A Historia do Xbox

O console rival da Sony que fez muita gente fazer briga na internet pra saber quem é o melhor, terá sua historia e origem explicadas aqui.

O Xbox teve seus momentos de gloria e de terror e pensando no post que eu fiz sobre o Playstation eu decidi que essa será a vez dela, esta é a historia do Xbox.

A Gigante Microsoft

Todo mundo sabe o tamanho da Microsoft e o que ela pode fazer, já nos anos 90 a Microsoft já era lidar na quesito de sistema operacional.

Tendo todo esse poder, a Microsoft viu toda a concorrência que o mercado de games tinha, que na época já era a Sony, Nintendo e Sega.

Rascunho automático
Todos os direitos reservados a Microsoft

Então ela finalmente decidiu entrar no meio da bagunça, e ela começou com o famoso DirectX.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar dele, o DirectX era um conjunto de ferramenta feita especificamente para a compatibilidade dos games para o sistema operacional Windows.

Mas mesmo com o DirectX já nos PC da Microsoft não era o suficiente, então alguns engenheiros da divisão de games da Microsoft (Sim, já tinha uma divisão de games naquela época) decidiram que iriam criar um Hardware especializado apenas em Games.

Então Ted Hase, Otto Berkes, Seamus Blackley e Kevin Bachus pegaram vários PCs da Dell e começaram a desmontar as peças para então começar o projeto.

O Primeiro Xbox

Inicialmente o nome do Projeto era para ser “Direct X Box” mas como esse nome é gigante para um console então foi reduzido apenas para Xbox e assim surgiu o nome do console.

Com um “Ok” mas com um pé atrás do diretor da divisão de games Ed Fries e um “OK” também meio desconfiado de Bill Gates eles finalmente conseguiram o que queriam.

Rascunho automático
Todos os direitos reservados a Microsoft

Então na GDC (Game Developers Conference) de 2000 a Microsoft anuncia em primeira mão o primeiro Xbox.

Mas na GDC foi apenas anunciado a existência do console, não foi mostrado nem a aparência do console, apenas foi dito que ele seria poderoso.

Então na CES de 2001, Bill Gates junto com Dwayne Johnson apresentam o que é o primeiro console de vídeo games da Microsoft.

E Finalmente na E3 de 2001 foi anunciado data e preço para o console e assim em 8 de novembro 2001 foi lançado o primeiro Xbox.

E com esse console veio vários games que até hoje é um símbolo de qualidade como os dois primeiros Halo, Halo 1 e Halo 2 que marcou a indústria de games.

O primeiro console da Microsoft veio que um Intel Pentium 3 (quem lembra disso ?) com 8 GB de armazenamento (eu sei, parece pouco mas na época era muito), com leitor de DVDs e ainda uma funcionalidade para internet.

Mesmo com uma boa galeria de games e sendo um console forte ele continua sendo um iniciante no mercado então é obvio que teria um lançamento não tão bom assim.

O primeiro Xbox vendeu apenas 24 Milhões de unidades, obviamente o seu concorrente o PS2 estava bem na frente mas a Microsoft sendo a Microsft não liga e continua tentando levar a marca para frente.

E pra finalizar em 2002 foi criada a Live, com a função agora de poder jogar online.

Xbox 360

A Microsoft não sabe contar, do primeiro console foi para o 360, eu realmente nunca entendi o motivo desse nome.

Mas deixando de lado minha duvidas, o Xbox 360 foi anunciado em 2005 e foi em um comercial na falecida MTV.

A historia do xbox
Todos os direitos reservados a Microsoft

Já com a E3 de 2005 a Microsoft começou o verdadeiro marketing encima do console, dando informações vitais para que o console tivesse um bom inicio e não cometesse o mesmo erro de seu antecessor.

Assim como seu antecessor ele foi anunciado no inicio do ano e lançado em novembro do mesmo ano, parece que a Microsoft gosta de fazer isso.

Mas o motivo de comemorar por ser poderoso foi também uma rasteiro para a marca, pois por causa da placa o 360 apresentou diversos problemas.

Sendo eles o mais famoso e odiado o three Red Lights que são literalmente 3 luzes vermelhas que ficam no botão Power do console e todo mundo odiava essas luzes porque quando ela aparecia era o fim para o console.

A Microsoft ficou ciente do problema e depois trouxe novas versões para o Xbox trazendo uma nova placa que em tese resolveria o problema e felizmente resolveu.

