A água

A Água, uma bênção, uma dádiva e necessidade vital para cada um de nós. Porque desperdiçamos? Poluímos? Não conservamos? Não cuidamos? Qual a sua importância? Leia até o final para entender…

A água

A água é uma substância química transparente, insípida, inodora e quase incolor, é o principal constituinte dos riachos, lagos e oceanos da Terra e dos fluidos da maioria dos organismos vivos.

Portanto, é vital para todas as formas de vida conhecidas, mesmo que não forneça calorias ou nutrientes orgânicos. Sua fórmula química é H2O, significando que cada uma de suas moléculas contém um oxigênio e dois átomos de hidrogênio conectados por ligações covalentes.

Água é o nome do estado líquido de H2O à temperatura e pressão ambiente padrão. Porém, forma precipitação sob a forma de chuva e aerossóis em forma de neblina. Já as nuvens são formadas por gotículas suspensas de água e gelo, seu estado sólido. Finalmente, quando dividido, o gelo cristalino pode precipitar na forma de neve. O estado gasoso da água é vapor ou vapor de água. A água se move continuamente através do ciclo da água de evaporação, transpiração (evapotranspiração), condensação, precipitação e escoamento, geralmente atingindo o mar.

A água cobre 71% da superfície da Terra, principalmente em mares e oceanos. Portanto, há pequenas porções de água no subsolo chamadas de águas subterrâneas (1,7%). Existe um volume de água nas geleiras e nas calotas glaciais da Antártida e Groenlândia (1,7%), e no ar como vapor, nuvens (formadas de gelo e água líquida suspensas no ar) e precipitação (0,001%).

Clique aqui para entender o que a água representa!

A água e a economia mundial

A água desempenha um papel grandioso na economia mundial. Logo, podemos citar:

  • Aproximadamente 70% da água doce usada pelos humanos vai para a agricultura.
  • A pesca em água salobra e corpos de água doce é uma importante fonte de alimento para muitas partes do mundo.
  • Grande parte do comércio a longa distância de commodities (como petróleo e gás natural) e produtos manufaturados é transportado por barcos através dos mares, rios, lagos e canais.
  • Grandes quantidades de água, gelo e vapor são usadas para refrigeração e aquecimento, na indústria e nas residências.
  • A água é um excelente solvente para uma ampla variedade de substâncias químicas; como tal, é amplamente utilizado em processos industriais e na culinária e lavagem.
  • A água também é fundamental para muitos esportes e outras formas de entretenimento, como natação, passeio de barco, surfe, pesca esportiva e mergulho.

A água pode ser rentável em vez de uma despesa, entenda como!

Etimologia de água

O vocábulo água pertence ao grupo das palavras básicas, que saí os que representam as condições básicas do ser humano, como: moradia, alimentos, sentimentos, utensílios, animais; e que expressam desastres naturais, fenômenos ou acidentes geográficos.

Em suma, são palavras curtas, contendo apenas uma ou duas sílabas, com o intuito de simplificar a verbalização de nomes exaustivamente usados.

Falando da etimologia propriamente dita, o termo água vem do Latim “Aqua, -ae”.

Entenda mais sobre a água!

Ensinando sobre a água para crianças

As crianças precisam de muita água para se manterem hidratadas e saudáveis. Pois a ciência já comprovou que a água representa mais da metade do peso das crianças. Sendo assim ela é um suprimento constante e necessário para manter o corpo funcionando adequadamente.

Pode ser um desafio conseguir que seu filho beba água suficiente, porque a maioria das crianças prefere o sabor doce do suco, leite com chocolate ou refrigerante ao sabor da água. No entanto, ensinar seu filho que beber muita água é tão importante pode motivá-lo a consumir mais.  Acima de tudo implementar atividades de entretenimento podem tornar o aprendizado mais interessante.

Experimento com água

Faça um experimento com seu filho para mostrar a ele a importância da água. Compre duas plantas que parecem exatamente as mesmas. Primeiramente, converse com seu filho sobre como a água hidrata seu corpo e o ajuda a se sentir saudável. Coloque as duas plantas em um local ensolarado e diga ao seu filho para regar uma das plantas, mas para deixar a outra planta sem água.

