diferente do que vemos com nossos olhos.

Isso acontece por causa da temperatura da cor. Cada tipo de luz possui uma temperatura de cor diferente. A temperatura da cor é medida em Kelvin. (A temperatura de 1 Kelvin equivale a -272,15ºC e -457,87ºF .

O balanço de brancos
O balanço de brancos

Se você possui ou já possuiu uma câmera digital, deve ter tirado muitas fotos. Filmamos nos mais diversos locais utilizando diferentes fontes de luz. Ao sol, dias nublados, à noite em casa com uma lâmpada de tungstênio, fluorescente ou mesmo com a luz do flash.

O olho humano é muito flexível. Sob qualquer fonte de luz, ele sempre verá cores verdadeiras. Sob a luz do sol, lâmpada ou qualquer outra fonte de luz, o branco é sempre branco.

Infelizmente, a câmera não tem a mesma inteligência que o olho humano, então ela nem sempre pode detectar a fonte de luz precisa e corrigir a luz para que as cores sejam completamente verdadeiras. Precisamos dizer à câmera que branco é branco, verde é verde, amarelo é amarelo e assim por sucessivamente com todas as cores.

É provável que você já tenha tirado uma foto sob uma luz de tungstênio (aquelas lâmpadas amarelas), e quando foi ver o resultado, parecia que sua pele estava pintada de amarelo. Isso ocorre porque a câmera não está definida para a temperatura de cor correta.

561146 PKT15E 330
O balanço de brancos

Resumindo, é como se a câmera não soubesse que branco é branco e que cor de pele é cor de pele. Pelo contrário, ela acredita que branco é bege e a cor da pele é amarela, então a cor da foto sai inadequada.

Dicas para melhorar a qualidade das fotos

Todas as câmeras digitais atuais, mesmo as câmeras digitais mais simples, podem ajustar o equilíbrio de branco. Descubra como alterar o equilíbrio de branco no manual da câmera.

De acordo com a fonte de luz do local que você for tiras as fotos, ajuste o equilíbrio de branco para a luz equivalente, assim suas fotos vão sair bem bonitas do jeito que todo fotografo deseja.

A câmera também possui uma configuração automática de equilíbrio de branco, no entanto, é recomendável usar essa opção apenas quando não houver muito tempo para tirar uma foto. Como eu disse, a câmera em si não é muito esperta sem o auxílio de um humano.

25754
O balanço de brancos

É satisfatório para a maioria das coisas rodando no modo automático, mas a inteligência automática da máquina não pode ser comparada com a inteligência dos humanos, então ajustes manuais são sempre desejados para obter melhores resultados.

Como deixar o  balanço de branco satisfatório?

O balanço de brancos, considerado bem feito, é uma forma de fazer com que a imagem tenha a mesma cor da situação real ou o mais próximo possível da cor, mas pode ser um recurso para tirar fotos em diferentes temperaturas.

Vamos mostrar algumas dicas que podem te ajudar a ter fotos melhores, lembrando que os equipamentos que você está usando também influenciam bastante.

1– Encontre um objeto ou coloque um pedaço de papel branco onde deseja compor a foto e observe se está nas mesmas condições de iluminação do objeto.

2-Mova a imagem para mais perto de forma que a superfície branca ocupe toda ou a maior parte da imagem.

3-Agora Pressione a tecla WB na câmera

Simples né?! Agora a câmera sabe como reconhecer o verdadeiro branco na cena e pode calcular outras cores.

Algumas oscilações suaves pré-configuradas fornecem algumas condições de iluminação mais comuns. São elas:

Auto;

Incandescente;

Fluorescente;

Luz solar direta;

Flash;

Nublado;

Sombra.

Viu só como é possível deixar suas fotos melhores sem muito trabalho?!

O que significa o balanço de brancos nas fotografias?

O balanço de Branco que em inglês é chamado “White Balance”, significa o processo de remover as cores não reais da imagem, de um jeito que ela mostre como branco os objetos que a olho nu são brancos. Quando as câmeras não estão configuradas, a imagem pode sair bem diferente do que ela realmente é.

Para que serve o balanço de branco?

O equilíbrio de branco torna a imagem natural. Este é o processo pelo qual passamos a fim de ajustar a cor para que se pareça com a verdadeira cor da imagem.

O que é WB na câmera?

Nada mais é que o equilíbrio de branco (white balance em inglês-WB). O equilíbrio de branco da câmera determina com precisão como o sensor percebe a tonalidade da luz em cada ambiente sendo fotografado.

Continue em nosso site e aprenda mais sobre o mundo das fotografias.

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20