Os Tipos de Câmeras – Capítulo 13

Agora que você entendeu melhor as principais funções da fotografia mostradas nos capítulos anteriores, vamos apresentar quais são os tipos de câmeras que o mercado nos oferece.

Conhecendo mais sobre o assunto, talvez você queira adquirir uma câmera para ir colocando em prática o que já sabe, ou se já tem, talvez queira trocar a sua por uma mais moderna.

Nesse capítulo você verá quais são as principais características de cada uma delas.

Os Tipos de Câmeras: Celular

No passado, a única função dos telefones celulares era fazer chamadas. Com o desenvolvimento contínuo da tecnologia, as demandas por funções de câmera foram criadas em todos os dispositivos. Hoje, quase ninguém está sem o celular na mão.

Ter um aparelho que você sempre carrega consigo para fazer ligações e a comodidade de poder gravar seus momentos é uma das maiores comodidades que poderia existir.

Hoje, a qualidade das câmeras de telefones celulares é satisfatória. Na verdade, elas ainda não são melhores do que outras câmeras em muitos aspectos, mas considerando a portabilidade e outros fatores, ainda é uma opção.

Os Tipos de Câmeras
Os Tipos de Câmeras

Vantagens dos tipos de câmeras no celular:

1- Portabilidade: todos os telefones com câmera atuais são muito leves e compactos, então você pode colocá-los facilmente em qualquer lugar do seu bolso;

2- Multifuncional: você pode executar duas tarefas em um único dispositivo ao mesmo tempo, carregando seu telefone;

3- Preço: Com a alta popularidade dos telefones celulares, os preços dos modelos mais comuns e mais avançados, assim como os preços das câmeras um pouco melhores, estão se tornando mais acessíveis.

Desvantagens dos tipos de câmeras no celular:

1- Sensor pequeno: Por ter outras funções além da câmera, o espaço interno do aparelho é ocupado por muitas outras coisas, então para um sensor maior, seu espaço é pequeno. Sensores pequenos podem produzir cores não confiáveis ​​e altas taxas de ruído, especialmente em fotos com pouca luz;

2- Falta de foco: Nos celulares, a foto não sai muito focada, principalmente se fizer algum movimento na hora da captura.

Os tipos de câmeras: Câmera compacta

A câmera compacta é o segundo tipo de câmera mais popular depois dos telefones celulares.

É uma câmera tão pequena e leve quanto um telefone celular, mas é de qualidade superior.

381
Os Tipos de Câmeras

Na maioria dos casos, possui uma função de controle totalmente automático, que é a clássica função “apontar e disparar” .O único trabalho a fazer é compor a imagem e pressionar o botão de disparo do obturador.

-Vantagens:

1-Portabilidade: assim como os telefones celulares, as câmeras de bolso também são muito leves e pequenas, portanto, você pode colocá-las facilmente em qualquer lugar do bolso;

2- Versatilidade: as câmeras de compactas geralmente oferecem muitas opções de modelos, cada um com suas próprias características. Encontram-se alguns modelos de monitores com telas de LCD maiores, duas telas de LCD (frontal e traseira), telas de toque, à prova d’água, etc.

-Desvantagens:

1- Velocidade: uma das maiores desvantagens das câmeras compactas é que elas demoram para pressionar o botão de liberação do obturador e realmente tirar a foto. É difícil obter bons resultados com disparos rápidos;

2- Controle manual reduzido: a maioria das pessoas que compram uma câmera compacta só quer tirar uma foto com o apertar de um botão, mas muitos profissionais querem usar a câmera compacta como algum tipo de câmera auxiliar.

Se o seu único propósito é tirar fotos sem comprometer, então deixar a câmera escolher tudo para você é uma boa escolha, mas se você deseja obter melhores resultados controlando suas configurações favoritas, então uma câmera compacta poderá te restringir;

3- Sensor pequeno: embora seu sensor seja muito maior do que uma câmera de celular, ele ainda é muito pequeno. Em locais escuros, como em ambientes fechados com iluminação fluorescente comum à noite, a imagem tende a ser um pouco ruim.

No caso de menos do que isso, a qualidade da imagem tem muitas deficiências. Mas isso depende muito do modelo que você está usando também, essas características são em geral.