Nos próximos dias, faça com que seu filho observe o que acontece com a planta que não recebe água. Então, diga a ele que a mesma coisa pode acontecer com o corpo dele. Assim, ele começará a sentir-se lento e fatigado. A desidratação também pode reduzir a capacidade do seu filho de pensar com clareza e deixá-lo doente. Observe a planta que você está regando também. Por fim, fale sobre a aparência saudável e lembre ao seu filho que quando ele bebe bastante água, ele ficará mais saudável e se sentirá melhor.

Leia livros sobre a água

Confira alguns livros de sua biblioteca local que explicam a importância de beber água através de histórias e ilustrações coloridas. Quando seu filho é capaz de visualizar por que a água potável é importante, bem como ouvir uma história divertida sobre o assunto, é mais provável que internalize a lição e beba mais água.

Adquira a apostila digital sobre a água, nela você terá informações relevantes de forma divertida e lúdica para ensinar às crianças.

Jogos e Atividades

As crianças devem beber 1 litro de água por cada 1.000 calorias que consomem. Além disso, elas também devem beber água em dias quentes e quando estão muito ativos, como quando praticam esportes. Sendo assim, lembre-o de beber mais do que um litro de água em um dia.

Prepare uma variedade de frutas frescas, como morangos, laranjas e pêssegos. Peça ao seu filho para espremer cada fruta em um copo separado de água. Peça-lhe que classifique os novos sabores para determinar o que torna sua água mais saborosa. Despeje seu sabor favorito em uma forma de gelo e congele-o para fazer guloseimas saborosas. Enquanto ele come sua comida, ele consome mais água.

Levando as crianças a beber mais

Faça do seu filho um gráfico que tenha espaço para o número de copos de água que você quer que ele beba todos os dias. Toda vez que ele termina um copo, coloque um adesivo em seu gráfico. Se ele atingir seu objetivo por uma semana inteira, faça uma festa na água. Encha balões de água e faça uma guerra de água. Corra no sprinkler ou nade em uma piscina no quintal. Mantenha a água acessível ao seu filho. Encha um jarro e mantenha-o na frente da geladeira.

Forneça intensificadores de sabor, como limões e fatias de pepino, se o seu filho é resistente a beber água pura. Encha garrafas de água reutilizáveis e mantenha-as à mão para que seu filho possa pegá-las quando brincar fora ou for para a escola. Beba muita água mesmo. Quando você modela hábitos saudáveis, é mais provável que seu filho faça o mesmo.

Essa apostila foi produzida especialmente para que nossas crianças saibam cuidar melhor da água do nosso planeta.

A importância da água para os seres vivos

A água é um dos principais constituintes da terra. Dois terços da terra são cobertos por água. Aproximadamente 75 por cento do corpo humano é formado de água. Toda forma de vida na terra depende da água de uma forma ou de outra para sua subsistência.

Nos seres humanos, a água ajuda no transporte e reabastecimento de nutrientes. Ajuda na limpeza do corpo humano. Corpos de água como o mar, lagos e lagoas são o lar de milhares de criaturas.

Metabolismo

Metabolismo é definido como o processo que as células dos organismos vivos executam para gerar energia para realizar atividades vitais. Esta energia gerada a partir do metabolismo é usada para o crescimento e manutenção de processos diários. A água é o meio usado pelo corpo humano para realizar várias reações químicas. É essencial para movimentar oxigênio, nutrientes e hormônios através da corrente sanguínea. Certamente, a água ajuda assim com o metabolismo básico do corpo humano, facilitando as reações químicas que ocorrem no corpo humano.

Solvente

A água é o solvente para reações químicas no corpo humano. Tem uma formação química única que ajuda a dissolver uma grande variedade de moléculas (como sais). Os átomos de hidrogênio da água (carregados positivamente) atraem átomos negativamente carregados de partículas que ele dissolve e os átomos de oxigênio da água (carregados negativamente) atraem os átomos carregados positivamente de partículas.

Outros compostos como açúcares, proteínas e aminoácidos, que são polares (tendo um componente positivo e um negativo como sais), também se dissolvem na água. No entanto, compostos como óleos e gorduras não polares não se dissolvem na água.

Moderador de temperatura

Inúmeras reações químicas ocorrem dentro das células humanas que produzem energia para ser usada pelos seres humanos. Enzimas catalisam a maioria dessas reações. Essas enzimas precisam de uma faixa específica de temperatura para agir de maneira ideal.

