Os quadrinhos estão atualmente repletos de personagens com algum tipo de deficiência, desde Professor Xavier, nos X-Men até mesmo Bárbara Gordon, que teve de abandonar sua carreira como Bat-Girl para se tornar a Oráculo. Aqui vai uma lista com 10 personagens que portam alguma deficiência.
Sina
A personagem também conhecida como Irene Adler, é uma mutante cega com habilidades precognitivas e uma das únicas pessoas que a mutante Mistica já amou. Os poderes dela permitem que ela veja probabilidades futuras e, consequentemente, interpretá-las como bem entender, ou manipulá-las o que acontece com mais frequência.
Jericó
Joseph Wilson é filho do Exterminador ou Slade, um dos maiores vilões dos Jovens Titãs e da DC. Antes da renovação da DC, ele era um menino mudo graças a um inimigo de seu pai. Foi um membro dos Jovens Titãs, com seu poder de, ao fazer contato visual com a pessoa, poder assumir o controle do corpo da mesma.
Eco
Maya Lopez já foi uma Vingadora e namorada do Demolidor. Representa duas minorias, os nativos americanos e os surdos. Tem a capacidade de copiar qualquer movimento de qualquer pessoa.
Doutor Meia Noite
Charles McNider, Elizabeth Chapel ou Pieter Cross, não importa qual das pessoas que já assumiram esse manto, todos eles tinham 2 coisas em comum: eram cegos e médicos.
Professor Xavier
O fundador do X-MEN, Charles Xavier é (normalmente) paraplégico, e anda de cadeiras de rodas. Xavier foi considerado um dos mais poderosos psíquicos do universo Marvel, tendo perdido seus poderes recentemente.
Demolidor
Talvez o personagem cego mais famoso desta lista, Matt Murdock, também conhecido como O Demolidor, é um herói da Marvel que atua mais nas ruas, assim como Luke Cage por exemplo, e possui incríveis habilidades de combate. Ficou cego por causa de um acidente com material radioativo, quando foi tentar salvar um velhinho. Mas ele também ganhou poderes com isso.
Oráculo
A DC pode ter feito ela voltar a ser Batgirl, mas Barbara Gordon sempre terá um lugar nos nossos corações como Oráculo, a especialista em computadores de todos os heróis. Com esse nome, ela foi uma das personagens femininas mais legais de todos os tempos, provando que estar em uma cadeira de rodas não é problema nenhum. Desde o tiro que tomou do Coringa, Barbara só cresceu, ganhando uma personalidade que jamais teria como uma simples Batgirl.
Cyborg
Na DC, ele é meio homem, meio máquina, graças a um acidente provocado por um experimento dos seus pais. Victor Stone perdeu todos os membros, mas com a sua inteligência, ele luta contra o mal. Ele era um dos membros dos Jovens Titãs, atualmente ele é um dos membros fundadores da Liga da Justiça.
O Chef
Niles Caulder é membro do primeiro grupo chamado Patrulha do Destino, ele é paraplégico e dono de um grande intelecto. Caulder usa seus conhecimentos científicos para desenvolver inúmeras invenções e inovações que o tornaram ricos.
Capitão Marvel JR
Informações de antes das mudanças da DC. Pescando com seu avô, o jovem Freddie Freeman foi atacado pelo Capitão Nazista, e desde então manca de uma das pernas. Mas, ao falar “Capitão Marvel”, ele fica muito poderoso. Freddie já foi também o próprio Capitão Marvel.
Extras:
– Batman e Homem de Ferro já ficaram paraplégicos durante algum tempo.
– Cable, Forge, Misty Knight, Arsenal, todos já perderam partes do corpo.
– Snake-eyes, do G.I. Joe, é mudo.
– Gavião Arqueiro já perdeu 80% da audição. Mas recuperou.
– Doutor Estranho não tem todos os movimentos das mãos, pois sofreu um acidente antes de ter poderes mágicos.
Gostou? Para mais posts como esse acesse aqui.
Quem nasceu primeiro a Marvel ou a DC?
Stan Lee e Jack Kirby deram inicio ao universo Marvel nos quadrinhos com “Quarteto Fantástico”, a HQ de 1961 que começou tudo. A “inspiração” foi “Liga da Justiça”, série da DC de grandes vendas que trazia uma reunião de heróis.
Como a Marvel foi criada?
A Marvel começou em 1939 como Timely Comics e no início da década de 1950, se tornou conhecida como Atlas Comics. A marca Marvel começou em 1961, ano em que a empresa lançou Quarteto Fantástico e outros títulos de super-heróis criados por Stan Lee, Jack Kirby, Steve Ditko e muitos outros.