O 360 vinha com uma GPU ATI Xenos e uma CPU XENON IBM 3,2 GHz e com 512 MB de RAM, bem poderoso para época.

Essa nova verão foi o Xbox 360 Slim, que felizmente resolveu o problema das Three Red Lights que haviam assombrando o 360.

Vale citar que o antigo controla do primeiro Xbox era um motivo de piada mas parece que a Microsoft não gostou e decidiu fazer um dos melhores controles que tem até hoje com o controle do Xbox 360.

A historia do xbox
Todos os direitos reservados a Microsoft

Com o Xbox 360 a live veio com coisa nova, que é o famoso Game Score que muita gente vira noite só para poder pegar todos os Score no game.

E quem lembra do Kinect ? um aparelho que no seu inicio fez muito sucesso as com o tempo foi esquecido até pelo Microsoft.

Novamente, depois de muito esforço e empenho para melhorar os erros do seu antecessor o 360 não conseguiu o posto de console mais vendido da geração, perdendo para o WII.

Mas mesmo não conseguindo o posto de console mais vendido o Xbox 360 vendou muito mais que seu antecessor e muito mais sucesso criando uma base enorme de fãs.

Xbox one

Finalmente chegamos nele, o console da atual geração, o Xbox one, console que fez muito gente ficar com raiva da Microsoft, até quem não era fã.

Em maio de 2013 o Xbox one foi anunciado e mostrado com seu designer bem formoso.

Mas o seu anuncia não foi nada agradável, tanto para os fãs, quanto para a própria Microsoft.

A historia do xbox
Todos os direitos reservados a Microsoft

Isso porque na E3 de 2013 a conferencia da Microsoft virou motivo de piada e chacota, pois mesmo sendo um vídeo game a metade da conferencia foram eles falando “TV”, não faz sentido.

Pra piorar a Microsoft disse que o console e inteiramente Online e quando questionada ele simplesmente manda um “nos temos um console para quem não tem internet que é o Xbox 360”, muito ridículo.

Com todo esse ódio por parte dos fãs e de muitas piadas de suas concorrentes a Microsoft deixou o braço a torcer e voltou a trás.

Mas ainda sim afetou muito a popularidade do console, mas mesmo com todas as piadas que chacotas o Xone vendeu muito, logo no seu inicio com mais de 1 milhão de unidades vendidas na primeira semana.

Mas a marca continua não conseguindo o posto do console mais vendido da geração perdendo feio para o console rival da Sony, o PS4.

Isso provavelmente se deve aos vários cancelamentos de games que eram para ser exclusivos do Xbox one mas foram descontinuados como ScaleBound.

O Xbox one teve mais 2 versões sendo lançadas mais tardes, como o Xbox one S que é uma versão menor e mais compacta e a outra é o mais parrudo, o Xbox one X que é uma versão mais potente do Xbox one.

Phill Spencer

Achou que eu iria esquecer dele ? achou errado meu caro jovem, Phill Spencer é chefe da divisão Xbox.

Acredite se quiser mas ele era apenas um estagiário em 1988 (sim, ele trabalha na Microsoft desde 1988) e com o tempo ele foi subindo de cargo.

Agora o Phill Spencer é o Chefe da divisão Xbox e também é o cara que basicamente é o rosto do Xbox, ele representa a marca em basicamente em tudo.

Ele é um figura muito interessante e carismática e graças a isso ele virou o cara que faz o marketing da marca, indo para entrevistas, apresentando a E3 e sendo considerado o cabeça da marca.

Quando foi lançado o primeiro Xbox ?

O primeiro console da Microsoft foi lançado em  15 de Novembro de 2001.

Qual é o Xbox mais recente ?

O mais recente lançado até o momento em que eu estou escrevendo este post é o Xbox One X, mas em novembro logo vem o Xbox series X que é o console da nova geração, então em 10 de novembro veremos o mais novo console da Microsoft.

Qual é o melhor Xbox ?

Isso vai muito de gosto pessoal, O console mais amado pelo publico é o Xbox 360 que virou uma febra na época em que foi lançado mas muitos fãs preferem o Xbox one.

O que são as Three Red Lights ?

A Threes Red Lights ou as 3 luzes vermelhas significam que o console esta em um estado de superaquecimento e provavelmente ele não vai funcionar de novo, a fonte tem problema com o Hardware e assim o superaquecimento afeta a placa.

Curtiu nosso post ? Se curtiu compartilhe nas suas redes sociais e visite nosso site Demontre jogos + RPG para mais post como esse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20