A Distância focal – Capitulo 9

A distância focal é a distância entre o centro de uma lente e o seu foco, provavelmente você conhece este efeito pelo termo “Zoom”, que é mais usado.

A distância focal é medida em milímetros e define o quanto você consegue ver por meio da sua câmera.

Distância focal pode ser traduzido também como a distância ótica entre o sensor da câmera e o ponto onde as ondas de luz se convergem na câmera.

O que é distância ótica?

É uma distância que não pode ser medida de forma física, ou seja se tentar medir a distância real entre o diafragma e o sensor, provavelmente não terá números coerentes.

Isso ocorre devido ao fato das lentes produzirem uma magnificação entre o diafragma e o sensor da câmera, que causa uma redução na verdadeira distância entre o diafragma e o sensor.

Distância focal

Como pode ser notado no esquema de uma câmera com uma lente de 50mm, a distância real entre o sensor e diafragma pode ser diferente da distância focal da lente.

Credito de imagem: cameraneon

Lembre-se que a distância focal da lente não é uma medida física externa ou interna da lente. O zoom da imagem é o angulo de visão são funções da distância focal.

A regra básica é que, quanto maior for a distância focal maior será o zoom.

Perceba na imagem que quanto maior a distância focal maior é o zoom, ou seja o objeto fica mais próximo do fotografo.

Além disso quanto maior for a distância focal menor será o campo de visão da foto.

Observe que quanto maior for a distância focal menor se torna o angulo de visão. Com isso fatores próximos ao objeto desaparecem com o aumento da distância.

Relação entre distância focal e fator de corte do sensor

Essa relação depende do tamanho do sensor da câmera. Quanto menor o tamanho do sensor, menor o angulo de visão.

Uma lente de 100mm fotografa em um angulo de visão de 24 graus, Esta mesma lente, montada em uma câmera com sensor APS-C com fator de corte de 1.5x, fotografa imagens com um ângulo de visão de aproximadamente 16 graus.

Ou seja, a lente de 100mm, quando montada em uma câmera de sensor APS-C, gera fotografias com o mesmo ângulo de visão que uma lente de 150mm montada em uma câmera full frame que possuem sensores menores.

Assim temos duas maneiras de especificar a distância focal de uma foto feita por câmera de sensor que não seja full frame:

  • Distancia focal equivalente caso esta mesma lente seja usada em uma câmera full frame.
  • A distância focal como mostrada na lente.
um exemplo de uma foto com distância focal em 24mm.

Tipos de lente de acordo com a distância focal

A tabela abaixo mostra uma classificação possível para lentes primarias de acordo com as suas distâncias focais. Algumas fabricantes usam termos diferentes para se referir há uma distância focal.

Tipo de LenteDistância Focal 
Olho de peixeAté 16mm(1)
Super grande angularAté 24mm
Grande angularAté 35mm
Normal40mm(2) a 85mm
Telefoto média75mm(3) a 300mm
Super telefotoMais de 300
(1) Nikon AF Fisheye-Nikkor 16mm f/2.8D
(2) Canon EF 40mm f/2.8 STM
(3) Leica SUMMARIT-M 75 mm f/2.5

Qualquer lente olho de peixe também pode ser chamada de super grande angular. E a super grande angular pode ser considera uma grande angular.

O que é a distância focal?

A distância focal de uma objetiva é determinada a partir dos pontos nodais até os focais, ou seja, é a distância, em milímetros, entre o ponto de convergência da luz até o ponto – sensor ou filme em máquinas fotográficas e filmadoras – onde a imagem focalizada será projetada.

Qual a distância focal de uma lente 50 mm?

A distância mínima para o foco dessas lentes também foi planejada para ajudar nos retratos. A 50 mm é capaz de focar a 45 cm de distância e a 85 mm focaliza a partir de 85 cm. Essas características permitem que a foto seja feita com o fotógrafo a uma distância confortável do modelo.

O que significa mm em uma lente de câmera?

As medidas “70-200 mm”, “50 mm” ou “18-55 mm” são das distâncias focais (o “zoom”) e as demais letras e siglas que acompanham estes números são recursos extras como sistemas de estabilização e foco automático silencioso, por exemplo.

Até o próximo capítulo!

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20