Fala, moçada gamer. Hoje preparei pra vocês uma lista com jogos da Nintendo que foram parar na TV.
Nos anos 90 crescemos jogando nossos personagens favoritos dos desenho animados nos consoles, computadores e fliperamas de bar. Mickey Mouse, Perna Longa, Os Flinstones, Os Simpsons, Tartarugas e Ninja e diversos outros clássicos da TV ganharam versões maravilhosas para vídeo game em todas as plataformas, entretanto hoje vou falar dos jogos e personagens que fizeram o caminho inverso, surgiram nos games e migraram pra TV.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa…
Street Fighter II: V
A série que era responsável por fazer qualquer criança fã de vídeo game acordar cedo aos sábados, estreou no Japão no ano de 1995 e nem preciso dizer aqui que no Brasil foi uma febre nos anos 90. Street Fighter II: V, baseado no jogo Street Fighter II, é o que temos de mais fiel a esse clássico dos arcades e consoles.
Na animação, os amigos Ken e Ryu (protagonistas) viajam pelo mundo enfrentando lutadores dos mais varados estilos de artes macias, bem como no jogo. Quase todos os personagens clássicos estão presentes: Ken, Ryu, Chun Li, Guile, Sagat, M. Bison, Vega, Balrog e Dhalsin. As ausências mais marcantes são de Blanka e E. Honda.
Série: Tales of
Uma das séries mais aclamadas de RPG do Japão e bastante conhecida no ocidente, a série “Tales of” estreou no Super Nintendo em 1994 de forma arrasadora, Tales of Phantasia, produzido pela Namco, é um dos jogos mais bonitos desenvolvidos para SNES.
Desde então a série não parou mais. Até hoje são mais de 30 títulos lançados (Isso mesmo, TRINTA) de quase todas as plataformas imagináveis, consoles, portáteis, computadores e atém mesmo smartphones.
A série é consagrada no Japão, na Europa nem tanto, por lá só foram lançados quatro títulos, na América do Norte bem mais que isso. O que ajudou (ajuda) a impulsionar o sucesso do game no Japão são os animes baseado em alguns dos jogos lançados.
- Tales of Eternia: The Animation(8 de Janeiro à 26 de Março de 2001) | 13 Episódios
- Tales of Phantasia: The Animation(25 de Novembro de 2004 à 24 de Fevereiro de 2006) | 4 Episódios
- Tales of Symphonia: The Animation(8 de Junho à 21 de Dezembro de 2007) | 4 Episódios
- Tales of Symphonia: The Animation Tethe’alla hen| 4 episódios
- Tales of the Abyss(4 de Outubro de 2008 à 20 de Março de 2009) | 26 Episódios
- Tales of Zestiria the X(10 de Julho de 2016 à 25 de Setembro de 2016) | 12 Episódios
O enredo dos animes são bem fieis aos respectivos jogos, incluindo a cronologia que diretamente afeta cada título.
Mega Man: Série animada
Mega Man surgiu no NES e se consagrou como um dos jogos mais populares dos anos 80-90. A franquia perdurou como uma das principais de diversas plataformas até o inicio dos anos 2000.
Em 1994 estreou em diversos canais de TV espalhados pelo mundo o desenho animado Mega Man, desenvolvido em uma parceria entre a Capcom e a Ruby-Spears. No Brasil, o SBT, mais uma vez se mostrou amigo da galerinha gamer e no incentivou a acordar mais cedo para assistir o Sábado Animado e acompanhar as aventuras de Mega Man, Rush e Roll contra Dr. Wily e Proto Man.
O desenho teve um total de duas temporadas e chegou a ter sua terceira temporada na anunciada mas que foi logo cancelada pela desenvolvedora sem maiores explicações.
Super Mario Bros
E vocês acharam que o bigodudo ia ficar de fora da TV??
Nos anos 90 Mario era uma celebridade. Além de ser o mascote da principal indústria de vídeo games da época, era um personagem bastante carismático e com enredos simples e de fácil entendimento por parte da criançada da época. Visto tudo isso, a Dic Entertaiment não perdeu tempo e tratou de transformar as aventuras dos irmãos Mario em desenho animado.
Ao total foram criadas três animações diferentes:
Super Mario Bros, Super Show
Baseada nos jogos: Super Mario Bros e Super Mario Bros 2 do NES.
60 episódios.
Foi exibido pela Rede Globo no programa Xou da Xuxa em 1991.
The adventures of Super Mario Bros 3
Baseada em Super Mario Bros 3 do NES.
26 Episódios
No Brasil foi transmitida pela Rede Globo nos programas, Xou da Xuxa em 1992 e TV Colosso em 1995.
Super Mario World
Baseada no clássico homônimo, do SNES.
13 episódios
Foi exibido no Brasil pela Rede Globo no programa TV Colosso em 1995 sob o nome de Super Mario Brothers.
Zelda
A Dic Entertainment sabia das coisas. E assim como fez com o Super Mario, tratou de lançar outro desenho animado baseado em mais um super clássico nascido no NES.
Baseado nos jogos The Legend of Zelda e Zelda 2: The adventure of Link, chamado apenas de Zelda, a animação estreou nos estados unidos em 1990 e foi exibida no Brasil pela Rede Globo no programa Xou da Xuxa entre os anos de 1991 e 1992.
Originalmente ele era parte do desenho Super Mario Bros, Super Show.
Gostou? Para mais posts como esse acesse aqui.