Nesse poste vamos falar um pouco mais sobre plantas, que são de diferentes tipos e estão em diferentes lugares do planeta, e muita dessas plantas servem para uma grande quantidade de remédios, para diversas doenças.
Essas que são grupos de seres vivos na Terra, as plantas verdes fornecem uma parte substancial do oxigênio molecular e são a base dos alimentos da maioria dos ecossistemas, especialmente dos terrestres.
Então o demonstre veio mostrar nesse poste uma lista recheada de “plantas que não precisão de sol”, que podem ajudar as pessoas desde a medicina servindo de remédios á deixar um jardim ou alguma área um pouco diferente.
As plantas que não precisão de sol s~ao bem diferentes de v’arias especies, sendo que essas podem ser plantadas em jarros, jardins cobertos e outros mais que acumulam sobras.
Essas podem ter ou não flores, muito raramente possuem frutos, e permanecem verdes o tempo todo. No entanto as plantas que não gostam de sol podem ornamentar salas das casas e outros.
A zamioculcas é uma folhagem ornamental, popular pela rusticidade e beleza, principalmente quando utilizada em interiores e outros locais de baixa luminosidade natural. Sua textura é herbácea, com folhas muito brilhantes, glabras, pinadas e de cor verde-escura, que chegam a um metro de altura.
Suas folhas são semelhantes às de Zamia, uma cicadácea, o que lhe rendeu o nome científico. Apesar da semelhança, a zamioculca pertence à família das Aráceas, a mesma de caládios, copos-de-leite e antúrios. Apresenta um rizoma subterrâneo suculento, semelhante a uma batata, que permite sua sobrevivência em períodos secos.
No paisagismo a zamioculca é ideal para lugares bastante sombreados, onde outra planta dificilmente sobreviveria. Ela pode ser um excelente curinga para corredores mal iluminados ou bosques fechados, e pode ser utilizada isolada, ou em maciços. É ideal para jardineiros descuidados, que esquecem de regar ou tem pouco tempo para se dedicar às plantas.
Vídeo sobre a planta, que está no youtube.
O cróton é uma planta arbustiva de folhagem muito exuberante. Ele apresenta caule de textura semi-lenhosa a lenhosa e seiva leitosa tóxica. Suas folhas são coriáceas e brilhantes e podem ser afiladas, lobadas, ovaladas ou retorcidas, de tamanhos variados.
No entanto o que mais chama a atenção nesta planta é o colorido de suas folhas, que se mostram mescladas de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja, nas mais variadas combinações.
Os crótons se prestam para utilização como planta isolada, ganhando grande destaque, ou na forma de cercas-vivas, que devem ter um aspecto natural, sem podas geométricas. Em composições com outras plantas também é excelente devido ao belo contraste que sua folhagem proporciona. Pode ser cultivada em interiores, desde que receba muita luz e umidade, não se adaptando ao ar-condicionado.
Vídeo sobre a planta, que está no youtube.
O singônio é uma planta de folhagem muito decorativa. As folhas se alteram de acordo com a maturação da planta. Plantas jovens apresentam folhas simples, claras, com nervuras brancas e nas plantas adultas as folhas são subdividas e completamente verdes.
Deve ser cultivada em substrato rico em matéria orgânica. Aprecia a umidade e regas regulares. Não é tolerante ao frio. Multiplica-se por estacas durante o ano todo.
Quando amadurecida produz flores de espata rosada e espádice de coloração creme de importância ornamental secundária. É produzida em larga escala como planta envasada, para decoração de interiores, pela sua adaptação à meia-sombra. No entanto podemos plantá-la no jardim, em jardineiras e canteiros sempre semi-sombreados. Se tutorada adequadamente torna-se uma bela trepadeira.
Vídeo sobre a planta, que está no youtube.
O antúrio é uma planta tradicional no paisagismo. Fez parte de uma moda antiga e teve o brilho completamente renovado recentemente com o lançamento de novas cultivares. Utilizada há muito tempo em vasos para decorar interiores, hoje em dia pode compor maciços e bordaduras em jardins externos também.
É um curinga para os cantinhos menos iluminados do jardim, onde outras flores jamais iriam prosperar. O melhoramento genético proporcionou diversas variedades, com portes diferentes e flores de coloração vermelha, rosa, salmão, chocolate, verde e branca.
Vídeo sobre a planta, que está no youtube.
Branca como a neve, a flor deste lírio é muito especial, pois simboliza a paz. Com o tempo e em ambientes mal iluminados ela pode se tornar esverdeada. Sua folhagem verde escura e brilhante é muito bonita.
Deve ser cultivada sempre à meia sombra, em substrato rico em matéria orgânica, com boa drenagem. Adubações anuais e regas freqüentes garantem o visual do lírio-da-paz. Não tolera o frio. Multiplica-se por divisão das touceiras.
O lírio-da-paz é de crescimento rápido no verão, e tem um belo volume. Pode ser plantada em vasos decorando interiores ou em maciços e bordaduras protegidas por muros, árvores ou outras coberturas.
Vídeo sobre a planta, que está no youtube.