A água ajuda a manter a faixa de temperatura no corpo humano moderada para que essas enzimas atuem adequadamente. Isso ajuda com o processo de metabolismo nos seres humanos.

Fotossíntese

A fotossíntese é um processo que é empregado pelas plantas para produzir alimentos (açúcar). Este processo usa a luz solar, a clorofila e a água para pigmentar o verde. O processo produz oxigênio, que forma a base da vida neste planeta. Algumas formas de bactérias também exibem fotossíntese, que utiliza água no processo.

Habitat

A água fornece habitat para milhares de criaturas. Os oceanos são o lar de peixes, lontras, tartarugas, tubarões e golfinhos. Existem muitos microrganismos que vivem na água. Patos, castores e sapos vivem em lagoas.

Na apostila digital você aprenderá muito mais!

Ideias de trabalho sobre água

Trabalhar a água em sala de aula é fundamental, não só para o aprendizado em si, mas para a preservação da água. Visto que estas crianças viverão num planeta com escassez evidente de água. Ainda mais se levarmos em consideração que a água doce existe em uma quantidade mínima, se comparada à água salgada.

Dada a importância de trabalhar sobre a água com as crianças, trouxe algumas ideias:

  • Como todo e qualquer assunto, deve-se perguntar sobre a água para os alunos, isso determinará o que precisa ser abordado e até onde eles já viram;
  • O próximo passo é abordar os aspectos do elemento. Falando da importância, sua origem, onde se encontra e porque está acabando;
  • Esclareça os detalhes sobre a água e em que formas ela aparece in natura;
  • Estude o ciclo da água;
  • Os principais mananciais de água doce – Rios famosos como o Amazonas e o São Francisco – e enumerar os rios em torno das proximidades.
  • Os rios, seus afluentes e subafluentes;
  • Apresentar rios que se fazem presentes na história, como o Nilo;
  • Apresentar as grandes bacias hidrográficas do Brasil;
  • Explique a escassez da água em todos os continentes e a poluição da água;

Além dessa ideias, existe a possibilidade de fotografar rios, lagos, praias, cachoeiras, etc. E fixar no mural da escola. Na escola na qual eu estudei, fizemos um trabalho de biologia, uma camisa(foto acima) para tal, e fomos visitar um aquário em Guarapari – ES. Aprendi muitas coisas, é uma boa dica.

Aqui você terá dicas mais detalhadas e pode trocar ideais.

Projeto água na escola

Existem diversos projetos para ensinar sobre a importância da água nas escolas. Mas o projeto água na escola, se trata de sustentabilidade e menos desperdício.

Além disso, há diversos meios para fortalecer as nascentes. Se isso for ensinado nas escolas e aplicado por metade dos alunos, a água não irá acabar.

Conheça mais sobre os projetos!

Uso consciente da água

Nós somos água. Ela nos sustenta fisicamente, mentalmente e espiritualmente. A água nutre o corpo e a alma. A água é essencial para a vida. Sem isso, nós morremos.

A boa energia da água nos faz sentir fortes; a energia da água ruim nos faz sentir fracos.

Você já se perguntou por que as crianças adoram brincar na água? Por que pensamos em um banho como um deleite relaxante? E por que o oceano tem um efeito tão poderoso?

A energia da água pode ser relaxante, purificadora, revigorante, reconfortante e divertida, tudo ao mesmo tempo; isso nos faz sentir bem. Há muito mais para aprendermos sobre a água. Estar consciente da qualidade da energia da água ao nosso redor e dentro de nós é um passo para desfrutar de uma vida saudável, equilibrada e feliz.

Use com consciência para que esse recursos jamais nos falte, e que a abundância não nos cegue. Tenha em mente sempre o quão valiosa ela é.

Entenda mais sobre o que é o uso consciente da água. Leia a apostila digital sobre a água.

Economizar água

O uso de técnicas simples de conservação de água pode ajudar a reduzir o consumo de água em mais da metade. Portanto, se você fizer apenas um pequeno esforço a cada dia, sozinho poderá fazer a diferença. Certamente, se você fizer um jardim sem necessidade de irrigação, plantar árvores que ajudam a umidade do solo ou apenas usar um chuveiro de baixo fluxo, fará você ver as contas de água reduzidas no primeiro mês. Por fim, faça um favor ao planeta e as gerações futuras, conserve a água e fique com sede de mais economia todos os dias.

