• Início
  • Plantas
  • Tipos de árvores típicas encontradas no nosso Brasil

Tipos de árvores típicas encontradas no nosso Brasil

Nosso país é de vários tipos de árvores. Se pudêssemos organizar um dossiê ficaríamos surpreso com a variedade existente aqui. Hoje vamos mostrar uma lista com as 10 árvores tipicamente brasileiras. 

Tipos de Árvores 

As árvores são as principais responsáveis na produção de oxigênio em nosso planeta. Desempenham ainda grande papel na manutenção da paisagem natural. 

Outro benefício associado às arvores é a facilidade de penetração de água no solo coberto de vegetação facilitando a alimentação dos lençóis freáticos.

Tipos de árvores: Definições 

A árvore é uma estrutura herbácea que possui um caule lenhoso, denominado tronco. As árvores são consideradas plantas perenes, sempre compostas por raiz, caule, ramos, flores e folhas.

Existe uma grande variedade de espécies de árvores que se diferem quanto às folhas, flores, frutos, estrutura reprodutiva e copa.

No Brasil, possuímos espécies nativas e espécies adaptadas ao nosso clima. Listamos 10 tipos de árvores mais especiais do nosso país.

Tipos de árvores: aroeira

Vamos conhecer um pouco da aroeira.

Aroeira é nome popular da espécie da família anacardiaceae. Em alguns lugares é conhecida como aroeira vermelha, aroeira da praia, aroeira mansa ou corneíba. 

A árvore da aroeira é muito utilizada como planta medicinal, além de tempero na culinária 

Alguns atribuem à aroeira propriedades curativas usando-a como: diurético, antifúngica, tônica e cicatrizante. 

 Tipos de árvores: bambu

Agora vamos falar do bambu.

Bambu é o nome que se aplica as plantas da família bambusoideae da sub família das gramíneas.  

O Bambu é bastante comum sendo possível encontrar cerca de 1250 espécies no mundo todo. 

O bambu é um tipo de árvore que possui muitos usos: instrumentos musicais, móveis, cestos, na construção civil, além de produzir papel e tecidos. 

Seu broto pode ser usado ainda como alimento, pois é rico em proteínas vegetais e aminoácidos.  

Tipos de árvores: castanheiras

A castanheira é super popular.

Bertholletia excelsa, popularmente conhecida como castanha da amazônia, castanha do brasil, castanha do acre, castanha do pará, entre outros. 

Sua árvore é comumente encontrada nos estados amazônicos tanto na parte brasileira, quanto na parte boliviana. 

Embora a culinária classifique-a como castanha, o fruto segundo os estudiosos e botânicos deveria ser classificado como uma semente. 

O fruto da castanheira é calórico e proteico, contendo também selênio, um mineral muito conhecido pela sua ação que combate os radicais livres responsáveis pela produção do câncer. 

A árvore de castanha do pará pode chegar a medir 50 metros de altura, e é considerada uma das maiores árvores amazônicas. 

Tipos de árvores: cedro

Durante muito tempo o cedro foi considerado como uma matéria prima de luxo.

Árvore típica do Brasil da família das meliaceas o cedro pode chegar a medir cerca de trinta metros de altura. 

O cedro é uma árvore nativa e pode ser encontrada em regiões que propiciem raízes profundas com solos úmidos e bem drenados. 

É uma árvore que encontra-se quase extinta devido a exploração excessiva, pois devido a sua qualidade é utilizada para construção de móveis e decoração. 

A madeira da árvore de cedro é utilizada na fabricação de instrumentos musicais, como violão ou violino. 

Na medicina pode ser utilizada a árvore de cedro no combate a febres, feridas e úlceras. Já nos partes é comum utilizar a árvore de cedro para recuperar ecossistemas degradados. 

Tipos de árvores: jatobá

O jatobá faz parte da historia do Brasil.

jatobá

Uma das madeiras mais valiosas e resistentes do mundo, o Jatobá é utilizado em caibros, ripas, tábuas, e na confecção de móveis de luxo. 

A árvore de jatobá é considerada patrimônio sagrado do Brasil e adorada como árvore sagrada pelos indígenas. 

Além de mística, o Jatobá é valorizada para a construção de canoas devido sua resistência. Já no ramo da medicina, é utilizada para tratar anemia e até o câncer. 

Tipos de árvores: Juazeiro

O juazeiro é utilizado muitas vezes na produção de creme dental.

A árvore do juazeiro, também conhecida como joá, laranjeira de vaqueiro, ou juá, é uma árvore típica do semi-árido brasileiro. 

Os frutos do juazeiro ficam do tamanho de uma cereja e são comestíveis e muito utilizados na culinária para produção de geleias. 

Árvore de médio porte, o juazeiro possui ramos tortuosos e protegidos por espinhos. Possui ainda, diversas propriedades medicinais como a vitamina C e o ácido betulínico. 

O extrato de juazeiro, hoje é empregado no setor de cosméticos produzindo shampoos, cremes para pele e cabelo além de cremes dentais. 