A bauínia-de-hong-kong é uma bela árvore semi-decídua, estéril, resultante provavelmente da hibridização entre as espécies Bauhinia variegata e Bauhinia purpurea. Ela é endêmica e originária de Hong Kong, além de sua flor ser o símbolo que estampa a bandeira da cidade. Seu porte é médio e o crescimento é rápido, alcançando de 6 a 12 metros de altura por 3 a 8 metros de largura de copa. Sua madeira é mole, tornando-a suscetível a quebras em temporais e ataques de pragas.
Suas folhas são simples, lobadas, com cerca de 10 a 15 cm de diâmetro e dispostas alternadas ao longo dos ramos. Elas chamam a atenção pelo formato peculiar que pode ser comparado ao casco de uma vaca ou a uma borboleta. As flores se assemelham às flores de orquídeas, são perfumadas, de coloração rosa púrpura, com 5 pétalas, sendo que uma destas é modificada apresentando coloração mais forte.
A bauínia-de-hong-kong é uma árvore indicada para o paisagismo de áreas grandes e médias, como parques e sítios, assim como jardins industriais, comerciais e residenciais maiores.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
Baunilha é o nome popular dado às orquídeas do gênero Vanilla. Elas são plantas herbáceas, terrestres e trepadeiras, conhecidas mundialmente pelo aroma de seus frutos. Em geral, estas orquídeas apresentam caule verde, cilíndrico, de crescimento monopodial, podendo alcançar 20 a 30 metros de comprimento, dependendo do suporte em que estão apoiadas.
Além das raízes terrestres, elas também emitem raízes adventícias ao longo do caule, que aderem no suporte e são responsáveis pela sua fixação. Suas folhas são alternadas, ovais a lanceoladas, coriáceas, verde-escuras, reduzidas em algumas espécies. As flores não são o principal atrativo deste gênero, ao contrário de outras orquídeas. Ela são bonitas e grandes, solitárias ou em rácemos, mas pouco duráveis, apresentam coloração amarela ou esverdeada, com o labelo de tonalidade amarela mais forte.
As favas de baunilha são largamente utilizadas na culinária, aromatizando sobremesas como cremes, sorvetes, bolos e tortas. Seu aroma também é aproveitado na confecção de perfumes, cosméticos e produtos de higiene pessoal.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
Delicadas e suculentas, estas begônias híbridas estão entre as flores envasadas mais comercializadas no país. Apresentam raízes tuberosas e folhagem suculenta, com bordas recortadas, e podem ser verdes ou avermelhadas. As flores são muito vistosas, parecendo rosas pois são dobradas e de cores variadas, entre o branco, o rosa, o amarelo, o salmão e o vermelho, além de tonalidades intermediárias e combinações de cores.
Devem ser cultivadas em ambientes protegidos, sob intensa luz difusa, em vasos com substrato apropriado, rico em matéria orgânica, com regas regulares. Não tolera o frio ou geadas. Multiplica-se pela divisão da planta.
As begônias parecem buquês de flores e sua delicadeza a torna própria para o cultivo em vaso, para a decoração de interiores, durante sua floração.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
O bastão-do-imperador é uma espécie de gengibre, com flores muito chamativas e vistosas. A folhagem é tipicamente tropical, com hastes longas e folhas largas e coriáceas. A inflorescência, que dá o nome a planta, caracteriza-se por apresentar brácteas vermelhas, com flores vermelhas e lábio amarelo, sustentadas por uma haste longa e robusta.
Floresce na primavera e verão. Também é excelente como flor-de-corte, compondo arranjos florais muito elegantes e duráveis. Ocorrem ainda variedades de flores róseas e brancas. Deve ser cultivado sob meia sombra, em solo fértil e rico em matéria orgânica, irrigado com freqüência. Não é tolerante às geadas, ao frio e ventos fortes. Multiplica-se pela divisão da touceira, rizomas e por sementes.
Valoriza jardins tropicais e contemporâneos, plantado isoladamente ou em grupos.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
Um planta bastante tradicional nos jardins brasileiros, a begônia-asa-de-anjo encanta as crianças com suas flores em forma de coração. As folhas desta begônia são espessas, tem o formato de asas, e apresentam coloração verde com uma leve tonalidade avermelhada; as bordas são onduladas e de coloração mais clara. Suas flores surgem em cachos pendentes durante o ano todo, são róseas, com pétalas cerosas.
O caule é ereto e pouco ramificado, de textura semi-herbácea. Devem ser cultivadas a pleno sol ou meia-sombra, em canteiros, vasos ou jardineiras com terra rica em matéria orgânica, irrigada a intervalos regulares. Não tolera o frio extremo. Multiplica-se por estaquia.
Não se conhece benefícios da planta.
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
Então estamos chegando ao film de mais uma lista de conteúdos, e nesse poste trabalhamos com “plantas que não precisão de sol”. Assim se você achou esse poste legal, e conhece alguém que está precisando ler isso, compartilhe com elas e também se possível em suas redes sociais, para que as pessoas possam desfrutar de mais conteúdos.
Um espaço falando sobre Jardim
Deixe uma resposta