A Compensação de Exposição – Capítulo 7

No capítulo de hoje, aprenderemos um fator que não afeta diretamente a exposição como os outros três fatores mencionados anteriormente nos outros capítulos, mas que é de grande ajuda em alguns casos e é importante você saber.

Entenda o que significa a Compensação de Exposição

Como a palavra já diz, isso é muito simples e você pode compensar de acordo com as necessidades que houver.

Compensação de Exposição
Compensação de Exposição

Quando a foto está muito escura ou muito clara, você pode usar a compensação de exposição. Se estiver muito escura, você pode compensar positivamente a exposição. se estiver muito clara, você pode compensar negativamente.

A compensação de exposição é abreviada como EV + (representando a compensação positiva) ou EV- (representando a compensação negativa). As letras EV vêm de “Valor de exposição”, que em inglês fica “Exposure Value”.

As câmeras atuais geralmente permitem compensar as exposições entre EV -2 e EV +2 em intervalos EV 0.3. Para aprender como alterar a compensação de exposição da câmera, leia o manual de instruções, pois cada câmera tem sua própria configuração.

A compensação de exposição pode ser usada como um método alternativo para criar diferentes efeitos de iluminação na foto usando uma câmera que não permite o ajuste de exposição manual mencionado no capítulo anterior. Se não viu nosso capítulo anterior, sugiro que veja, clicando aqui.

Em câmeras que permitem ajustes manuais, a compensação de exposição pode ser usada para equilibrar a exposição geral, áreas claras que são muito escuras ou áreas escuras que são muito claras.

 Às vezes, por exemplo, quando o fotômetro considera a iluminação de toda a cena medida em um assunto principal muito escuro, o resto da cena pode ficar muito claro, apenas para fazer com que o assunto mais importante em questão tenha a exposição correta.

268
Compensação de Exposição

Da mesma forma, se o fotômetro estiver medindo em um objeto muito brilhante, o resto da cena tende a ser muito escuro. Às vezes, esse pode ser o objetivo da criação de composições criativas, mas se não for o caso, a exibição de obras pode ser muito útil nessas situações.

A compensação de exposição é uma função muito básica e pode até ser encontrada em celulares, tablets, ou qualquer outro aparelho mesmo que seja simples.

Como aplicar corretamente a compensação de exposição

Para que você entenda exatamente o que é compensação de exposição e, mais importante, como aplicar adequadamente, antes de tudo você deve compreender funções e certas técnicas.

A primeira mensagem importante é que, por razões lógicas, a compensação de exposição não funciona no modo de cena “automático” ou no modo manual, porque no modo automático a a câmera é que decide tudo por você absolutamente, e no modo manual, é você decide controlar tudo sozinho.

Entenda um pouco sobre essas funções e técnicas:

– Fotometria: Fotometria é a medição da luz na fotografia. Consiste em tecnologia fotográfica, que visa calcular a quantidade de luz que entra na câmera para obter uma imagem bem nítida e deixar uma foto ótima.

– fotômetro: O objeto embutido na câmera pode medir a luz refletida da cena e calcular a quantidade de luz quando atinge o que vai ser fotografado.

-Cinza 18%: Sua câmera pode ver cenas com níveis médios de cinza, ou seja, quando você avalia toda a cena para obter uma exposição equilibrada (ou “correta”), a “cabeça” da câmera fica com 18% de cinza.

Este é um grande problema quando filmamos cenas com contraste muito baixo (ou seja, branco sobre branco ou preto sobre preto), porque nossa câmera sempre fará essa medição puxando o cinza do meio.

-Modo de Medição: A maneira como ela mede a cena pode variar dependendo do modo de medição usado. Nesse capítulo vou apresentar o modo de matriz, que é o modo padrão para a maioria das câmeras e também é usado no modo automático.

994
Compensação de Exposição

No modo de matriz, a câmera fará a média das leituras de medição em cada cena enquadrada, ou seja, se eu tiver um objeto como uma cena de neve ou uma pessoa com um fundo claro, as chances de a neve ficar cinza são enormes.

Nesse caso, a melhor opção é usar o modo de medição pontual e escolher o tom neutro da cena, que não é nem preto nem branco. O ideal seria 18%, mas na ausência de uma designação clara, outras cores com tons neutros valem a pena, o é importante mesmo é evitar o branco e o preto nesta medição.

Sabendo como funciona essas funções, agora você já vai se da bem quando for usar a compensação de exposição.

Para que serve a compensação de exposição?

A compensação de exposição é usada para alterar a exposição para o valor recomendado pela câmera para tornar a foto mais clara ou mais escura.

O que é EV na câmera?

Na fotografia, o valor de exposição ou EV é marcado como o resultado de uma combinação da velocidade do obturador conjugada e pares de abertura que podem resultar na mesma exposição. A escala em EV é decimal, e cada unidade corresponde a um “ponto” fotográfico.

O que é uma foto estourada?

É quando ficam vários pontos brancos sem nenhuma informação ou quando ficam muito escuros.

Espero que tenham gostado e principalmente aprendido mais nesse nosso capítulo 7. Te aguardo nos próximos capítulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20