Tipos de árvores: pau brasil

O pau brasil é uma das mais reconhecidas arvores da flora Brasileira.

Tipicamente brasileira a árvore de pau-brasil é extremamente forte e alta, podendo atingir cerca de 15 metros de altura. 

Árvore de tronco reto com casca cor de cinza escuro, no passado, foi utilizada na indústria têxtil para colorir tecidos. 

A extração de pau-brasil foi a primeira atividade econômica dos colonos quando chegaram no Brasil.  

Considerada uma madeira incorruptível, porém ameaçada de extinção, a árvore de pau-brasil é utilizada unicamente na fabricação de arcos para violino, canetas e jóias.  

Tipos de árvores: Pinus

Vamos falar sobre o pinus, uma arvore inesquecível.

Pinnus elliotti é uma das variedades de pinheiros e foi importada do continente norte americano.  

Apesar da distancia continental, a árvore de pinus adaptou-se muito bem no Brasil, nas regiões sul e sudeste, por conta do clima. 

Hoje, a árvore de pinus, assim como o eucalipto, é utilizada como método de reflorestamento comercial. Apesar de seu crescimento rápido a árvore de pinus não possui durabilidade. 

A árvore de pinus é de grande porte podendo ficar entre 18 e 30 metros e pode ser utilizada como decoração e na construção civil, fabricação de tintas, vernizes, laquês e sabão. 

Tipos de árvores: seringueira

Apresentando folhas compostas, folhas pequeninas e reunidas em amplas pandiculas, a árvore de seringueira é típica do Brasil. 

A madeira de seringueira é branca e leve, sendo possível utilizar sua seiva na fabricação de borracha. 

No fruto da seringueira é possível encontrar um alimento rico em nutrientes e suas sementes, óleo em abundancia, que serve como matéria prima de vernizes e tintas. 

Além disso, a seringueira sendo rica em nutrientes, tem o seu fruto utilizado na produção de suplementos alimentares. 

A seringueira é originária da bacia hidrográfica do rio amazonas, onde a borracha é extraída abundantemente, gerando assim, o ciclo da borracha. 

O ciclo da borracha, entrou em declínio quando os ingleses ingressaram no mercado plantando hortos africanos substituindo a seiva de seringueira. 

Tipos de árvore: oliveira

A oliveira tem uma importância mundial graças a sua importância na bíblia.

a árvore que produz azeitonas e também usada na produção de azeite chama-se oliveira. Nativa da parte oriental do mediterrâneo. 

A oliveira foi introduzida no Brasil em 1800, quando se deu a imigração do povo açoriano. As mudas foram trazidas então da Europa. 

Com muito sucesso então foi possível realizar colheita satisfatória na região sul do país, mais propriamente no estado do Rio Grande do Sul. 

Apesar disso, em Minas Gerais, existe o cultivo de Oliveiras em Monte verde, cidade que é considerada uma das mais frias do estado. 

Entretanto a cidade de Maria da Fé também tem se destacado no cultivo de oliveiras.  

Tipos de Árvores: Atividade

A cada ano, o desmatamento vem tomando proporções quase irremediáveis, por isso é importante proteger todos os tipos de árvore em qualquer continente.

Para trabalhar a conscientização, vamos propor uma atividade para o dia da árvore que será dia 21 de março.

Cada região do nosso país escolheu um tipo de árvore como representante:

A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária….

Materiais

Apenas alguns materiais simples.

  • 1- sementes e/ou mudas de árvores nativas da região;
  • 2- sacos plásticos ou tubetes;
  • 3- terra.

Agora basta começar a executar a tarefa.

Execução

Trata-se de uma execução simples.

  • 1. Descobrir com os alunos qual a árvore nativa de sua região.
  • 2. Observar se ela é facilmente encontrada nos locais próximos à escola e/ou às casas dos alunos.
  • 3. Descobrir o local onde os alunos possam adquirir sementes e/ou mudas dessa árvore.
  • 4. Explicar para a classe: – a importância de cuidarmos das árvores; – quais as árvores da região (como se desenvolvem, se reproduzem, etc.).
  • 5. Realizar uma oficina, incentivando a plantação de sementes pela comunidade e apresentando, por meio de diferentes imagens, quais as espécies nativas da região.
  • 6. Colocar as sementes ou mudas, com a ajuda dos alunos, em locais apropriados para o desenvolvimento delas.

Para completar separamos algumas dicas.

Dicas

Após o crescimento das plantas (ver tamanho ideal para o plantio no solo), o professor poderá marcar uma data com os alunos, para que eles distribuam as mudas pela comunidade ou plantem em locais públicos (após consultar a Secretaria do Meio Ambiente ou órgão similar

Outra atividade bacana é mostrar as espécies que podem ser plantadas e calçadas e quais devem ser evitadas!

https://youtube.com/watch?v=7Orer-YAKGs

Agora você já conhece tudo sobre as arvores que fazem parte da nossa historia,

Tipos de árvores e muito!

Se você gostou do nosso artigo e quer continuar aprendendo sobre temas diversos, aproveite para ler mais de nossas publicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20