Os tipos de câmeras: Super Zoom/Ultra Zoom/Bridge/Prosumer

Devido à sua função principal de zoom, este tipo de câmera possui vários nomes, sendo os mais comuns super zoom ou super zoom. Também é chamada de “bridge” em inglês (significa ponte) porque é classificada como uma câmera que conecta estradas amadoras e profissionais.

11234
Os Tipos de Câmeras

Também pode ser chamada de Prosumer, que é uma combinação de profissional + consumidor, literalmente traduzido como “consumidor profissional” .Geralmente, os consumidores que procuram este tipo de câmera são os mais exigentes.

-Vantagens:

1- Zoom óptico: Como o nome sugere, o grande zoom óptico é a principal função dessas câmeras. Ela consegue atingir distâncias inimagináveis. É muito usada para fotografar a natureza, o céu e outros objetos a longa distância;

2- Macro: ótimo para fotografia macro . Geralmente produzem resultados excelentes. O modelo principal foca na faixa de 0cm a 5cm no modo macro entre a lente e o assunto. Muito adequado para fotografar objetos muito pequenos, como insetos, aranhas e texturas.

-Desvantagens:

1- Baixa portabilidade: devido ao corpo e à lente serem grandes, este tipo de câmera perde a portabilidade e não cabe no seu bolso como outros tipos de câmeras ou celulares. É recomendável comprar uma bolsa especial para guardar;

2-Lente fixa: o corpo pode ser semelhante a modelos de câmeras mais avançados, mas ao contrário deles, a lente deste tipo de câmera é fixa e não pode ser alterada de uma lente para outra se houver necessidade.

Os Tipos de Câmeras: DSLR de Entrada

Também é denominada por DSLR, SLR Digital ou Reflex Digital. A sigla DSLR vem de Digital Single Lens Reflex, que é traduzida como uma câmera digital reflex por uma lente.

É justamente por sua característica principal, ou seja, o reflexo direto do que é visto pela lente através do visor ocular, que deram esse nome a esse tipo de câmera.

Em uma câmera DSLR digital, por causa de seu mecanismo interno de reflexão de espelhos e prismas, o que vemos pela ocular é exatamente o que a câmera vai captar na foto. Em outras palavras, vemos através das lentes a realidade sem distorção alguma.

82020 1
Tipos de Câmeras

O primeiro tipo de DSLR também pode ser chamado de DSLR de nível de entrada ou traduzido como DSLR de entrada. Ela é uma dos tipos de câmeras mais usadas por iniciantes que querem se profissionalizar rápido.

A razão pela qual é chamada de “Introdução à DSLR” é porque é considerada a porta de entrada para fotógrafos entusiastas no mundo da fotografia avançada.

As câmeras DSLR básicas são o modelo ideal para começar a se aventurar no mundo da fotografia avançada. Geralmente, as câmeras SLR digitais básicas vêm com uma lente zoom conveniente que pode filmar em um ângulo mais amplo e em distâncias cada vez mais próximas.

-vantagens:

1- Lentes intercambiáveis: Um fato bem importante das câmeras DSLR digitais é que elas podem substituir as lentes. Uma grande variedade de lentes oferece muitas possibilidades, cada uma com suas próprias características e usos específicos.

Quando um fotógrafo encontra o assunto no qual está mais interessado, ele pode investir na lente certa para fornecer as fotos de melhor qualidade de um assunto específico.

2- Sensores grandes: os sensores DSLR são aproximadamente 13 vezes maiores do que os sensores de uma câmera compacta. Ele entrega resultados com maior qualidade, com pixels maiores, mais detalhes em cada cor e menos ruído, ou seja, fotos praticamente perdeitas.

3- Controle manual: De acordo com o modelo da câmera, ela pode realizar um controle manual abrangente de exposição e várias funções como velocidade de disparo contínuo e botões personalizados para uso pessoal.

4- Velocidade: Ao contrário das câmeras compactas, as câmeras DSLR são extremamente rápidas. O tempo entre pressionar o botão de liberação do obturador e realmente tirar a foto é muito curto, são apenas alguns milissegundos.

-Desvantagens:

1- Motor de foco: algumas lentes têm um motor de foco embutido, outras não. Se a lente não tiver um motor de foco embutido e a câmera também não, então o foco automático não funcionará e você terá que focar manualmente.

