A fotografia é uma arte complexa, nela estão envolvidas técnicas, conceitos científicos e equipamentos especializados. Por causa disso, quem quer tornar profissional precisa estudar bem o assunto e compreender os fatores que envolvem uma boa fotografia.
Simplificando, a profundidade de campo define quais áreas da foto vão estar em foco e quais ficarão desfocadas. Todo mundo sabe que a parte nítida e visível da foto está em foco e a parte borrada é o desfoque.
Para entender melhor:
A lente da câmera fotográfica só pode estar focada em um ponto. O que significa que tudo que estiver mais próximo ou mais longe deste plano aparecera desfocado na imagem.
A profundidade define o quanto um objeto está focado em relação ao resto da cena.
Conforme os objetos se afastam do plano de foco os círculos de confusão aumentam. Se o círculo de confusão se tornar maior que nossa percepção visual, uma sensação de borrão vai se manifestar automaticamente.
A profundidade é afetada por tres fatores:
No geral, esses fatores não estão sob o controle do fotografo ao clicar a imagem.
No entanto o círculo de confusão pode ser alterado com a abertura do diafragma.
A distância da câmera em relação ao plano de foco e a distância focal também são fatores que podem controlar o tamanho dos círculos de confusão.
A profundidade de campo em fotografia pode ser manipulada para alcançar os efeitos desejados. O mais famoso se chama Bokeh, que conta com o desfoque do fundo com elemento artístico da composição.
Um grande exercício de fotografia para quem está começando é fotografar a mesma cena com profundidade diferentes, assim você pode estudar os efeitos gerados com as técnicas que foram utilizadas.
Depois de aprender o que é profundidade de campo é hora de aprender a manipular esses aspectos nas suas fotografias.
A seguir, você encontra quais são os fatores que podem controlar e influenciar a profundidade de campo:
A abertura do diafragma é o fator que permite que a luz passe pela lente da câmera atingindo o sensor.
Quanto maior a abertura, mais luz o sensor receberá, por exemplo:
Quanto mais perto o ponto de foco menor se torna a profundidade de campo. Fotos em Close up costumam apresentar profundidade de campo bem reduzidas.
Ao afastar a câmera do objeto fotografado, é possível obter uma profundidade de campo mais ampla.
Se refere a capacidade das lentes de aumentar uma imagem de interesse. Quanto maior for o comprimento focal, menor será a profundidade.
Exemplificando: de 18-105mm. Quando a lente estiver aberta em 18mm, a área de foco maior do que quando estiver usando zoom, ou seja o comprimento focal será 105mm.
A profundidade de campo também está relacionada com o tamanho dos pixels do sensor. Tamanho de cada pixel é proporcional ao tamanho do sensor. A maioria das lentes tem marcações de profundidade de campo.
A profundidade de campo é o fator que determina que parte da imagem estará em foco e quanto estará desfocado, tanto na frente quanto atrás do assunto da foto.
Isso se baseia tanto no tipo de câmera (tamanho do sensor ou filme) quanto na combinação entre a distância de visualização e o tamanho da impressão.
Foco é um ajuste que serve para dar mais nitidez ao assunto da foto.
Até o próximo capítulo!
Deixe uma resposta