Saiba como economizar água da forma correta.

Economizar água na escola

Descubra o que você pode fazer para economizar e reutilizar a água na sua escola:

  1. Recolha o excesso de água e use-o com sabedoria – Coloque os recipientes de sorvete nas fontes de água da escola e use o excesso de água no jardim.
  2. Se não estiver usando a torneira, feche-a – Desligue a torneira assim que tiver lavado as mãos. Consequentemente coloque sinais perto das bacias para lembrar os alunos a fazer o mesmo.
  3. Reportar vazamentos – Peça a alguém para consertar qualquer vazamento de torneiras, fontes de água ou vasos sanitários assim que forem relatados. Também faça uma atividade em sala de aula para verificar vazamentos regularmente.
  4. Use um recipiente para lavar seus pincéis – Lave os pincéis de tinta em um recipiente, em vez de usar uma torneira.
  5. Use uma garrafa de água recarregável – Traga uma garrafa de água para a escola. No final do dia, qualquer sobra de água pode ser derramada no jardim.
  6. Fale com os outros sobre a água – Aumentar a conscientização sobre a importância da água, criando cartazes coloridos sobre o uso da água e a economia de água. Além disso, você pode até mesmo iniciar sua própria equipe de economia de água.
  7. Instale aeradores nas torneiras – Fale com o seu coordenador de manutenção sobre a instalação das torneiras na sua escola com arejadores. Da mesma forma que aeradores reduzem a quantidade de água que flui da torneira em até 50%, mantendo a pressão.
  8. Instalar tanques de águas pluviais – Converse com seu diretor, coordenador de manutenção e conselho escolar sobre a instalação de tanques de água da chuva. Ainda mais que uma vez instalado, você pode conectar os tanques aos seus banheiros ou usar a água para os jardins da sua escola.

Veja aqui mais formas de economizar água na escola.

Economizar água em casa

Uma pessoa no Brasil gasta mais de 200 litros de água por dia. Veja como reduzir isso:

  1. Desligue a torneira quando escovar os dentes – isto pode poupar 6 litros de água por minuto.
  2. Coloque um dispositivo de deslocamento na cisterna do seu banheiro para reduzir o volume de água usado em cada descarga. Parece que você pode obter um desses do seu provedor de água.
  3. Tome um banho mais curto. Os chuveiros podem usar qualquer coisa entre 6 e 45 litros por minuto. Considere pegar um chuveiro com aeração, que combina água e ar, ou inserir um regulador no chuveiro, o que coloca um limite superior nas taxas de fluxo.
  4. Sempre use cargas completas em sua máquina de lavar roupa e lava-louças – isso elimina lavagens desnecessárias entre eles.
  5. Conserte uma torneira pingando. Uma torneira pingando pode desperdiçar 15 litros de água por dia, ou 5.500 litros de água por ano.
  6. Instale um bocal (com filtro) de água no cano de esgoto e use-o para regar as plantas, limpar o carro e lavar as janelas. Como resultado um esgoto de água pode coletar cerca de 5.000 litros por ano.
  7. Regue o seu jardim com um regador em vez de uma mangueira. Porque uma mangueira pode usar até 1.000 litros de água por hora. Em contrapartida, faça o manto de suas plantas (com lascas de casca, composto pesado ou palha) e regue-as no início da manhã e no final da tarde, isso irá reduzir a evaporação e também economizar água.
  8. Encha um jarro com água da torneira e coloque na geladeira. Assim, você não precisa deixar a água da torneira caindo até esfriar, antes de encher o copo.

Para mais informações, conheça a Apostila digital sobre a água.

Além deste tudo isso, você sabia que a água nos possibilita muita alegria e diversão?

Vídeo de brincadeiras para piscina

Você pode ver várias brincadeiras no vídeo que fizemos sobre Brincadeiras para Piscina:

Gostou? Saiba que você pode ver o post com estas brincadeiras também:

https://demonstre.com/brincadeiras-na-piscina/

Gostou? Comente!

Despedida!

Obrigada por ter lido, conheça a apostila digital sobre a água. Vale a pena mesmo.

Compartilhe em sua rede social e faça mais pessoas entenderem a importância da água para a vida

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20