2- Rapidez: em comparação com as câmeras DSLR digitais mais avançadas, as câmeras da DSLR de entrada geralmente produzem muito menos fotos se forem comparadas.

se precisar tirar uma foto em que há movimento, é provável que a pessoa se decepcione um pouco, pois ela não consegue captar movimentos de forma tão fantástica.

Agora veja quais são os tipos de câmeras mais avançadas.

Tipos de Câmeras: DSLR Semi-Profissional

Câmeras DSLR semi-profissionais são usadas pela maioria dos fotógrafos de eventos, como casamentos, aniversários, formaturas e batizados.

Tipos de Câmeras
Tipos de Câmeras

Ela tem mais recursos do que as câmeras DSLR básicas e, ao mesmo tempo, o preço é muito mais barato do que as câmeras DSLR profissionais, por isso é geralmente a opção mais econômica do mercado. Eles têm todas as vantagens que as DSLR de entrada tem e algumas outras vantagens.

-Vantagens:

1- Ruído: em comparação com a DSLR de entrada, eles usam sensores mais avançados e, mesmo com maior sensibilidade ISO, podem produzir fotos com menos ruído;

2- Resolução da tela de LCD: Geralmente, suas telas de LCD têm uma resolução mais alta, permitindo que você visualize mais detalhes com uma qualidade superior;

3- Penta prisma: O sistema de reflexão usado em câmeras DSLR semi-profissionais é mais complicado do que o espelho usado em câmeras DSLR básicas. Ao olhar pela ocular, o reflexo do prisma pode produzir uma imagem cada vez mais clara.

-Desvantagens:

1- Preço: à medida que os recursos aumentam, os preços também aumentam. Mesmo assim, se você comparar o preço com a quantidade de recursos fornecidos, esta é a opção mais econômica para os fotógrafos mais exigentes;

2- Peso: o peso das câmeras DSLR semi-profissionais é relativo, se a pessoa estiver acostumada a usar câmeras leves, vai achar essa bem pesadinha.

Normalmente, o peso da lente é superior a 700 gramas, o que pode ser um cansativo para quem precisa segurar a lente por muito tempo.

Tipos de Câmeras: DSLR Profissional

Fotógrafos realmente exigentes usam as câmeras DSLR profissionais e valorizam mais sua qualidade. Fotógrafos que trabalham em grandes estúdios também costumam usá-las.

Tipos de Câmeras
Tipos de Câmeras

Esta câmera é o sonho de consumo da maioria dos fotógrafos profissionais. Elas têm todas as vantagens mencionadas na categoria DSLR de entrada, DSLR semiprofissional e ainda conta com outros aspectos.

-Vantagens:

1- Alta sensibilidade ISO: mesmo em condições de pouca luz, essas câmeras DSLR profissionais podem fornecer um desempenho incrível. Conforme a sensibilidade ISO aumenta, os valores podem chegar a 102.400;

2- Sensor full-frame: com a ajuda de um enorme sensor full-frame, ele pode produzir resultados de alta qualidade e a imagem é muito clara e nítida. Sem nenhum fator de corte, todas as lentes têm a distância focal real mencionada.

-Desvantagens:

1- Tamanho: Uma câmera deste tamanho não consegue ser carregada facilmente. Você precisa de uma bolsa grande ou mochila para guardar um deles;

2- Preço: A maior desvantagem deste tipo de câmera é o preço alto, tornando-se quase impossível para a maioria dos fotógrafos. Quem mais usa são profissionais abastados e grandes estúdios.

Perguntas frequentes:

Quais são os principais tipos de câmeras?

 São as câmeras compactas, superzoom, DSLR, mirrorles e câmeras de celular.

O que significa câmera de entrada?

São câmeras básicas e semi-profissionais que permitem a troca de lentes e ajustes manuais durante a filmagem, como troca de obturador, foco, ISO, abertura.

Como gravar bem com a câmera do celular?

Para gravar com um Smartphone, o dispositivo deve sempre ser colocado horizontalmente e configurá-lo da melhor maneira possível.

O que é câmera DSLR?

DSLR é a abreviatura de “Digital Single Lens Reflex”. Para simplificar, uma câmera SLR digital é uma câmera digital que usa um espelho mecânico que reflete a luz emitida pela lente para o visor.

Quais os tipos de câmeras DSLR?

Existem as básicas, as semiprofissionais e as profissionais.

Continue acessando nosso site para ver todos os capítulos que escrevemos para te ensinar sobre fotografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20